A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
Dialogando sobre a Lei Mª da Penha. Conclusão

Pré-visualização | Página 1 de 3

Assinale a alternativa que não corresponde às inovações da Lei Maria da Penha:
Escolha uma:
a. Medida Protetiva;
b. Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar;
c. Competência Cível e Criminal para as Varas Criminais na aplicação da Lei Maria da Penha;
d. Detalhamento de algumas formas de violência doméstica e familiar contra a mulher;
e. Aplicação da Lei aos atos de violência contra as mulheres no espaço privado da família e no espaço público. 
Resposta: A letra “e” não corresponde às inovações, pois a violência contra a mulher que ocorre no espaço público, cometida por estranhos nas relações domésticas e familiares ou afetivas da mulher não foram abrangidas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Leias as alternativas abaixo e indique a opção correta:
I- A Constituição Federal de 1988, prevendo a criação de mecanismos para coibir a violência na relações familiares, não pretendeu entrar em uma esfera tão íntima do casal;
II- A Lei nº 9.099/95 definiu o conceito de violência contra a mulher;
III- O Código Penal de 1940 previa pena mais grave para crimes na esfera doméstica cometidos contra cônjuges, descendente, ascendente, mas dificilmente alcançava, na prática, os crimes de violência doméstica cometidos contra as mulheres;
IV- O crime de ameaça cometido contra pessoa estranha pode chegar ao Juizado Especial Criminal e ser considerado delito de menor potencial ofensivo;
V- O crime de ameaça cometido nas relações familiares contra as mulheres, diferente da ameaça entre estranhos, é considerado de natureza grave, pelas peculiaridades de proximidade com o autor da violência, relações de poder, dependência emocional ou afetiva.
Escolha uma:
a. V, V, V, V, F
b. F, V, F, V, F
c. V, F, V, F, F
d. F, F, V, V, V 
Resposta: A resposta correta é a letra "d".
Os itens "I" e "II" são incorretos, pois:
- Item "I" — A CF de 1988 marca a responsabilidade do Estado em criar mecanismos para a prevenção da violência nas relações familiares, entre elas a de maior incidência, a violência contra as mulheres.
- Item "II" — A Lei nº 9.099/95 definiu os delitos de menor potencial ofensivo e não o conceito de violência contra a mulher que só veio a ser definido pela Lei Maria da Penha.
e. Todas estão corretas
Feedback
Sua resposta está correta.
De acordo com o conteúdo das unidades, a violência contra as mulheres está presente em todas as classes sociais, geração, raça ou etnia, nível de escolaridade, entre outros. Leias as afirmativas abaixo e julgue-as verdadeira (V) ou falsa (F).
	I- Violência doméstica e familiar contra a mulher idosa costuma ser praticada pelo filho ou filha;
	Resposta 1
	II- A violência contra a mulher tem grande incidência sobre as mulheres jovens, na idade reprodutiva;
	Resposta 2
	III- A violência doméstica e familiar contra a mulher também pode ocorrer nas relações entre mãe e filhas, sendo que na idade infantil a mãe costuma ser a autora da violência;
	Resposta 3
	IV- O abuso sexual infantil contra as meninas nas relações doméstico-familiares configura violência prevista na Lei Maria da Penha;
	Resposta 4
	V- A violência física da mulher contra o companheiro configura violência nos ternos da Lei Maria da Penha.
	Resposta 5
Questão 4
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Remover rótulo
Texto da questão
Com relação ao sistema de proteção internacional de direitos humanos, na temática da violência contra a mulher, assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
A Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW), em sua redação original de 1979, define a violência contra a mulher como uma forma de discriminação.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
A afirmativa é falsa, pois a questão da violência contra a mulher não foi abrangida pela Convenção CEDAW, somente incluída pela Resolução nº 19/92.
Questão 5
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Remover rótulo
Texto da questão
Em relação à condição das mulheres nas leis brasileiras, assinale a falsa:
Escolha uma:
a. Pelas Ordenações Filipinas, as mulheres eram consideradas incapazes;
b. O Código Civil de 1916 manteve a hierarquia na família, nas relações entre mulheres e homens;
c. As leis civis brasileiras que afastaram as leis portuguesas não discriminavam as mulheres; 
Resposta: A resposta correta é a letra “c”, pois o Código Civil de 1916 afastou por completo as leis portuguesas (Ordenações Filipinas), mas manteve em seu texto a hierarquia na família e o poder do homem na família, restringindo direitos às mulheres casadas.
d. A Constituição Federal de 1988 pôs fim à desigualdade entre homens e mulheres, nas leis;
e. O Estatuto da Mulher Casada e a Lei do Divórcio foram importantes marcos legais na condição jurídica das mulheres.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 6
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Remover rótulo
Texto da questão
Julgue a afirmativa abaixo, se verdadeira (V) ou falsa (F):
O argumento do Superior Tribunal de Justiça de que a honra é atributo pessoal, afastando o argumento da “legítima defesa da honra” nos casos de assassinatos das mulheres foi um importante passo para os direitos das mulheres a não violência nas relações afetivas.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 7
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Remover rótulo
Texto da questão
De acordo com a Central de Atendimento - Ligue 180, em 2015, de janeiro a outubro, foram realizados 634.862 atendimentos, sendo 63.090 relatos de violência. Desse total, 58,55% foram cometidos contra mulheres negras. O serviço atendeu ligações provenientes dos 27 estados da federação, sendo que o Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro despontam em número de relatos de violência. Apenas 9% eram relatos provenientes da zona rural. Detalhando os registros de 2015, constata-se 63.090 relatos de violência, sendo 85,85% referentes a violência doméstica e familiar contra as mulheres, sendo que a maioria era constituída de relatos de violência física e psicológica.
Pelas informações acima, pode-se inferir que:
Escolha uma ou mais:
a. Em mais de 70% dos casos, a violência foi cometida por homens com quem as vítimas têm ou tiveram algum vínculo afetivo 
b. A maioria dos relatos de violência doméstica e familiar contra as mulheres referiam-se à violência física e psicológica. 
c. A violência doméstica e familiar contra a mulher atinge predominantemente as mulheres negras; 
d. A violência contra a mulher está presente apenas nos Estados do Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Rio de Janeiro;
e. Apenas 9% dos relatos eram provenientes de mulheres da zona rural. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 8
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Remover rótulo
Texto da questão
Com relação ao sistema de proteção internacional de direitos humanos, na temática da violência contra a mulher, assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
A Declaração e Programa de Ação de Viena, de 1993, e a Declaração e Plataforma de Ação de Beijing, de 1995, constituem importante reforço para a proteção dos direitos humanos das mulheres.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A afirmativa é verdadeira.
Questão 9
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Remover rótulo
Texto da questão
As Medidas Protetivas, conforme a Lei Maria da Penha, são medidas cautelares de caráter satisfativo, tendo por objetivo a proteção das mulheres em situação de violência, enquanto perdurar a situação de risco. Em relação ao requerimento dessas Medidas, indique a alternativa incorreta:
Escolha uma ou mais:
a. Pela mulher em situação de violência na delegacia comum;
b. Pela mulher em situação de violência na delegacia especializada;
c. Pelo Ministério Público;
d. Pelo Advogado/a representando a mulher em situação de violência;
e. Pelo Juiz(a) da Vara da Família. 
Resposta: A letra “e” é a incorreta, pois a Lei Maria da Penha estabelece que poderão requerer as medidas protetivas o Ministério Público ou a própria ofendida (a mulher em situação de violência), com ou sem