A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APOL NOTA 100 LINGUA ESTRANGEIRA MODERNA

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Língua Estrangeira Moderna (Inglês) Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Compreender e refletir acerca das transformações que se dão no âmbito dos métodos de ensino de línguas é relevante para que consigamos compreender e nos situar com maior segurança na realidade em que atuamos, bem como compreender mais profundamente os papéis que desempenhamos de acordo com as escolhas que fazemos quando planejamos um curso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40350/3/2ed_ing_m1d1.pdf>. Acesso em: 21 set. 2017
De acordo com o texto-base Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s), sobre métodos e abordagens a partir da conceitualização de Almeida Filho, relacione corretamente os itens a seguir às suas respectivas características: 
1. Metodologia
2. Método
3. Abordagem 
(  ) Trata da materialidade de ensino, fórmula estável de ação pedagógica.
(  ) É o conjunto de ideias que justificam o ensinar de uma certa maneira.
(  ) É o conjunto potencial de crenças, conceitos, pressupostos e princípios que orientam e explicitam não só as experiências diretas, mas também as outras dimensões do processo complexo (a operação) de ensinar uma língua. 
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 1 – 2
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	1 – 3 – 2
	
	E
	2 – 3 – 1
Questão 2/5 - Língua Estrangeira Moderna (Inglês) Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o excerto a seguir: 
“Em geral, os métodos e abordagens são apresentados como soluções para problemas de ensino que podem ser aplicados em qualquer lugar e em qualquer circunstância [...]. No entanto, não se deve perder de vista que fatores contextuais são fundamentais numa implementação criteriosa de uma corrente de ensino ou de qualquer programa de ensino em geral”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, G. A. A era pós-método: o professor como um intelectual. <https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/28979/16359>. Acesso em: 21 set. 2017. 
De acordo com o texto-base Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s), sobre a pedagogia do pós-método, analise as assertivas a seguir. Na sequência, assinale a alternativa que apresenta a assertiva correta:
	
	A
	O pós-método é uma pedagogia totalmente desvinculada do planejamento; encontra-se livre das concepções da natureza da linguagem e da natureza da aprendizagem desenvolvidas pelos estudiosos da linguagem.
	
	B
	O pós-método propõe a sistematização de conteúdos programados e abordagens descontextualizados, porém com forte apelo conteudista.
	
	C
	O pós-método é fortemente vinculado à pedagogia dos métodos e concepções das abordagens de ensino de língua.
	
	D
	A pedagogia do pós-método é baseada no estruturalismo americano, na análise contrastiva e na psicologia behaviorista.
	
	E
	A pedagogia do pós-método visa a sistematização de procedimentos pré-estabelecidos que devem ser seguidos em sala de aula.
 
Questão 3/5 - Língua Estrangeira Moderna (Inglês) Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Krashen acredita que professores podem fazer a diferença na motivação, nos níveis de ansiedade e na autoconfiança dos alunos através de um ensino afetivo, mantendo assim o filtro afetivo baixo. O ensino afetivo, então, representa a esperança de aperfeiçoar as atitudes, a motivação, a autoconfiança e os níveis de ansiedade, e consequentemente, o empenho tanto de alunos como de professores em fazer de uma aula boa, uma aula ainda melhor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CITTOLIN, S.F. A afetividade e a aquisição de uma segunda língua: a teoria de Krashen e a hipótese do filtro afetivo. <http://www.dacex.ct.utfpr.edu.br/simone6.htm>. Acesso em: 13 set. 2017. 
Segundo a hipótese do input, de Krashen, apresentada no texto-base Ensino de língua estrangeira para crianças: o papel do professor, para que aprendizagem da língua inglesa seja significativa, o aprendiz deve:
	
	A
	Ser apresentado a sequências gramaticais como forma de absorver o conhecimento de maneira empírica.
	
	B
	Estar consciente de que será apresentado a estruturas gramaticais aquém do que ele já sabe.
	
	C
	Receber bastante insumo relevante, as estruturas devem estar sempre um pouco além do que o aprendiz já sabe e não deve haver uma sequência gramatical.
	
	D
	Estar consciente de que o conhecimento apenas será fértil quando conseguir desenvolver boas técnicas de memorização.
	
	E
	Receber insumos diversificados e as estruturas devem ser equivalentes ao conhecimento do aprendiz.
 
Questão 4/5 - Língua Estrangeira Moderna (Inglês) Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a seguinte citação: 
“Os métodos tendem a estar relacionados, em primeiro plano, com o papéis e comportamentos de professores(as) e alunos(as) e, em segundo plano, com aspectos tais como objetivos linguísticos e de conteúdo, ordem dos assuntos e materiais utilizados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, G. A. A era pós-método: o professor como um intelectual. <https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/28979/16359>. Acesso em: 13 set. 2017. 
De acordo com o texto-base Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s), sobre a era dos métodos, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para a verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Em termos cronológicos, a era dos métodos é caracterizada pelo ensino de línguas nos últimos cem anos.
II. ( ) O caminho percorrido pela era dos métodos foi respaldado mais por conjeturas de base empírica do que por elaborações de cunho teórico.
III. ( ) A era dos métodos foi marcada por sistematização teórica e suspensão de procedimentos empíricos.
IV. ( ) A era dos métodos desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica, em ambiente altamente urbanizado, após o advento da internet.
V. ( ) A era dos métodos nasceu imediatamente após a instauração do domínio da virtualidade como sistema de interação social e midiática. 
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – F – V
	
	B
	V – V – F – F – F
	
	C
	V – V – F – F – V
	
	D
	F – V – V – F – V
	
	E
	F – F – V – F – F
Questão 5/5 - Língua Estrangeira Moderna (Inglês) Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o excerto a seguir: 
“A aprendizagem é um processo consciente, é o saber a respeito de uma nova língua, é o conhecimento formal gramatical do sistema linguístico. [...] Este conhecimento por si só não garante a aquisição, o qual define como um processo subconsciente de assimilação natural, intuitivo, fruto de interações em situações reais de convívio humano em que o aprendiz participa como sujeito ativo, desenvolvendo habilidade prático-funcional sobre a língua”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CITTOLIN, S.F. A afetividade e a aquisição de uma segunda língua: a teoria de Krashen e a hipótese do filtro afetivo.<http://www.dacex.ct.utfpr.edu.br/simone6.htm>. Acesso em: 13 set. 2017.
Segundo o texto-base Ensino de língua estrangeira para crianças: o papel do professor, quando o aluno aprende uma língua em um país na qual ela não é usada, ele tem menos contato com a língua do que uma pessoa que aprende em contexto de imersão, que está mais exposta às experiências com a língua. Pensando, portanto, no contexto da sala de aula, como ocorre a aprendizagem de língua? Leia as alternativas a seguir e, na sequência, assinale aquela que contém a resposta correta:
	
	A
	A aprendizagem não é suficiente, não podendo ser comparada à aprendizagem contextualizada em imersão.
	
	B
	A contextualização deve partir do aluno e os insumos devem ser buscados