Buscar

Atividade 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
ATIVIDADE AULA 01
01 - Conceitue Avaliação de Desempenho; 
A Avaliação de Desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada funcionário em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento, que gera muitos efeitos positivos na empresa. Porém ela pode ser conceituada de várias formas em diferentes contextos. Pode ser conceituada em diferentes contextos. Pode ser estratégica, para assegurar resultados e melhorar relações internas entre gerentes e avaliados. Pode ser uma ferramenta gerencial que permite ao ao administrador identificar forças ou fraquezas de um funcionário no desempenho de seu cargo. Pode ser um meio para se conhecer o desempenho de um funcionário no cargo. Pode ser uma apreciação sistemática contínua do desempenho das deficiências do empregado, do gerente e da organização. Pode ser um conjunto de técnicas 
02 - Dentre as razões que se acredita serem necessárias para se promover a Avaliação de Desempenho na organização, comente sobre 03, das citadas na aula. 
Criar mecanismos de comunicação entre liderados e líder: desta forma os líderes dentro da organização poderão ter uma melhor visão do que acontece com os liderados.  Utilizar os dados obtidos na Avaliação de Desempenho para identificação de necessidades de treinamento: com os dados da AD os administradores poderão identificar quais os treinamentos necessários para melhorar o desempenho dos colaboradores.   Gerir os talentos e as competências: através dos dados colhidos na AD os administradores poderão alocar melhor os talentos dentro da organização, explorando os colaboradores naquilo que são mais talentosos, aumentando assim a produtividade.
03 - Liste e comente pelo menos 02 métodos que podem ser utilizados na Avaliação de Desempenho;
Relatórios verbais: trata-se de um método simples e de fácil aplicação, sendo um breve relato que o avaliador faz verbalmente sobre o avaliado em determinado período de tempo. Por não ter critérios estabelecidos e padronizados é considerado um método limitado.  Relatórios escritos: Assim com o método anterior é limitado pela falta de padronização. Se difere daquele por ter o relatório escrito (não apenas verbal). Sua vantagem é dar uma maior liberdade ao avaliador e a rapidez na sua emissão.
04 – Você acredita que avaliar um colaborador é um processo necessário? Ou considera essa prática é um modismo, e na realidade as organizações fazem para não ficar fora da moda? Argumente sua resposta. 
Sim Acredito que seja um processo necessário, pois todos nós como profissionais e estamos buscando o crescimento precisamos ser avaliados, tanto nas partes que estão feitas de forma correta, como as atitudes e desempenho que não estão agradando a empresa para que o colaborador consiga buscar seu aprendizado e experiência profissional.
05 – Você está responsável por aplicar a avaliação no seu trabalho. Como você desenvolveria esse processo? Faça um relato de suas ações. 
Faria um questionário de auto avaliação de desempenho, onde o próprio funcionário se avaliaria, dentro de suas funções, com lacunas para responder onde melhorar e o que precisa para melhorar. Esse questionário teria um peso de 30% no total da avaliação. Faria o mesmo questionário para o gestor da área, onde ele faria a avaliação de cada funcionário com as mesmas perguntas da auto avaliação, porém, claro, direcionadas ao funcionário, esse questionário teria um peso de 70% e também teria as lacunas de como melhorar o funcionário e o que é preciso para melhorá-lo. Os dois questionários dariam uma visão do próprio funcionário e do gestor e seriam discutidos com a equipe.
ATIVIDADE AULA 02
01 - Conceitue Avaliação e Classificação de Cargo. 
Avaliação de cargo é um processo que consiste em todas as etapas para se determinar o valor relativo de um cargo na empresa, onde se compara, analisa e valoriza esses cargos através de métodos apropriados para dar um valor relativo a um determinado cargo, construindo-se uma hierarquia dentro da empresa.
02 - Comente sobre sua importância para as Organizações. Aproveite para listar e comentar sobre os benefícios da Avaliação de cargos na organização;
Redução de conflitos com o desequilíbrio de salários;
Permite dar um valor justo a um cargo;
Hierarquia justa e equilíbrio de cargos e salários;
Valorização de talentos e ocupantes de um determinado cargo;
Condução com eficiência de políticas de salários na empresa;
Fornece dados e respostas para a criação de faixas e classes salariais;
Contribuição para evitar desvios na determinação dos salários.
03 – Caracterize as terminologias: Avaliação de cargos e Análise de cargos. 
04 – Dentre os benefícios da Avaliação de Cargos, destaque pelo menos dois e comente. 
Permite dar um valor justo a um cargo: isso é muito viável, pois, dependendo da responsabilidade e de todas as atividades de um cargo é possível dar um valor justo a ele, através da avaliação. Fazendo com que a empresa saiba quem está ocupando e o que terá que fazer dentro daquele departamento e todos os riscos.
Dados e respostas para classes salariais: eficiente, pois os funcionários não irão ter como questionar o salário (se é baixo ou alto) pois com cargos definidos e todas as responsabilidades que eles exigem tudo ocorrerá naturalmente na empresa. E ainda será uma forma competitiva de um funcionário poder crescer profissionalmente nesta empresa. Almejando e fazendo mais, para alcançar um determinado cargo.
05 – A partir da leitura da aula, pode-se afirmar que organizações que realizam a prática da política de avaliação e classificação de cargos, possui uma vantagem competitiva? Justifique sua resposta;
Sim. Como já disse na questão 04.
BOM ESTUDO!

Outros materiais