A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Apol nota 100 (1)

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Constituição traçou as linhas mestras visando a democratização da educação brasileira e trouxe dispositivos para tentar erradicar o analfabetismo, universalizar o atendimento escolar, melhorar a qualidade do ensino, implementar a formação para o trabalho e a formação humanística e científica. Além disso, garantiu para as pessoas com deficiência o direito à educação, destacando que esta deve ocorrer preferencialmente na rede regular de ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: IBPEX, 2010. p. 67.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial, o processo de inclusão no conjunto da legislação brasileira tem uma orientação inclusiva, já que aponta a escola regular como locus preferencial para o atendimento especializado dos alunos com deficiências ou necessidades educacionais especiais. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos seguintes documentos legais.
1) Estatuto da Criança e do Adolescente – Capítulo IV – Lei 8.069/1990
2) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/1996
3) Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Res. CNE 4/2009
 
( ) Educação especial para educandos portadores de necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino, em classes especiais ou em escolas especiais.
( ) Atendimento educacional especializado para portadores de deficiência; preferencialmente na rede regular de ensino.
( ) Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, nas escolas da rede pública, nos centros de atendimento educacional especializado públicos ou conveniados.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	2 – 3 – 1
	
	D
	3 – 1 – 2
	
	E
	2 – 1 – 3
___________________________________________
Questão 2/10
Atente para o seguinte extrato de texto: 
O precatório, enviado em 1999 pela Cúpula Mundial sobre a Educação Física aos Estados–membros da Unesco, foi um documento importante em prol do fortalecimento da função da Educação Física e do Esporte, nas instituições escolares e universitárias, como partes integrantes do processo da educação permanente.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
Tendo em vista a citação acima e os conteúdos do livro-base da disciplina A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, analise as afirmações a seguir quanto às medidas necessárias, segundo o precatório mencionado na citação acima, para que a função da Educação Física e do Esporte seja fortalecida no ambiente escolar, bem como no universitário:
I. É preciso aplicar um programa de fomento e valorização da educação física e do esporte escolar e universitário, com instalação de equipes e materiais que se adaptem para um melhor funcionamento.
II. É preciso conceder aos professores de Educação Física e Esporte um estatuto comparável aos docentes das demais disciplinas.
III. Devem ser elaborados programas que ressaltem e priorizem o valor educativo do esporte.
IV. Devem ser preparados programas de atividades de Educação Física e Esporte que incentivem favorecer a agressividade entre os jovens.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I, III e IV apenas.
	
	D
	I, II e III apenas
	
	E
	III apenas.
__________________________________________
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“As adaptações curriculares constituem, pois, possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Pressupõem que se realize a adaptação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidade especiais. Não um novo currículo, mas um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para que atenda realmente a todos os educandos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: adaptações curriculares; secretaria de educação fundamental. Brasília: MEC; SEF; Seesp, 1998. p. 34.
Considerando o livro-base Fundamentos da Educação Especial, sabemos que as adaptações curriculares são respostas educativas que devem favorecer a todos os alunos opções através do sistema educacional. Analise as afirmativas a seguir e assinale as que contemplam esses fatores:
I. O acesso ao currículo.
II. A participação parcial, efetiva e bem-sucedida em uma programação escolar tão comum quanto possível.
III. A consideração e o atendimento de suas especificidades no processo de elaboração do Projeto Pedagógico da Unidade Escolar.
IV. A consideração e o atendimento de suas especificidades no processo de elaboração do Plano Municipal da Educação e do Projeto Pedagógico da Unidade escolar.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, III e IV apenas.
	
	C
	I, II e IV apenas.
	
	D
	I e III apenas.
	
	E
	I e II apenas.
________________________________________________-
Questão 4/10
Considere a seguinte citação: 
“A Educação Física tem a ver com o homem fisicamente capaz e fisicamente expressivo. Por conseguinte, tem a ver fundamentalmente (ainda que não exclusivamente) com o homem em movimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAGIGAL, José Maria. Deporte: Pulso de nuestro tiempo, editora Nacional, Colección: Cultura y Deporte, Madrid, 1972, p. 172. (Tradução nossa) 
Conforme um estudo realizado em 1999 pelo Conselho Internacional para a Ciência do Esporte e da Educação Física (Fiep,2000), estudado no livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, sobre as características de uma Educação Física de qualidade, analise as seguintes afirmativas:
I. A Educação Física de qualidade procura estimular o desenvolvimento social das crianças, preparando-as tanto para competições como para a cooperação e a colaboração para com seus pares.
II. A Educação Física de qualidade tende a proporcionar competências e conhecimentos que podem levar a uma atividade profissional no âmbito do esporte, da atividade física, do descanso e do tempo livre, que são setores de atividade trabalhista em pleno auge.
III. A Educação Física de qualidade procura estimular a competividade entre as crianças por meio da agressividade.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	I e II apenas.
	
	E
	III apenas.
______________________________________
Questão 5/10
Considere a seguinte afirmação: 
“Para inserir a Educação Física dentro do currículo escolar e colocá-la no mesmo grau de importância das outras áreas do conhecimento é através da fundamentação teórica, da vinculação das aulas com os objetivos do trabalho, da não improvisação e, principalmente, da elaboração de um plano que atenda às necessidades, interesses e motivação dos alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATTOS, Mauro G. & NEIRA, Marcos G. Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte, 2000. p. 25.
De acordo com um estudo realizado em 1999 pelo Conselho Internacional para a Ciência do Esporte e da Educação Física (Fiep,2000), estudado no livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, sobre as características de uma Educação Física de qualidade, analise as asserções abaixo:
I. Uma Educação Física de qualidade precisa proporcionar a todos os alunos habilidades, valores, conhecimentos e capacidade de juízo crítico, que lhes permitirão participar durante toda a vida das atividades