Buscar

Indicadores Financeiros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Indicadores Financeiros:
Índice de Liquidez: Os índices de liquidez mostram a capacidade da empresa em honrar suas dividas e compromissos financeiros.
Índice de Liquidez Corrente: É o índice que mostra a capacidade da empresa em honrar com suas dividas de curto prazo, ou seja, de pagar as suas dividas até a data de encerramento do balanço.
Nesta empresa, por exemplo, podemos dizer que os índices de liquidez corrente são bons, levando em consideração que para um índice de liquidez corrente ser considerado bom deve ser superior a um, podemos afirmar também com base no balanço que o ano dois a empresa teve uma situação mais favorável.
Índice de Liquidez Seca: Este índice refere-se á uma análise mais realista da situação de liquidez da empresa, pois ela elimina a incerteza das vendas de estoque, ou seja, o índice de liquidez seca é mais realista por não contar com os estoques como disponibilidade visto que não se tem como ter certeza da venda dos estoques.
Com base no balanço pode analisar que o ano dois foi melhor que o ano um.
Índice de Liquidez Imediata: Este índice é o mais conservador de todos, pois ele considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras em seu calculo, ele considera apenas aquelas contas que possuem liquidez imediata de suas obrigações.
Com base neste balanço podemos verificar que o ano um foi mais favorável que o ano dois.
Índice de Liquidez Geral: Diferente dos índices anteriores, no índice de liquidez geral considera-se as dívidas á longo prazo como vendas parceladas, empréstimos a pagar e aplicações á longo prazo.
Neste balanço podemos analisar que o ano dois teve uma melhor colocação que o ano um.
INDICES DE ENDIVIDAMENTO
Índice de Endividamento Geral: Serve para identificar a proporção de ativos que estão financiados por recursos de terceiros, ou seja, por dividas que devem ser liquidadas no futuro, este quanto menor estiver melhor, pois assim, apresentará menor risco de inadimplência.
No caso da empresa em questão, podemos analisar que o ano dois foi mais favorável que o ano um, visto que o índice teve um percentual menor no ano dois.
Participação de Capital de Terceiros: Conhecido também como grau de endividamento, é um indicador de risco pois ele indica a dependência da empresa em relação aos recursos externos.
Com base neste balanço podemos verificar que o ano dois foi melhor que ano um, pois o seu grau de endividamento estava menor.
Margem Bruta: Indica o percentual de retorno das vendas após a dedução dos custos, quanto maior a margem bruta, maior a rentabilidade das vendas.
Neste balanço podemos verificar que a margem bruta foi maior no ano um, portanto o ano um foi mais favorável.
Margem Operacional: Indica o que restou da receita liquida após a dedução das despesas operacionais.
A margem operacional foi melhor no ano dois, pois seu percentual foi maior.
Margem Liquida: Indica o percentual de receita liquida após a dedução de todas as despesas e receitas.
Podemos analisar que a margem liquida neste balanço foi mais favorável no ano um.
COMPOSIÇÃO DE ENDIVIDAMENTO: Avalia as dividas que serão pagas no curto e longo prazo, dividas de longo prazo são melhores pois são mais diluídas.
Nesta empresa o ano um teve o mesmo percentual de composição de endividamento do ano dois.
IMOBILIZAÇÃO DO PL: Este índice reflete o quanto dos investimentos imobilizados e intangível da empresa são financiados pelo seu patrimônio líquido, portanto, quanto maio o índice maior a dependência da empresa para atender seus compromissos financeiros.
O índice de imobilização do patrimônio líquido desta empresa foi mais favorável no ano um por ter um percentual mais baixo.
IMOBILIZAÇÃO DE RECURSOS CORRENTES: Avalia o nível de imobilização dos recursos próprios e de terceiros á longo prazo, quanto maior for o índice maior será a imobilização.
Considerando que o imobilizado de uma empresa pode ter uma vida útil de dez, vinte ou cinquenta anos, quanto mais recursos á longo prazo ele tiver melhor será.
Referente á empresa em questão podemos analisar, que o dois um teve um melhor percentual que o ano um.

Outros materiais