Buscar

Avaliando Higiene e Legislação 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201601717876)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Complementando as boas práticas, devem-se ter os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) que são procedimentos escritos de forma objetiva estabelecendo instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na produção, armazenamento e transporte de alimentos. Segundo a Resolução 216/2004, os POPs obrigatórios são oito, porém, desses 8 POPs, quatro são essenciais,marque a alternativa correta abaixo.
		
	
	Higiene das instalações, equipamentos, móveis e utensílios; Controle da potabilidade da água; Manutenção preventiva e calibração dos equipamentos; Controle integrado de vetores e pragas urbanas.
	
	Higiene das instalações, equipamentos, móveis e utensílios; Manejo dos resíduos; Higiene e saúde dos manipuladores; Controle integrado de vetores e pragas urbanas.
	
	Higiene das instalações, equipamentos, móveis e utensílios; Controle da potabilidade da água; Higiene e saúde dos manipuladores; Programa de recolhimento dos alimentos.
	 
	Higiene das instalações, equipamentos, móveis e utensílios; Controle da potabilidade da água; Higiene e saúde dos manipuladores; Controle integrado de vetores e pragas urbanas.
	
	Seleção das matérias ¿ prima, ingredientes e embalagem ; Controle da potabilidade da água; Higiene e saúde dos manipuladores; Controle integrado de vetores e pragas urbanas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601395682)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	FIOCRUZ - 2006. Os estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos devem desenvolver, implementar e manter, para cada item relacionado abaixo, Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), EXCETO para:
		
	 
	Cadastramento de fornecedores de matérias-primas.
	
	Controle da potabilidade da água.
	
	Higiene e saúde dos manipuladores de alimentos.
	
	Controle integrado de vetores e pragas urbanas.
	
	Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602281652)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Avalie as afirmativas e assinale a alternativa correta: I - A toxinose é causada pela ingestão de alimentos contendo toxinas microbianas pré-formadas. Estas toxinas são produzidas durante a intensa proliferação dos microrganismos patogênicos nos alimentos. II - A infecção alimentar é causada pela ingestão de alimentos contendo células viáveis de microrganismos patogênicos. Estes microrganismos aderem à mucosa do intestino humano e proliferam, colonizando-o. Em seguida, pode ocorrer a invasão da mucosa e penetração nos tecidos ou, ainda, a produção de toxinas que alteram o funcionamento das células do trato gastrointestinal. III - Botulismo é a intoxicação causada pela ingestão de alimentos contendo neurotoxinas produzidas pelo Clostridium botulinum. IV - O homem e os animais são portadores naturais de Staphylococcus aureus, por isso medidas de higiene pessoal podem evitar a contaminação dos alimentos por este microrganismo. V - A Salmonella é um dos microrganismos mais frequentemente envolvidos em casos e surtos de doenças de origem alimentar. O fator agravante dessa contaminação é que este microrganismo não é destruído pelo calor.
		
	 
	Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
	
	Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601966647)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A higienização é um procedimento que envolve etapas de limpeza e sanificação. Para um adequado procedimento, em cada etapa, alguns métodos físicos ou químicos podem ser empregados. De acordo com as recomendações vigentes sobre estes métodos, identifique a alternativa correta:
		
	 
	A limpeza é uma etapa que emprega o uso de detergentes específicos para remoção de resíduos orgânicos em superfícies
	
	A limpeza é uma etapa que visa remover os micro-organismos até um nível considerado como seguro
	 
	A desinfecção pode ser realizada com o auxílio de vários produtos saneantes, como detergentes ácidos juntos com detergentes catiônicos e aniônicos, preparados e misturados pelos próprios manipuladores do local.
	
	A etapa da pré-lavagem consiste em aplicar um detergente neutro diluído em temperatura branda
	
	A desinfecção é uma etapa independente das anteriores e deve ser aplicada várias vezes durante a produção dos alimentos para minimizar a ação de agentes etiológicos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601399806)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A RDC 216/2004, no que se refere às instalações sanitárias e os vestiários, determina que:
		
	
	Os coletores de resíduos sejam tampados podendo ser acionados manualmente
	
	O acesso às instalações sanitárias pode ser comum a outros usos.
	 
	Os funcionários responsáveis pela higienização das instalações sanitárias devem utilizar uniformes apropriados e diferenciados daqueles utilizados na manipulação de alimentos.
	
	Os lavatórios devem ser supridos de produtos destinados à higiene pessoal tais como papel higiênico, sabonete antisséptico e toalha de papel reciclado.
	
	Os vestiários podem se comunicar com a área de armazenamento de alimentos ou refeitório devendo ser mantidos organizados e em adequado estado de conservação.

Outros materiais