Buscar

Pronto socorro

Prévia do material em texto

Pronto socorro
A real funçao do pronto socorro de um hospital é atender paciente que esteja em estado de urgencia ou emergencia ,pessoas que correm risco eminente de vida como acindentados ,suspeita de infarto,derrames,apendicite,pneumonia,fraturas,entre outras complicações.
Essas informações é o caminho correto para um bom atendimento uma vez cada dez pessoas que procuram o serviço em média seis não são casos de urgencia.Em geral,esses casos poderiam ser atendido com hora marcada, em consultorio e posto de saúde, esses mesmo casos são responsavéis pelo aumento de tempo de espera.
O pronto socorro e o estabelecimento de saúde destinado a prestar assistencia a doentes com ou sem risco de vida cujo o agrave a saúde necessita de atendimento imediato.O pronto socorro funciona durante 24 horas e dispoe apenas de leito de observação,o ministerio define emergencia como a unidade destinada a assistencia de doentes com ou sem risco de vida cujo o agrave a saúde necessita de atendimento imediato.
Devido o pouco conhecimento da populaçáo sobre o que significa (pronto socorro) e quais as suas principais prioridades foram criados um protocolo de manchester que classifica e prioriza a realização do atendimento na unidade de pronto socorro.
Classifica-se o atendimento em tres niveis:urgencia relativa,è aquela em que o paciente precisa de atendimento, porem este atendimento não sera imediato podendo aguarda até tres horas.
A urgencia:em que exige atendimento rápido ao paciente,porém sem risco de morte exemplo:cólica renal,ou fratura de braço.
Emergencia :requer atendimento imediato pois o pacienteapresenta risco de morte,exemplo:parada cardiorespiratória ou dor toráxica tipica de infarto.
Seguindo o protocolo de manchester em uma ordem prática , o paciente chega preenche uma ficha de atendimentoe é encaminhado para a enfermagem realizar a triagem e chassificar o atendimento de acordo com o protocolo de manchester como urgencia relativa,urgencia e emergencia,classificação está que ocorre por meio das cores verde,amarelo e vermelho.
Todo e qualquer paciente será atendido conforme suas necessidades de classificação, o paciente de emergencia séra atendido em uma sala especifica onde se encontra todo o material e equipamento necessario, onde o profissional que atua nesse setor terá que ser qualificado e responsavél para conferir diariamente e a cada plantão os equipamentos e materiais,tera como regra uma sala de emergencia bem montada, deve manter sempre os materiais e equipamento no mesmo lugares e sempre na mesma quantidade.
Tudo isso para agilizar o serviço cujo o minuto de atendimento faz a diferencia.
Assessoria de comunicação da Santa casa de misericordia se Itapiva
Jornalista respónsavel:Claúdia de la rua mtb 34.796
Portal da enfermagem copyright 2014 todos os direitos reservado
Nilza santana e enfermeira especialista em administraçao hospitalar ,gerente administrativa do Pronto socorro do hcor de São paulo.

Outros materiais