Buscar

6 Discursivas Avaliação na Educação com respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCURSIVAS AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Questão 1: Analise a tirinha.
A tirinha ironiza determinada situação do sistema de ensino-aprendizagem e, mais especificamente, considerando nossos estudos sobre avaliação, podemos afirmar que essa tirinha denuncia:
b) A inadequação do nosso método de avaliação e a precariedade do nosso sistema de ensino, que, conforme se percebe claramente na situação da tirinha, nada fazem além de atestar o fracasso do aluno.
Escolha a alternativa correta e justifique sua resposta.
R: Letra B. Justificar: A professora usa a avaliação como um instrumento de seleção com a finalidade de reter o aluno é não para refletir sobre sua prática pedagógica. Ela aponta o erro sem dar atenção ao que ele apresenta de dificuldade de aprendizagem. Percebe - se uma avaliação vista e julgada quantitavamente levando em consideração o conhecimento adquirido e não o valor desse conhecimento.
A desvalorização, por boa parte dos professores, dos conhecimentos que os alunos trazem de sua vivência no cotidiano faz com que muitas vezes estes fiquem quase totalmente desmotivados para a aprendizagem, Se o aluno não conseguiu apreender os conhecimentos e competências pretendidos pela instituição, é classificado como fracassado,A avaliação é vista pelos alunos como um castigo por meio do qual o professor demonstra sua autoridade e Uma avaliação feita de forma inadequada não apenas prejudica a aprendizagem do aluno, mas também traz como conseqüência prejuízos ao seu desenvolvimento.
Questão 2: Para Zabala (1998), a partir de uma opção que contempla como finalidade fundamental do ensino a formação integral da pessoa, e conforme uma concepção construtivista, a avaliação sempre tem de ser formativa, de maneira que o processo avaliador, independentemente de seu objeto de estudo, observe as diferentes fases de uma intervenção que deverá ser estratégica. A partir das considerações iniciais, explique as etapas da avaliação formativa proposta por esse autor: avaliação inicial, avaliação reguladora, avaliação final e avaliação integradora 
Resp.Avaliação inicial: consiste em conhecer o que cada um dos alunos sabe, sabe fazer e é, e o que pode chegar a saber, saber fazer ou ser, e como aprendê-lo.
Avaliação reguladora: é o conhecimento de como cada aluno aprende ao longo do processo de ensino/aprendizagem, para se adaptar às novas necessidades que se colocam.
Avaliação final: são os resultados obtidos e os conhecimentos adquiridos ao longo do processo de ensino/aprendizagem.
Avaliação integradora: refere-se ao informe global da trajetória seguida 
pelo aluno, as medidas específicas que foram tomadas, o resultado final e as 
previsões sobre o que é necessário continuar fazendo ou o que é necessário 
fazer de novo
Questão 3: Analise a tirinha.
Leia o texto que segue:
A primeira coisa a ser feita, para que a avaliação sirva à democratização do ensino, é modificar sua utilização de classificatória para formativa. Ou seja, a avaliação poderá ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que se possa avançar no seu processo de aprendizagem.
Responda:
A) A respeito de qual tipo de avaliação conversam os personagens da tirinha? 
B) Relacione a tira com o texto.
Resp.
Classificatória
Classificação de um modo só os alunos 
 a) Avaliação Formativa
b)O sujeito sabe que já domina certos conceitos, práticas e habilidades, enquanto outros ainda não, e reconhece o que é ou não capaz de alcançar.
Questão 5:
Resp. a) Buscar coordenar seus pontos de vista junto ao aluno, trocando ideias, reorganizando-as,contribuir, e elucidar, favorecer a troca de ideias entre e com seus alunos, num movimento de superação do saber transmitido uma produção de saber enriquecido, construir a partir da compreensão dos fenômenos estudados, haver diálogo que deve servir à Iluminação das dúvidas dos alunos, acompanhar as hipóteses que formula sobre os assuntos, favorecer descobertas de melhores soluções, reformular hipoteses, levar o aluno ao acesso gradativo a um saber competente na escola.
Resp.b. Cabe ao professor discernir entre os erros construtivos,isto é aqueles que evidenciam progressos na atividade mental, e os que não sinalizam avanços na forma de pensar da criança. Para tanto, o professor deve investigar nas respostas dos alunos a origem do erro e, conforme sua natureza oferecer contraproposta, O erro deve ser encardo como desafio como resultado de uma postura de experimentação, em que a criança levanta hipóteses, planeja uma estratégia de ação e a põe à prova;
Questão 6: Refere-se a tirinha acima.
Atualmente, ressalta-se a importância de uma prática avaliativa que permita a democratização do acesso à educação escolar, a permanência do educando na escola e a qualidade de ensino. “Avaliar para identificar os saberes dos alunos, o que é preciso ensinar, orientá-los ou reorientá-los em sua trajetória, levando-os a construir ou elevar o seu conhecimento de mundo, a se encarar por ele, a se reconhecer como sujeito capaz de aprender e entender a sociedade em que vive”.
A partir da reflexão provocada pela tirinha e pela afirmação sobre a avaliação, descreva três características centrais das novas práticas de avaliação educacional.
Resp. Dúvida na resposta: avaliação institucional, professo na sala de aula.....
E a da tirinha não é avaliação classificatória pelo dizeres dos alunos pois a formativa envolve muito mais coisas.
Ou 
A avaliação dinâmica é quantitativa num primeiro momento, pois é necessário conhecer o ponto de partida do seu desenvolvimento real. Mas, num segundo momento, ela é qualitativa, permitindo ao professor e ao aluno conhecer seus processos metacognitivos. A avaliação formativa ou formadora visa fornecer aos alunos um feedback de seus progressos, considerando avaliações feitas em diferentes momentos e instrumentos. A avaliação mancipatória visa promover os sujeitos, a libertação dos modelos classificatórios e de estagnação social, proporcionando seu crescimento. Deste modo, não pode ser o momento final da aprendizagem,mas, sim, parte deste processo, de modo que haja a percepção, a crítica e a prática dos agentes

Outros materiais