Buscar

Sistema de informação

Prévia do material em texto

SISTEMA DE INFORMAÇÃO
ALUNO: LEANDRO DA SILVA MATRICULA: 201202139639
 01- Defina Dados, Informação e Processo.
 Resposta: Dados são códigos que constituem a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada. Os dados representam um ou mais significados que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento.
 Informação - O resultado do processamento de dados são as informações. As informações têm significado, podem ser tomadas decisões ou fazer afirmações considerando as informações. Desta forma podemos dizer que as informações é o conjunto de dados que foram processados, seja por meio eletrônico, mecânico ou manual e que produziu um resultado com significado.
O Processo corresponde à fusão do Hardware (parte tangível) com o Software (parte intangível) Ao entrar com dados no computador, ocorre a ENTRADA DE DADOS. O hardware, por meio de seus componentes (memória, processador), irá processar estes dados, e dar um retorno para o usuário através das SAÍDAS DE INFORMAÇÕES.  A partir destas informações, o usuário adquire o Conhecimento.
02- Explique SIGO; SPT; SIE e dê exemplos de cada.
Resposta:
Os Sistemas de Processamento de Transação (SPTs) são sistemas de suporte para atividades do dia a dia da organização que servem o nível operacional como monitorando as atividades diárias ou normais de uma empresa, controle de estoque, contabilidade, sistemas de cobrança e pagamento de contas, folha de pagamento, atendimento a clientes, fluxo de materiais, entre outros. É o mais antigo tipo de sistema de informação e tem como principal objetivo responder a questões rotineiras e acompanhar o fluxo de transações através da organização. Os SPTs capacitam as organizações a executar suas atividades mais importantes de maneira mais eficiente. Uma transação consiste na troca de valores que afetam a lucratividade ou o ganho global de uma organização. O SPT pode ser considerado o centro do sistema da empresa, apoiando a realização e o monitoramento das negociações.
 Sistemas de Informação Executiva (SIE) são sistemas que combinam muitas características dos sistemas de informação gerencial e dos sistemas de apoio à decisão e foram desenvolvidos com objetivo de atender às necessidades de informações estratégicas da alta administração. Neste sistema, a informação é apresentada segundo as preferências dos executivos, onde enfatiza o uso de uma interface gráfica com o usuário e exibições gráficas, que possam ser personalizadas de acordo com as preferências de informação dos executivos que o utilizam. A ênfase do sistema como um todo é a interface fácil de usar e a integração com uma variedade de fontes de dados.
O SIGO 
É um conjunto sistêmico que permite unificar, organizar, padronizar, agilizar ações e procedimentos, proporcionando identificação instantânea de áreas, setores, bairros, datas e horários críticos com significativa redução do tempo de ação e dos custos em toda estrutura, é uma solução completa e com eficiência já comprovada em ações de Segurança Pública. Construído com profundos estudos, engenharia e trabalhos práticos o SIGO está dividido em módulos e subáreas de conhecimento com regras de negócios definidas e totalmente integradas na camada de processos, isso garante total visibilidade de tudo que acontece no complexo organismo composto por todos os Órgãos e Unidades Policiais, independente da Força (Corpo de Bombeiro Militar, Polícia Judiciária - Civil, Polícia Militar, Polícia Técnica Cientifica, Unidade Penais e Áreas Especiais). 
Além de ser uma poderosa ferramenta de extração e tratamento inteligente de grandes fontes de informação, que consegue com seus resultados imediatos valorizar a imagem institucional e assessorar as políticas sociais de Governo, esta em total conformidade com as diretrizes que define o conceito de Sistema Único de Segurança Pública do Ministério da Justiça e aderente ao Plano de Modernização das Polícias Civis Brasileiras (agosto de 2005) – SENASP. 
O SIGO atende a TODOS os procedimentos da Polícia Civil e Polícia Militar, integrando e disponibilizando informações de forma eficiente e segura entre as Forças, favorecendo o ciclo completo de polícia, respeitando as competências constitucionais, características e segurança de dados de cada Força. Seus objetivos operacionais são:
PROCEDIMENTOS PADRÕES INTEGRADOS e INFORMAÇÃO ÚNICA 
03- Sabendo que o conhecimento é um dos conceitos de informação, podendo defini – ló como.
Resposta: Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento).
As informações são valiosas, mas o conhecimento constitui um saber. Produz ideias e experiências que as informações por si só não será capaz de mostrar. Se informação é dado trabalhado, então conhecimento e informação trabalhada.
4- Dê um exemplo de Recursos de dados, de Rede, Humanos, Hardware, Software, usuário final e especialista em S.I.
Resposta:
Recursos Humanos
 
São necessárias pessoas para a operação de todos os sistemas de informação. Esses recursos  incluem os usuários finais e os especialistas em SI.
 
Usuários finais 
 Pessoas que usam um SI ou a informação que ele produz.
 
Especialistas em SI –
São pessoas que desenvolvem e operam sistemas de informação.
Analistas de Sistemas – projetam SI com base nas demandas dos usuários finais.
Desenvolvedores de Software – criam programas de computador seguindo as especificações dos analistas de sistemas.
Operadores do sistema – monitoram e operam grandes redes e sistemas de computadores.
 
 
Recursos de Hardware
 
Incluem todos os dispositivos físicos e equipamentos utilizados no processamento de informações.
 
Máquinas - dispositivos físicos (periféricos, computadores)
 
Mídia - todos os objetos tangíveis nos quais são registrados dados (papel, discos)
 
Exemplos de hardware em SI computadorizados são:
 
Sistemas de computadores – consistem em unidades de processamento central contendo microprocessadores e uma multiplicidade de dispositivos periféricos interconectados.
 
Periféricos de computador – são dispositivos, como um teclado ou um mouse, para a entrada de dados e de comandos, uma tela de vídeo ou impressora, para a saída de informação, e discos magnéticos ou ópticos para armazenamento de recursos de dados.
 
 
Recursos de Software
 
Incluem todos os conjuntos de instruções de processamento da informação.
 
·       Programas    - conjunto de instruções que fazem com que o computador execute uma certa tarefa.
 
·       Procedimentos      - conjunto de instruções utilizadas por pessoas para finalizar uma tarefa.
 
Exemplos de recursos de software são:
·        Software de sistema – por exemplo, um programa de sistema operacional, que controla e apóia as operações de um sistema de computador.
·        Software aplicativo - programas que dirigem o processamento para um determinado uso do computador pelo usuário final.
·        Procedimentos  – são instruções operacionais para as pessoas que utilizarão um SI.
 
 
Recursos de Dados
 
Devem ser efetivamente administrados para beneficiar todos os usuários finais de uma organização. Os recursos de dados são transformados por atividades de processamento de informação em uma diversidade de produtos de informação para os usuários finais.
 
Os recursos de dados dos sistemas de informação normalmente são organizados em:
 
·       Bancos de dados - uma coleção de registros e arquivos logicamente relacionados. Um banco de dados incorpora muitos registros anteriormente armazenados em arquivos separados para que uma fonte comum de registros de dados sirva muitas aplicações.
 
·       Bases de conhecimento- que guardam conhecimento em uma multiplicidade de formas como fatos, regras e inferência sobre vários assuntos.
Recursos de Rede
 
Redes de telecomunicações como a Internet, intranets e extranets tornaram-se essenciais ao sucesso de operações de todos os tipos de organizações e de seus SI baseados no computador. Essas redes consistem em computadores, processadores de comunicações e outros dispositivos interconectados por mídia de comunicações e controlados por software de comunicações. O conceito de recursos de rede enfatiza que as redes de comunicações são um componente de recurso fundamental de todos os SI. Os recursos de rede incluem: 
 
·       Mídia de comunicações - cabo de par trançado, cabo coaxial, cabo de fibra ótica, sistemas de microondas e sistemas de satélite de comunicações. 
 
·       Suporte de rede - recursos de dados, pessoas, hardware e software que apóiam diretamente a operação e uso de uma rede de comunicações. 
Usuários finais 
 
