A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
avaliações educação física e educação especial

Pré-visualização | Página 8 de 12

questão.
Tendo em vista a citação acima e os conteúdos do livro-base da disciplina A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, analise as afirmações a seguir quanto às medidas necessárias, segundo o precatório mencionado na citação acima, para que a função da Educação Física e do Esporte seja fortalecida no ambiente escolar, bem como no universitário:
I. É preciso aplicar um programa de fomento e valorização da educação física e do esporte escolar e universitário, com instalação de equipes e materiais que se adaptem para um melhor funcionamento.
II. É preciso conceder aos professores de Educação Física e Esporte um estatuto comparável aos docentes das demais disciplinas.
III. Devem ser elaborados programas que ressaltem e priorizem o valor educativo do esporte.
IV. Devem ser preparados programas de atividades de Educação Física e Esporte que incentivem favorecer a agressividade entre os jovens.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I, III e IV apenas.
	
	D
	I, II e III apenas
	
	E
	III apenas.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Principalmente a partir da década de 1990, o movimento de inclusão escolar passou a ser amplamente disseminado não apenas com base na questão sobre como realizar intervenções diretamente voltadas para as pessoas com necessidades educacionais especiais, mas principalmente, sobre como a sociedade pode ser reestruturada de modo a permitir a participação plena dessas pessoas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 94.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial, Vygotsky assumia que a deficiência não deveria ser explicada com base em componentes biológicos, sendo assim, qual é a teoria da educação que Vygotsky acreditava poder contribuir para a superação das dificuldades iniciais?
	
	A
	Educação baseada na compensação individual e dos problemas orgânicos.
	
	B
	Educação baseada na compensação social dos problemas orgânicos.
	
	C
	Educação baseada na relação entre o desenvolvimento físico e os problemas orgânicos.
	
	D
	Educação baseada na compensação biológica onde a ausência de um sentido aguçaria outro.
	
	E
	Educação baseada no desenvolvimento de funções psicológicas superiores.
Questão 10/10
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Num passado não muito distante, a negação do esporte era praticamente um pré-requisito para discutir e definir a identidade da Educação Física Escolar. Ao esporte foram atribuídos características e valores não compatíveis com as finalidades educacionais. Foi à época da Guerra Fria entre Educação física e o Esporte. Recentemente, tem se observado um movimento inverso, procurando resgatar as relações entre ambos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PEREIRA, J.M. A formação do bacharel em educação física e esporte: em contexto, as disciplinas de voleibol. Rio Claro: universidade estadual paulista, 2004. p. 24.
Considerando os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação sobre o esporte como manifestações e possibilidades educacionais pedagógicas, analise as afirmativas a seguir:
I. O esporte é a forma mais rica e adaptada ao nosso tempo, permite construir pela prática e pela reflexão, uma ética de saúde global.
II. O esporte é atividade de cultura, ao mesmo tempo em que há possibilidade de desenvolvimento pessoal e participação numa prática social significativa.
III. O esporte é o fenômeno sociocultural.
IV. O esporte é usado nas escolas como prática pedagógica para passar o tempo dos alunos em aulas ociosas.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I, III e IV apenas.
	
	D
	I, II e IV apenas.
	
	E
	I, II e III apenas.
 2/10
Leia o fragmento a seguir:
É preciso destacar que esse movimento que retirava da sociedade os indivíduos que não se ajustavam às condições impostas pelo novo mundo do comércio e da produção, se estendeu também a uma outra categoria de homens - a dos loucos, incapazes, idiotas e deficientes mentais – categoria que, vivendo até então diluída no fundo comum da sociedade feudal, passa a ser particularizada como uma carga e uma ameaça, pois por não poderem trabalhar em virtude de deficiências e incapacidades naturais, tais indivíduos retiravam da riqueza seus verdadeiros usos: o trabalho, a terra, o capital.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: GUHUR, M. de L. P. A representação da deficiência mental numa perspectiva histórica. Revista Brasileira de Educação Especial, v.1, n. 2, p. 75-84, 1994
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro da disciplina, centenas de instituições com caráter assistencial e filantrópico, proliferam sobretudo na América, nas quais o foco seria o aproveitamento de seres desviantes para o treinamento industrial. Analise as alternativas e assinale a opção correta que demonstra como funcionavam as instituições.
I)Funcionavam como asilos;
II) Funcionavam como escolas;
III) Funcionavam como fábricas;
IV Funcionavam como oficinas de produção;
	
	A
	apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	B
	apenas as Afirmativa I, II e IV estão corretas
	
	C
	apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	D
	apenas as afirmativas III e IV estão corretas
	
	E
	apenas as afirmativas II e III estão corretas
3/10
Leia o fragmento a seguir:
A educação inclusiva tem sido caracterizada como um novo paradigma, que se constitui pelo apreço à diversidade como condição a ser valorizada pois é benéfica à escolarização de todas as pessoas, pelo respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem e pela proposição de outras práticas pedagógicas, o que exige ruptura com o instituído na sociedade e, consequentemente, nos sistemas de ensino.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: PRIETO, R.G. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. In: ARANTES, V.A. (Org.) Inclusão escolar. 2. Ed. São Paulo: Summus, 2006.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base uma das condições necessárias à construção de sistemas educacionais inclusivos são:
	
	A
	políticas educativas que assegurem a atenção à diversidade em todos os níveis e modalidades de ensino de educação especial.
	
	B
	políticas educativas que assegurem a atenção à diversidade em todos os níveis e nas modalidades de ensino de educação formal.
	
	C
	políticas educativas que assegurem a atenção à universalização em todos os níveis e modalidades de ensino.
	
	D
	políticas educativas que assegurem a atenção à diversidade em todos os níveis e modalidades de ensino.
	
	E
	políticas educativas que assegurem a atenção as políticas culturais em todos os níveis e modalidades de ensino.
 5/10
Leia o fragmento a seguir:
A equidade assegura que nenhuma manifestação de dificuldades seja impedimento à aprendizagem do aluno, respeitando sempre diferenças individuais.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos is. Porto Alegre: Mediação, 2004.
O foco do processo da inclusão para garantir que pessoas com deficiência e outros grupos marginalizados sintam-se totalmente integrados reside em:
	
	A
	ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pela família.
	
	B
	ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pela escola especial.
	
	C
	ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pela escola regular.
	
	D
	ações receptivas e acolhedoras a serem