Buscar

HOMEM E SOCIEDADE (2) (1)

Prévia do material em texto

HOMEM E SOCIEDADE
1) A partir da antropologia moderna o ser humano pode ser definido como:
Resposta: D - O animal que mais que elabora, ensina e recorda, amparado na sua racionalidade, e que mais sofre os efeitos da cultura.
2) A principal característica da cultura é que, em seu processo de representação e experimentação do mundo, sempre inclui tudo do ambiente ao redor - os valores e padrões das coletividades e o universo interno dos indivíduos. Isso significa que:
Resposta: A - Toda cultura é universal, atribuindo valores e sentido a tudo que existe.
3) A relação entre os seres humanos e o entorno imediato é responsável por boa parte de seus padrões comportamentais e simbólicos, sem determiná-los, absolutamente. Isso significa que:
Resposta: C - A evolução dá-se, principalmente, em resposta a problemas impostos pelas condições ambientais desfavoráveis à satisfação das necessidades dos seres humanos.
4) Acerca do papel da cultura na construção da humanidade do Homo sapiens sapiens, podemos afirmar:
Resposta: B - A cultura é condição de existência humana e de relação com a natureza, embora seja, também, responsável por nossos preconceitos.
5) Analise o trecho do artigo “Um gole de História”, assinalando a alternativa que apresente interação da arte humana (expressão cultural) e elementos da natureza (tomados como recursos):
"Os registros mais sérios, no entanto, apontam os sumérios e os assírios - povos da antiga região da baixa Mesopotâmia, as margens do Rio Tigre, e ao norte da Mesopotâmia, alto do Rio Tigre, respectivamente -, como os primeiros mestres cervejeiros. Para dar a essa história sua dimensão correta, é necessária uma breve viagem no tempo. Vamos nos levar para o que era o mundo por volta de dois mil anos a.C. Em 1290 a.C., o faraó Ramsés II governava o Egito, em 1500 a.C. a escrita cuneiforme aparece na Ásia Menor e, menos de 100 anos depois, os fenícios surgem com a primeira escrita semelhante ao alfabeto. Essa época era parte da era do bronze onde hoje é a Escócia, e aqui na América já existiam vilas e fazendas em Honduras, e centros cerimoniais no Peru. O homem já deixara para trás sua vida nômade na maior parte do globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos artefatos de madeira, metal e barro". ROSA, Sílvia Mascella. Um gole de História: a bebida alcoólica mais antiga da humanidade é parceira do homem em sua jornada sobre a Terra. ADEGA, 2008. Disponível em: <http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/33/artigo96854-1.asp>. Acesso em: 30.5.2009.
Resposta: D - O homem já deixara para trás sua vida nômade na maior parte do globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos artefatos de madeira, metal e barro”.
6) Considerando o seguinte trecho da matéria de jornal, assinale a alternativa correta:
“Muito sumariamente, a intolerância pode ser definida como uma atitude de ódio sistemático e de agressividade irracional com relação a indivíduos e grupos específicos, à sua maneira de ser, a seu estilo de vida e às suas crenças e convicções. Essa atitude genérica se atualiza em manifestações múltiplas, de caráter religioso, nacional, racial, étnico e outros. De modo geral, a intolerância religiosa era desconhecida na Antiguidade clássica, politeísta e portanto hospitaleira aos deuses de outras nações. A intolerância só se tornou possível com o advento do cristianismo, que afirmava a existência de um só Deus e de uma só revelação para a humanidade inteira”. ROUANET, Sergio Paulo. O Eros das diferenças. Folha de São Paulo-Mais. São Paulo, 09 de fevereiro de 2003. 
Resposta: A - A frase acima pode ser associada ao sentimento original de toda sociedade possuir uma cultura única, daí a idéia de etnocentrismo.
7 ) Considerando o trecho da cena imaginária sobre os primórdios da evolução que leva o hominídeo ao humano, assinale a alternativa que apresente essa possibilidade de evolução, uma centelha de humanidade ainda embrionária (algum traço estrito de humanidade):
“...Aproximando-nos, fecha-se um close no primeiro rosto. Um homem parece vasculhar o mundo em busca de outras formas como eles. Busca sem sucesso. A personagem invisível que os acompanha é a solidão assustada de toda espécie que se sente caçada.  
ssa é a marca essencial de todos aqueles corpos pendidos e aqueles rostos torturados: o semblante de uma espécie caçada...
Resposta: E - A criança abraça forte a menina e pega no sono. Sonhando, ela vê imagens de uma mulher sorrindo que corre em sua direção.