Pessoas que usam um SI ou a informação que ele produz.
Especialistas em SI 
 São pessoas que desenvolvem e operam sistemas de informação. Analistas de Sistemas – projetam SI com base nas demandas dos usuários finais. Desenvolvedores de Software – criam programas de computador seguindo as especificações dos analistas de sistemas. Operadores do sistema – monitoram e operam grandes redes e sistemas de computadores.
5- Explique e dê dois exemplos:
CRM
OLAP
DATA WAREHOUSE
6- Explique Internet, Intranet, Extranet.
Resposta:
 Internet
É o conjunto de redes mundial, seu nome tem origem inglesa, onde inter vem de internacional e net significa rede, ou seja, rede mundial de computadores. É um conglomerado de redes de computadores que utilizam um conjunto de protocolos para servir e conectar vários usuários no mundo inteiro. Ela é formada por diversas redes, que consistem em empresas privadas, públicas, acadêmicas e do governo, tornando o seu alcance global e que está ligada a uma ampla variedade de tecnologias de rede eletrônica, sem fio e ópticas.
Intranet
A intranet também é uma rede de computadores. Baseia-se nos serviços oferecidos na Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa, que só pode ser acedida pelos seus utilizadores ou colaboradores internos, ou seja, não é possível acessar ou trocar informações com computadores desta empresa, a não ser que se tenha credenciais de acesso e intranet.
Extranet
Ainda possuímos a Extranet, que é uma espécie de extensão da intranet. Suas funcionalidades são semelhante a da Intranet, porém, seu objetivo é o acesso via Internet, ou seja, de qualquer parte do mundo você pode acessar dados de sua empresa e interagir com demais colaboradores. É uma forma de melhorar a comunicação entre funcionários e parceiros, enriquecendo a base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.
7- No site Zap imóveis é possível comprar ou alugar imóveis diretamente dos proprietários, com toda a comodidade oferecida pela plataforma. Neste caso temos uma relação de e-business do tipo:
B2 B2 e
B2C
C2e
C2B
B2E
8- Quais são os componentes do S.I?
Resposta: Um Sistema de Informação é um sistema automatizado ou manual que através da organização e da combinação de Pessoas, Hardwares, Softwares, Redes de comunicação, Recursos de Dados, Políticas e Procedimentos, armazena, arquiva, recupera, transforma e dissemina informação numa organização, ou seja, é “um conjunto organizado de procedimentos, que, quando executados, produzem informação para apoio à tomada de decisão e ao controlo das organizações" matizado ou manual que através da organização e da combinação de Pessoas, Hardwares, Softwares, Redes de comunicação, Recursos de Dados, Políticas e Procedimentos, armazena, arquiva, recupera, transforma e dissemina informação numa organização, ou seja, é “um conjunto organizado de procedimentos, que, quando executados, produzem informação para apoio à tomada de decisão e ao controlo das organizações" 
9- Um sistema de informação gerencial e registro de todas as transações feitas dentro de uma empresa é um importante suporte no processo de tomada de decisão. Essa informação esta correta?
Resposta: Sim, esta correta.
10- Qual a importância e a contribuição dos sistema de informação na gestão organizacional.
Resposta: Para as organizações se manterem competitivas neste mercado que oscila a cada dia, elas têm que acompanhar as mudanças que ocorrem em torno dela. A Tecnologia mostra-se cada vez mais inovadora. Se as organizações não souberem utilizá-la a seu favor, irão perder seus espaços. Os gestores contemporâneos tem uma função importante, identificar a tecnologia adequada e rentável para o seu segmento de mercado, para que esta atenda as reais necessidades da empresa, sabendo que irá influenciar toda a cultura e estrutura organizacional. É necessário um planejamento estratégico identificando os benefícios e possíveis falhas na implantação dessas tecnologias.
11- O tipo de S.I fornece apoio interativo e específico a tomada de decisão por gerentes é considerado em:
SPT
STD
SIG
SIE
12- Quais as finalidades de um sistema gerenciador de bancos de dados?
Resposta: A finalidade de um sistema de bancos de dados é simplificar e facilitar o acesso aos dados. Visões do usuário de alto nível ajudam-nos a atingir isto. Os usuários do sistema não devem preocupar-se desnecessariamente com os detalhes físicos da implementação do sistema. Contudo, o principal fator na satisfação de um usuário com o sistema de bancos de dados é seu desempenho. Se o tempo de resposta a uma solicitação é muito longo, o valor do sistema é diminuído. O desempenho de um sistema depende da eficiência das estruturas de dados usadas para representar os dados no banco de dados. E, se for o caso, a vantagem não deve ser dada apenas entre espaço e tempo, mas também eficiência de um tipo de operação versus outra. 
13- Explique data marts e dê duas funcionalidades.
Resposta: 
DATAMART
O data mart, também conhecido com Warehouse Departamental, é uma abordagem descentralizada do conceito de data warehouse. Como os projetos sobre Data Warehouse (DW) referiam-se a uma arquitetura centralizada, onde sua implementação torna-se uma tarefa complexa, embora fosse interessante as características de uniformidade, controle e segurança. A implementação de um DW completo requer uma metodologia rigorosa e uma completa compreensão dos negócios da empresa. Esta abordagem pode ser longa e dispendiosa e por isto sua implementação exige um planejamento bem detalhado (em outras palavras, muito tempo). Neste contexto e com a necessidade de agilização de implantação dos projetos de DW, o datamart passou a ser uma opção de arquitetura interessante. Existem duas maneiras distintas de criação de data marts: a top-down e botton-up.

Continue navegando