A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
37 pág.
Administração e gerencia em enfermagem

Pré-visualização | Página 5 de 6

6.
		No que se refere à atuação profissional, o que você entende por mão de obra?
	
	
	
	 
	É o trabalho técnico empregado geralmente na construção, mas também pode ser utilizado para se referir ao trabalhador de qualquer empresa.
	
	
	É o trabalho manual empregado só na atividade rural, mas também pode ser utilizado para se referir ao trabalhador de qualquer empresa.
	
	
	É o trabalho manual empregado geralmente na produção de indústrias, mas também pode ser utilizado para se referir ao trabalhador em atividade militar.
	
	
	É o trabalho manual empregado geralmente na produção de indústrias, mas também pode ser utilizado para se referir a um trabalhador especifico.
	
	 
	É o trabalho manual empregado geralmente na produção de indústrias, mas também pode ser utilizado para se referir ao trabalhador de qualquer empresa.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Processo permanente que se inicia após a formação básica e tem como intuito atualizar e melhorar a capacidade de uma pessoa ou grupo, frente à evolução técnico-científica e às necessidades sociais. (OMS, 1978). Este conceito refere-se a:
	
	
	
	 
	Benchmarking
	
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	 
	Educação continuada
	
	
	Supervisão em enfermagem
	
	
	Pós-graduação
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Qual das alternativas abaixo apresenta a correta correlação entre a fase histórica da adm. De recursos humanos e suas características?
	
	
	
	 
	Fase tecnicista- foi demarcada operacionalmente, segundo Albuquerque (1988), pela introdução dos primeiros programas de planejamento estratégico atrelados ao planejamento estratégico central das organizações.
	
	
	Fase legal- pioneira da ≥stãodepessoal¿,tambémchamadadepré-histórica¿ por alguns autores, caracterizava-se pela preocupação existente com os custos da organização.
	
	
	Fase estratégica - foi a que implantou, no Brasil, o modelo americano de gestão de pessoal e alavancou a função de RH ao status orgânico de gerência.
	
	
	Fase contábil- registrou o aparecimento da função de chefe de pessoal, profissional cuja preocupação estava centrada no acompanhamento e na manutenção das recém-criadas leis trabalhistas da era getulista.
	
	 
	Fase administrativa- criou um marco histórico nas relações entre capital e trabalho, na medida em que é berço de uma verdadeira revolução que, movida pelas bases trabalhadoras, implementou o movimento sindical denominado novos∈dicalismo¿.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
aula 09
	
	
		
	
		1.
		O tratamento de resíduos de serviços de saúde consiste na aplicação de métodos, técnicas ou processos que modifiquem as características dos riscos inerentes aos resíduos, com o intuito de reduzir ou eliminar os riscos de contaminação, de acidentes ocupacionais ou de danos ao meio ambiente. Dessa forma, identifique uma ação, que corresponda a um exemplo de tratamento:
	
	
	
	 
	Reutilizar os resíduos
	
	
	Reciclar os resíduos
	
	
	Aterrar os resíduos
	
	
	Embalar os resíduos
	
	 
	Autoclavar os resíduos
	
	
	
		
	
		2.
		Segundo a RDC 50, o que significa o conceito de unidade.
	
	
	
	 
	são os restos provenientes de todo tipo de operações e atividades, oriundas da prestação de assistência médica
	
	
	refere-se ao tamanho da unidade em função do equipamento, da população à ser atendida e das atividades a serem realizadas.
	
	
	é entendido como qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população em qualquer nível de complexidade.
	
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	 
	compreende o espaço físico determinado e especializado para o desenvolvimento de atividades assistenciais.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Príon é uma estrutura proteica alterada relacionada como agente etiológico das diversas formas de encefalite espongiforme. O gerenciamento de resíduos com suspeita ou certeza da presença de príon requer cuidados especiais. De acordo com a clAssificação da RDC 306/2004 da ANVISA , esses rejeitos são classificados como:
	
	
	
	 
	A2.
	
	
	A4.
	
	
	A3.
	
	
	A1.
	
	 
	A5.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Assinale a alternativa que define corretamente o conceito de TRATAMENTO de resíduos.
	
	
	
	 
	separação dos resíduos no momento e local de sua geração, de acordo com as características físicas, químicas, biológicas, o seu estado físico e os riscos envolvidos.
	
	
	consiste na disposição de resíduos no solo, previamente preparado para recebê-los, obedecendo a critérios técnicos de construção e operação, e com licenciamento ambiental de acordo com a Resolução CONAMA nº.237/97.
	
	
	ação de gerenciar os resíduos em seus aspectos intra e extra estabelecimento, desde a geração até a disposição final
	
	 
	aplicação de método, técnica ou processo que modifique as características dos riscos inerentes aos resíduos, reduzindo ou eliminando o risco de contaminação, de acidentes ocupacionais ou de dano ao meio ambiente.
	
	
	guarda temporária dos recipientes contendo os resíduos já acondicionados, em local próximo aos pontos de geração
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Observe as assertivas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas: I- resíduos do grupo A que não precisam de tratamento devem ser acondicionados em saco branco leitoso II-resíduos do grupo A que precisam de tratamento devem ser acondicionados em saco vermelho III- Descartes de vacinas vivas não precisam ser autoclavados
	
	
	
	 
	V, V, F
	
	
	F,F,F
	
	
	V,F,V,
	
	
	V,V,V
	
	
	F,V,F
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Aponte a alternativa incorreta em relação ao gerenciamento de resíduos de serviços de saúde de acordo com a NR 32:
	
	
	
	 
	Para recipientes destinados à coleta de materiais perfurocortantes, o limite máximo de enchimento deve estar localizado 5 cm abaixo do bocal.
	
	
	Os recipientes existentes em sala de cirurgia e de parto não necessitam de tampa para vedação
	
	
	O transporte manual do recipiente de segregação, deve ser realizado de forma que não exista o contato do mesmo com outras partes do corpo, sendo vedado o arrasto.
	
	 
	Sempre que o transporte do recipiente de segregação possa comprometer a segurança e saúde do trabalhador, devem ser improvisados por ele meios mais apropriados para não comprometer sua integridade física.
	
	
	
		
	
		7.
		O Gerenciamento de Recursos Físicos consiste na participação do enfermeiro na alocação de recursos, com quais objetivos?
	
	
	
	 
	promover segurança, conforto e adequadas condições de trabalho.
	
	
	promover privacidade, conforto e adequadas condições de trabalho.
	
	 
	promover segurança, privacidade, conforto e adequadas condições de trabalho.
	
	
	promover segurança, privacidade e adequadas condições de trabalho.
	
	
	promover segurança, privacidade, conforto e adequadas condições para realização dos procedimentos de enfermagem.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Qual das normatizações abaixo regulamenta o gerenciamento de resíduos?
	
	
	
	 
	RDC 8080/90-ANVISA
	
	
	Lei 7.498/1986-CONAMA
	
	
	Res COFEN 293/2004
	
	 
	RDC 306/2004 ¿ ANVISA