8) Das relações entre homem e sociedade decorre que:
Resposta: A Há um sentido de ser humano que tende a ser único no mundo, o conceito padronizado pela ciência, enquanto outro é próprio a cada formação social, sociedade ou país.
9) O ser humano pode ser abordado em várias perspectivas (mítica, religiosa, científica, filosófica, científica, do senso comum), porém nosso foco é próprio ao tratamento científico (antropológico); e isto não quer dizer que este seja superior aos demais modos de ver homens e mulheres, mas sim que tem preocupações e encaminhamentos diferentes. Assinale a alternativa concordante a esta afirmação:
Resposta: E - Podem conviver as várias visões do humano, pois todas são culturais e devem integrar os significados múltiplos de homem na ideia ampla de humanidade, que é o objetivo ético do ser humano desde que deixou de ser apenas Homo sapiens.
10) Sobre a transformação do homem, de Homo sapiens sapiens a ser humano, pode-se dizer, necessariamente, que:
Resposta: A - Envolve a realização do ser humano como busca e como aprendizado da idéia de humano.
1 - A antropologia demonstra que a cultura influencia profundamente na forma como vemos o mundo e como julgamos costumes diferentes dos nossos ou costumes que fogem ao padrão imposto pelas normas sociais. Por isso existe a tendência a:
Resposta: C - Julgarmos depreciativamente aquilo que foge à lógica cultural que herdamos, o que dificulta a convivência com os costumes alheios.
2) A partir das relações entre natureza, cultura e comportamento humano, assinalar a alternativa que apresente uma afirmação sobre a humanidade com base em preconceitos.
Resposta: C - O conceito de raça, embasado biologicamente, envolve hierarquia e serve aos desejos de poder e dominação.
3) A partir do trecho a seguir, que trata de simbolização e de símbolos fora do contexto original, assinale a alternativa correta.
Como os símbolos cotidianos dependem de consenso em torno de sua interpretação, é muito comum que, quando usados em um contexto diferente do original, sejam interpretados de forma completamente diferente à convencionada pela cultura que lhes deu origem.
Isso porque, ao saírem da cultura que os originou, podem parar em lugares onde não exista a convenção sobre como eles devem ser interpretados. Em um caso desses, as pessoas tendem a dar um sentido mais apropriado ao seu próprio contexto. O que os indivíduos fazem nessa situação é idêntico ao trabalho feito por um tradutor, ou seja, as pessoas tentam adequar os símbolos de outras culturas a sua própria linguagem e vida social.
Assim, quando se adotam símbolos de outras culturas, de outras convenções sociais, a tendência é que as pessoas adaptem os significados possíveis desse símbolo a sua própria realidade.
Resposta: E - O “consenso em torno de sua interpretação” trata, essencialmente, do processo de comunicação.
4) A respeito da relação entre Estado, nação e cultura é correto afirmar que:
Resposta: C - O Estado é uma categoria política por excelência, embora seja resultado de processos territoriais, econômicos e culturais historicamente definidos.
5) Considere a afirmação a seguir e assinale a alternativa que apresente uma versão antropológica correta para os efeitos da globalização. "[...] De uma cultura para outra, significados variam imensamente, o que torna necessária a compreensão do contexto cultural em que os símbolos são criados e utilizados para que nossa comunicação seja eficaz e consiga atingir seus objetivos."Resposta: E - Por mais que a modernização capitalista busque a padronização cultural pelo e para o mercado, fatos como a diversidade étnica, a variedade de línguas e profundas desigualdades sociais mostram os limites históricos do processo de globalização.
6) Leia e analise o trecho a seguir e, considerando seu conteúdo, assinale a alternativa correta.
[...] A cultura é um fenômeno produzido pelo ser humano, mas que depende da condução da coletividade, ou seja, ela é construída socialmente, não herdada biologicamente. Isso faz com que em cada lugar e em cada época histórica exista uma imensa diversidade de regras, símbolos e formas de conduzir a vida coletiva. É o que chamamos de diversidade cultural.
Resposta: E - Não há vida fora de uma coletividade, o ser humano não produz individualmente suas condições de existência, pois é um ser essencialmente social.
7) Leia o seguinte trecho do artigo de Armand Mattelart e assinale a alternativa cuja afirmação siga uma linha de raciocínio de conotação antropológica.
“A trigésima terceira Conferência Geral da Unesco, em Paris, adotou, no dia 20 de outubro de 2005...
É o momento no qual se faz patente a crise de uma filosofia do desenvolvimento... Revista FAMECOS, nº 31, p. 12-19, dez. 2006, quadrimestral, Porto Alegre.
Resposta: E - O “evolucionismo social ou darwinismo social” pode ser observado na ideia de desenvolvimento equivalendo à ocidentalização, indicando que referência de desenvolvimento é a sociedade ou as sociedades classificadoras, no caso, difusoras do “padrão euro-estadunidense”.  
8) Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta no que diz respeito à manutenção das sociedades.
As normas e os valores precisam ser mantidos, e para isso há uma espécie de 'vigilância'. Existem vários níveis de 'vigilância' que a sociedade cria para zelar pelo cumprimento dos valores e das normas. Um é o institucional. Existem instituições para punir quem não se comporta 'adequadamente', como escolas, prefeituras, a polícia, as leis e a jurisdição, além do Estado. (...). 
Também existe outro nível de 'vigilância', que é o do convívio social. Em todos nossos contatos podemos observar como as pessoas julgam, o tempo todo, a conduta umas das outras. Frases como: 'mas também, mereceu!', 'fulano é muito fofoqueiro', 'eu não faria isso', 'você pode me explicar por que fez isso?' entre tantas outras, são uma forma que os indivíduos encontraram para demonstrar que é preciso que todos participem de alguma forma do conjunto de valores, e que as normas devem valer para todos. Os que não seguem as normas e os valores são repreendidos e recebem um tipo de punição moral, psicológica.
Resposta: E - Há muitos mecanismos de controle e todos nascem do julgamento com base em valores.
9 ) O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são produtos de uma:
Resposta: C - Herança cultural, até mesmo pré-científica.
10) “A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence”. A frase, extraída de Cultura: um conceito antropológico, de Roque de Barros Laraia, é uma das principais regras da antropologia e tem a seguinte consequência teórica e prática:
Resposta: B - Ao segui-la como princípio não se pode tomar as sociedades como primitivas ou evoluídas, pois todas seriam completas a sua maneira. Considerá-las “primitivas ou evoluídas” seria adotar um ponto de vista linear, evolucionista.
Sobre o determinismo, pode-se afirmar que:
Resposta: D – O processo de endoculturação, para a antropologia, é muito mais importante que a biologia e a climastologia (elementos básicos das abordagens deterministas correspondentes a estas ciências) para determinar o comportamento humano.
A vida no campo (cultura de base rural) e o trabalho na agricultura (geografia e economia agrárias) podem ser compreendidas pela antropologia. Assinale a questão que apresenta uma abordagem dos elementos citados pela antropologia.
Resposta: A – Pode-se perceber a integração simbólica dos aspectos biológicos (ritmos orgânicos do corpo, das sementes e dos animaisempregados), astronômicos (movimento dos astros, como a lua, o sol, as estrelas), geográficos (as formas de relevo e de hidrografia, a relações de distancia) e econômicos (valores de uso e troca dos produtos cultivados), respectivamente, para a marcação de tempo, atribuição de significado 
às localizações, valores dos objetos familiares e para o uso ou venda.
Determinismo biológico é a concepção que:
Resposta: B – Numa das suas frentes, trata das ações humanas como produto de sua constituição genética.
Assinale a alternativa que faça referenciaa aos princípios e mais evidentes benefícios do estudo da antropologia.
Resposta: E – Ao estudar as associações entre os diversos grupos humanos, a antropologia ajuda a descobrir padrões e participar da elaboração de instrumentos conceituais que permitem melhorar o convívio entre os seres humanos diferentes, tornando-se mais respeitoso, além de tolerar a tolerância.
Assinale a afirmação que apresenta uma das consequencias positivas da globalização com relação ao convívio humano:
Resposta: D – A globalização da economia tem como um dos resultados mais importantes a intensa aproximação entre diferentes culturas de todo o mundo...
Quanto à “Proibição de incesto”, leia o trecho do livro-texto a seguir e assinale a alternativa que apresente uma afirmação falsa sobre essa noção, para a evolução do ser humano. A proibição do incesto: passagem da natureza para a cultura.
Resposta: D – A proibição do incesto ocorreu por pressão da igreja às comunidades, pressão à qual ao grupos sociais não resistiram, cedendo, pois, à nova regra e aproximando-nos de nossos instintos.
Pode-se afirmar que a globalização:
Resposta: C – Os grupos culturais estão misturados e muitas vezes não podem ser identificados.
Assinale a alternativa que melhor define o que é endoculturação
Resposta: A – Processo por meio do qual se apresenta a cultura.
A antropologia demonstra que:
Resposta: D – Sempre consideramos muito melhores os nossos próprios costumes, embora possamos equilibrar tal tendência do etnocentrismo com o relativismo cultural.
Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao trabalho humano e suas funções na socialização e endoculturação dos sujeitos.
Resposta: A – É preciso levar em consideração o trabalho como maio responsável pela transformação da natureza dupla do homem, interna (psicológica) e externa (territorial, ambiental).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes