A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Seminário de Ecologia

Pré-visualização | Página 1 de 1

Universidade Federal de Campina Grande
Centro de Formação de Professores
Unidade Acadêmica de Enfermagem
Disciplina: Ecologia e Saúde
Docente: Dr. Silvio Felipe Barbosa de Lima
Discentes: Maria Larisse Ribeiro da Silva
 Pedro Ferreira Parnaíba Neto 
 
 Energia Renovável
Cajazeiras - PB
2017 
Energia Renovável
Energias renováveis são fontes de energias ilimitadas, isto é, encontram-se em constante renovação. Deste modo, podem ser utilizadas para produzir eletricidade de forma sustentável e a não poluir o nosso planeta. Embora tenha como desvantagem os custos elevados da sua utilização.
Energia não renovável 
É aquela que é obtida à partir de fontes naturais que não sejam capazes de se regenerar. 
Petróleo; 
 Carvão; 
 Gás natural;
Principais Fontes de Energias Renováveis
Energia solar; 
Eólica;
Hidráulica;
Biomassa;
Energia Solar
A energia solar consiste no aproveitamento do calor e da radiação emitida pelo Sol e que chega à terra. 
Energia Solar Térmica
 A produção de energia solar térmica utiliza um sistema baseado na condução de calor: este sistema utiliza um coletor solar, que capta a energia, e um reservatório isolado termicamente, onde se encontra o líquido ou gás pronto para aquecimento.
Energia Solar Fotovoltaica
 Gera energia elétrica a partir de radiação solar,  usando células fotovoltaicas.  Sistemas fotovoltaicos podem ser instalados em telhados para produzir a energia para o auto consumo.
Energia Eólica
 É produzida a partir da força dos ventos, o qual é então usado para propulsionar um gerador elétrico para gerar eletricidade. 
No Brasil esta fonte de energia renovável está crescendo cada vez mais e já começa a fazer diferença na matriz energética brasileira, tornando esta mais sustentável e limpa.
Energia Hidráulica
Esta forma de energia usa a pressão da água para movimentar turbinas que estejam ligadas a geradores de corrente eléctrica em alguns casos constroem-se barragem para represar os rios e com muita pressão a água acumulada e injetada as turbinas girando-as.
A energia hidrelétrica é a tecnologia mais avançada e madura de energia renovável, fornece geração de energia elétrica em mais de 160 países em todo o mundo.
Biomassa
A Biomassa é uma fonte de energia, derivada dos produtos da floresta, resíduos da indústria da madeira, resíduos de culturas agrícolas, e também de produtos recicláveis. Ela é transformada em energia por meio dos processos de combustão, gaseificação, fermentação .
A energia de biomassa é renovável, garante o fornecimento de energia e também auxilia na diminuição do CO2 na atmosfera. Além disso, há uma utilização do lixo na produção, diminuindo a quantidade de dejetos nos aterros. A bioenergia pode ser convertida em três produtos: eletricidade, calor e combustíveis.
As técnicas utilizadas são:
Combustão: Libera o calor para a produção de eletricidade por meio da biomassa, que pode ser utilizada em usinas de carvão. Na indústria de madeira, é utilizada a combustão de restos de madeira para a produção de calor e eletricidade.
Gaseificação: Converte biomassa em combustível na forma gasosa tendo como principais produtos o hidrogênio e o monóxido de carbono, utilizados na geração de energia e indústria química.
 Fermentação: Desintegra a biomassa com uma bactéria anaeróbica para que se forme uma mistura contendo metano e dióxido de carbono. É utilizado para a formação de eletricidade e nas indústrias para purificação de lixo e esgoto
Conclusão
As energias renováveis poluem menos o ambiente do que as energias não renováveis, e são muitas, um dia que as energias não renováveis acabarem, estas vão continuar a existir, satisfazendo assim as nossas necessidades energéticas. Assim, é inquestionável que as energias renováveis contribuirão para um futuro melhor. Porque os minutos de hoje constroem os de amanhã.
Referência
Tolmasquim, Mauricio . Energia Renovável: Hidráulica, Biomassa, Eólica, Solar, Oceânica , Rio de Janeiro, 2016. p.452