A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
APOL RESOLVIDA

Pré-visualização | Página 1 de 3

APOL - METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
 NOTA- 100
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Principalmente a partir da década de 1990, o movimento de inclusão escolar passou a ser amplamente disseminado não apenas com base na questão sobre como realizar intervenções diretamente voltadas para as pessoas com necessidades educacionais especiais, mas principalmente, sobre como a sociedade pode ser reestruturada de modo a permitir a participação plena dessas pessoas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 94.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial, Vygotsky assumia que a deficiência não deveria ser explicada com base em componentes biológicos, sendo assim, qual é a teoria da educação que Vygotsky acreditava poder contribuir para a superação das dificuldades iniciais?
	
	A
	Educação baseada na compensação individual e dos problemas orgânicos.
	
	B
	Educação baseada na compensação social dos problemas orgânicos.
	
	C
	Educação baseada na relação entre o desenvolvimento físico e os problemas orgânicos.
	
	D
	Educação baseada na compensação biológica onde a ausência de um sentido aguçaria outro.
	
	E
	Educação baseada no desenvolvimento de funções psicológicas superiores.
RESPOSTA CORRETA (B, PÁGINA 169 LIVRO BASE)
Questão 2/10
Leia a seguinte afirmação: 
“A Cúpula Mundial sobre a Educação Física, reunida em Berlim no ano de 1999, enviou um precatório aos Estados–membros da Unesco para que apliquem as recomendações contidas no Programa de Ação de Berlim, destinado aos ministros encarregados da educação, da juventude e do esporte. Numerosos participantes intervieram para insistir nas grandes orientações das recomendações relativas à Educação Física de qualidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: FINCK, Silvia Christina Madrid. A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 78.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, analise as afirmativas a seguir quanto ao conteúdo constante no referido precatório mencionado na citação acima:
I. Nesse documento, foi salientado que a educação física e o esporte podem melhorar o desenvolvimento social, bem como o cognitivo e o rendimento escolar do aluno.
II. Nesse documento, foi salientado que a educação física e o esporte podem melhorar as competências escolares como: ler, escrever, contar e realizar as operações aritméticas elementares.
III. Nesse documento, consta que a Educação Física é opcional nos currículos escolares.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	I e II apenas.
	
	E
	III apenas.
 
RESPOSTA CORRETA (D, PAGINÁ 78 LIVRO BASE)
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O período da história da educação especial no Brasil conhecido como período de institucionalização foi caracterizado, segundo Aranha (2005, p. 14), ‘pela retirada das pessoas com deficiência de suas comunidades de origem e pela manutenção delas em instituições residenciais segregadas ou escolas especiais, frequentemente situadas em localidades distantes de suas famílias’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: IBPEX, 2010. p. 32. 
Considerando o livro-base Fundamentos da Educação Especial, a terminologia necessidades educacionais especiais recebe muitas críticas. Análise as afirmativas a seguir e verifique quais contemplam as críticas mais contundentes:
I. Termo muito abrangente, que se refere a alunos com e sem deficiência, incluindo as que que apresentam dificuldades de aprendizagem ou, até mesmo, superdotação.
II. Expressão muito vaga, que necessita ser explicada para alcançar-se sua definição.
III. É eficaz em abranger toda a situação de deficiência que existe, porém semanticamente carrega palavras consideradas ofensivas pelos críticos.
IV. Ampliação desmedida do universo de alunos a ser atendidos pela educação especial, descaracterizando o caráter e a função dessa modalidade educacional.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, II, e IV apenas.
	
	C
	I, III e IV apenas.
	
	D
	I e III apenas.
	
	E
	I e II apenas.
RESPOSTA CORRETA (B, PAGINÁ I43 LIVRO BASE)
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Conhecer o continuum de serviços que compõe a educação especial é muito importante, mas é preciso lembrar que a rede de serviços pode variar de um país para outro e até no mesmo país, ao longo do tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 112.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial e com os conhecimentos adquiridos, sabemos que existe a possibilidade de transformar em prática os discursos que propõem educação para todos, sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas
I. ( ) É necessário um currículo que reflita as necessidades diferenciadas de todos os alunos;
II. ( ) Na escola inclusiva, pressupõe-se uma concepção cuja práxis tenha como princípio o compromisso com a qualidade de uma formação integral do aluno.
III. ( ) Contribuir para a consolidação de uma sociedade que traz a igualdade na escola mesmo com pouca reflexão crítica.
IV. ( ) A escola deve oferecer conhecimentos que favoreçam a análise e a reflexão crítica.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – F
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	V – F – V – F
RESPOSTA CORRETA (C, PÁGINA 158 ,159 LIVRO BASE)
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A formação deve se assentar num processo contínuo, que garanta a todos os professores os conhecimentos e competências necessários para educarem todos os alunos da forma mais eficaz, possibilitarem que alguns professores assegurem ações de apoio junto dos colegas e dos alunos com necessidades educativas mais comuns e que especializem outros, para o atendimento dos alunos com problemas de maior complexidade e de baixa incidência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele foi adaptado de: CORREIA, D. S. M. L. A percepção dos docentes de educação regular e da educação especial sobre a sua prática colaborativa inclusiva, na educação pré-escolar e no ensino básico. Lisboa: Escola Superior de Educação João de Deus, 2013. p. 63.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial e com os conhecimentos adquiridos sobre as políticas de formação de professores no contexto inclusivo, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais.
II. ( ) Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno.
III. ( ) Ensinar e usar tecnologia manipulando as habilidades funcionais dos alunos.
IV. ( ) Acompanhar a funcionalidade dos recursos pedagógicos nos ambientes específicos do ensino inclusivo.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	V – F – V – V
	
	D
	F – F – V – F
	
	E
	V – V – F – F
RESPOSTA CORRETA (E PÁGINA 212 LIVRO BASE)
Questão 6/10
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados;