Buscar

Qual paralelo podemos estabelecer entre a teoria psicodinâmica do trabalho estabelecido por Dejours e o depoimento de Valesca Farias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Qual paralelo podemos estabelecer entre a teoria psicodinâmica do trabalho estabelecido por Dejours e o depoimento de Valesca Farias, autora do livro - O lider integral- no que diz respeito ao sofrimento do trabalho ?
Resposta 
O sucesso profissional, personificado em assumir postos de liderança, tende a levar a pessoa para solidão e rejeição. Assim, a escalada para o sucesso tão vislumbrada pelas lideranças traria insatisfação e ansiedade. O perfil profissional exigido pelas organizações para os lideres contém elevadas exigências de habilidades e competências profissionais além da pressão sobre resultados, vários fatores levam pessoas ao sofrimento psíquico, a capacidade de decidir e de conviver com constantes ameaças de desemprego de cada pessoa são fatores determinantes. Estas exigências da organização do trabalho são fatores desencadeantes para o sofrimento psíquico. Outro fator que contribui para a instauração do sofrimento psíquico diz respeito à história de vida do sujeito e suas características de personalidade.
De acordo com Dejours o trabalho é uma realidade fixa, tornando se complexo negociações em determinados âmbito organizacional, porém pode ser possível, desde que as relações interpessoais as organizações e a estrutura do trabalho possibilitem negociações entre trabalhador e lideraça.
Assim como Dejours, Valesca Fárias propõe soluções para este problemas organizacional, o lider deverá dedicar-se ao desenvolvimento do aspectos subjetivos de cada colaborador de acordo com as possibilidades, abrangendo no estágio de capacitação profissional uma visão que considere a individuação do ser na identificação dos níveis de estímulos apropriados para potencialização dos seus talentos e competências em melhoria da sua capacidade de realização.
2. Dejours diz que para transformar um trabalho equilibrante precisa-se flexibilizar a organização do trabalho a partir do rearranjo das tarefas o que leva a uma diminuição da carga psiquica. Na ausencia desta liberdade o trabalhador precisa encarar uma reorientação profissional que leve em conta a sua aptidão, pois o pleno emprego das aptidões é condição de prazer no trabalho. O que é uma condição para uma reorientação profissional, ou seja, uma mudança de carreira ? Quais fatores foram levados em consideração?
Resposta
Varias são as condições para uma reorientação profissional, no meio da carreira a reorientação pode ocorrer em diferentes situações:
• Adulto satisfeito no seu trabalho, ou seja uma pessoa bem-sucedida mas que desejaria trocar de profissão, ou de especialidade dentro da mesma profissão, experimentar uma atividade diferente. Por exemplo, um médico pediatra que após quatro anos de clínica médica, bem sucedido, com "consultório cheio" num determinado dia resolve, solitáriamente, largar tudo, seu consultório, sua clientela, seus colegas pediatras e começar de novo como psiquiatra, tendo que se submeter à um exame para ser admitido em residência num hospital psiquiátrico. Hoje, após uma longa carreira como psicoterapeuta, sente-se feliz por ter tido a coragem de começar de novo.
• Adulto insatisfeito de seu trabalho, ou seja, uma pessoa mal sucedida, que muitas vezes coloca a culpa do seu insucesso nas dificuldades encontradas na profissão. Por exemplo, um engenheiro civil, cansado de seus baixos salários, de estar sempre dependendo de seu chefe para poder realizar o seu trabalho, decide largar a profissão e ser comerciante, abrindo uma papelaria. Está satisfeito agora, pois é dono do seu próprio negócio, que está sempre crescendo, e sente-se recompensado financeiramente.
• Situação de desemprego: à partir da falta de emprego a pessoa procura a Reorientação a fim de resolver uma questão emergencial, que nem sempre está ligada a procura de uma nova "escolha". Por exemplo, uma pessoa que perde o emprego como jornalista de uma grande empresa e resolve abrir uma microempresa e prestar serviços numa determinada área que domina, a organização de eventos.
• Consequências da "globalização": a modernização tem trazido a necessidade cada vez mais urgente de nos adaptar-mos à tecnologia, aos computadores, à lnternet. Atualmente tem-se falado muito da Re-orientação nas empresas. Vemos diariamente o exemplo dos Bancos que cada vez precisam de menos funcionários, pois os computadores estão substituindo rapidamente um grande número deles. O mundo do trabalho, mediatizado de mudanças tecnológicas: a automação, a globalização, o avanço das comunicações e dos transportes, tem exigido que os "trabalhadores" das mais diferentes profissões se modernizem também. Neste caso a Re-orientação é devida, não à uma falta de orientação, ou à uma "má" escolha profissional, mas principalmente devido à mudanças externas, no meio ambiente.
E como no caso da Wanessa a insatisfação e a infelicidade de estar trabalhando no que não se sentia feliz, onde ela decide se qualificar preparando se para uma oportunidade, que logo apareceu.
Os fatores levados para considerar a mudança de carreira foram a insatisfação e infelicidade de estar fazendo o que não lhe trazia prazer, e o mais importante ir em busca de saber exatamente o que quer para que este caminho de felicidade profissional seja construido sobre bases seguras e certas, para que o prazer seja completo, para isso, é necessário iniciar fazendo alguma coisa que te traga felicidade e prazer, continuando sempre em busca desta completude.
3.Houve algum planejamento para mudança da carreira no caso da Waleska Farias? 
Como deve ser trabalhada uma mudança de carreira para encontrar uma atividade mais prazerosa ?
SIm, Waleska ja demonstrava desejo de formação em psicologia e tentou porém sem êxito, diante das circunstância que vivia, mas sempre estava se informando e buscando cursos que lhe fossem acessível, seu desejo era trabalhar com desenvolvimento humano. conheceu o coaching teve a oportunidade/decisão de se formar e atua realizada em desenvolvimento humano.Questione-se!! O que vocé gostaria de fazer?
Parafrasenado Freud -Um indivíduo normal deve estar apto a amar e a trabalhar
Amar - Enquanto insumo básico de sobrevivencia que é a troca afetiva e como seres humanos somos carentes de insumos emocionais.
Trabalhar - Enquanto propósito de sobrevivencia
Para se posicionar bem profissionalmente um pessoa deve ter contato com sua estrutura profissional, ou seja, conhecer seus valores, para que este lugar seja bem ocupado por este individuo, o valor de cada pessoa fala de sua missão de vida e a consequente recompensa vem dai, observando logico a viabilidade e criando planos delineados para que ao longo do tempo este processo aconteça.
4. É possível ser feliz no trabalho?
Sim, desde que se entenda que a felicidade é relativa à percepção de cada um, em saber o que é bom para si, é preciso prioritariamente, saber quem são para descobrirem o que de fato querem e fazer a relação custo-benefício que as aproxime das suas próprias decisões. Pensar em quem eu sou e o que quero realizar, para então chegar à definição de o que me motiva e seguir na direção do que me faz feliz.

Outros materiais