A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
UNIP   PCC - Texto Narrativo - Modelo 1º semestre 2018

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRÍCULAR – PCC (1° SEMESTRE)
Curso: Letras
Nome: Thais Isabel de Oliveira Magalhães
R.A: 1827934
PÓLO – Caieiras
Introdução :
O Objetivo desse trabalho é apresentar um tópico de um livro didático do Ensino Fundamental II, e nesta apresentação responder os seguintes quesitos:
1-	Qual é a relevância do tópico? A apresentação é clara? 
2-	Ela chama a atenção do aluno? 
3-	 Que tipos de exercícios didáticos são empregados? 
4-	Que outros exercícios você proporia?
O Livro escolhido foi Português: Linguagens, 6, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, publicado pela editora Saraiva, ano 2015, 9ª Edição, voltado para alunos do 6º ano do ensino fundamental II.
Desenvolvimento:
O tópico escolhido foi o capítulo 1 da unidade 1, “Era uma vez”, que apresenta aos alunos o conto “as três penas”.
O conteúdo é extremamente relevante, pois o uso da narrativa além de estimular a imaginação dos estudantes, constrói vocabulário e melhora a compreensão e interpretação de texto, além de firmar a relação entre estudante e literatura. Além disso, também há estrofes e versos, que fazem jogos de palavras que atraem os estudantes para o texto.
A seguir é apresentado o subtópico “compreensão e interpretação” que consiste em 8 questões que devem ser respondidas pelos alunos para que estes e o professor verifiquem o grau de entendimento do texto e iniciem uma reflexão sobre ele.
Depois é apresentado o subtópico “A linguagem do texto” que consiste em cinco questões voltadas para a gramática e a estrutura do texto, principalmente parágrafos e frases.
Caberia também propor a criação sobre um ou mais personagens do texto, contendo as ações e características físicas e psicológicas dos personagens.
Referências bibliográficas: 
CEREJA, William Roberto. Português: linguagens, 6/ William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. – 9. ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2015.