Buscar

RESPOSTA DA ATIVIDADE RELACIONADO A CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é conservação de alimentos? É o conjunto dos métodos que evitam a deterioração dos alimentos durante um período mais ou menos longo. 
Qual o papel do calor para a conservação de alimentos? Destruir/inativar microrganismos e/ou enzimas indesejáveis, permitindo que o alimento permaneça seguro e com características desejáveis por mais tempo. 
Em que se baseia os processos de pasteurização e de esterilização? A pasteurização é um processo de conservação térmico relativamente brando, no qual o alimento é aquecido a temperatura menores que 100ºC.  A esterilização é o tratamento térmico que se refere à completa destruição microbiana de um alimento ou produto, as temperaturas são superiores a 100ºC. 
Como se dá o processo de conservação por desidratação? Em que implica a remoção de água do alimento? A desidratação ou secagem de um alimento é a operação de remoção de água na forma de vapor, ou seja, para uma fase gasosa através de um mecanismo de vaporização térmica, numa temperatura inferior à de ebulição. 
Em que se baseia o princípio de conservação pelo frio? O efeito conservador do frio baseia-se na inibição total ou parcial dos principais agentes responsáveis pela alteração dos alimentos. Quanto mais baixa for a temperatura, mais reduzida será a ação química, enzimática e o crescimento microbiano.  7. Qual o princípio de conservação da salga? O sal desidrata o produto por diferença de pressão osmótica entre o meio externo e interno, baixando a atividade de água (Aw) do produto para aumentar sua estabilidade microbiana, química e bioquímica e também contribuir para o desenvolvimento de características desejáveis de aroma e sabor nos produtos. 
Como a embalagem atua para conservação dos alimentos? É muito importante na conservação dos alimentos, mantendo a sua qualidade e segurança, atuando como barreira contra fatores responsáveis pela deterioração química, física e microbiológica dos produtos.  
Qual a função do aditivo para conservação dos alimentos? A conservação de alimentos por aditivos consiste na adição de produtos químicos aos alimentos.  
O que é aditivo? De acordo com a FAO, aditivo é definido como ''uma substância não nutritiva, adicionada intencionalmente ao alimento, geralmente em quantidades pequenas para melhorar a aparência, sabor, textura e propriedades de armazenamento''. 
Identifi que a importância dos métodos gerais de preservação de alimentos. Fale com suas palavras sobre 2 métodos. Os métodos gerais de preservação de alimentos tem o objetivo de aumentar a vida útil dos alimentos através de técnicas que evitam alterações microbianas. O método de calor faz reduzir à carga microbiana a desnaturação de enzimas, por exposição dos alimentos a temperaturas altas. O método de frio é a inibição total ou parcial dos principais agentes responsáveis por alterar os alimentos. Quanto mais baixo a temperatura for mais reduzira a ação química, enzimática e o crescimento microbiano.

Outros materiais