Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL I (prof. edna torres / unicuritiba) // TRABALHO: CONSTITUIÇÃO DE 1824

Prévia do material em texto

TRABALHO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I
constituição de 1824: contexto e características
 .
 .
 .
CONSTITUIÇÃO DE 1824:
contexto e características
.
.
.
CONTEXTO HISTÓRICO DA CONSTITUIÇÃO DE 1824:
A constituição de 1824 nasceu após a independência brasileira, com o intuito de legitimar o mais novo império e de equilibrar as várias classes que disputavam o poder político após o fim do regime português, especialmente os escravocratas, que temiam revoltas dos escravos, e os imigrantes que ainda eram leais a Portugal. O imperador D. Pedro I também desejava criar uma constituição liberal, aos moldes do que ocorria na Europa, portanto permitiu que o Conselho de Estado, composto por juristas, redigisse uma Carta de modo a controlar (ou tentar) os poderes do monarca. Em forma e conteúdo, o texto final tem clara inspiração na Constituição Francesa de 1814.
.
.
.
CARACTERÍSTICAS:
O regime de governo estabelecido foi a monarquia hereditária. Existência de Quatro poderes: Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário e o Poder Moderador; o Poder Moderador, exercido pelo imperador, lhe dava o direito de intervir nos demais poderes, dissolverem a assembléia legislativa, nomear senadores, sancionava e vetava leis, nomeava ministros e magistrados, e os depunha. 
Poder Executivo: exercido pelo Imperador que, por sua vez, nomeava os presidentes de províncias. 
Poder Legislativo: era composta pela Câmera dos Deputados e pelo Senado. Os deputados eram eleitos por voto censitário e os senadores eram nomeados pelo Imperador. 
Poder Judiciário: os juízes eram nomeados pelo Imperador. O cargo era vitalício e só podiam ser suspensos por sentença ou pelo próprio Imperador. 
Direito ao voto para homens livres, maiores de 25 anos, e renda anual de mais de 100 mil réis era permitido votar nas eleições primárias onde eram escolhidos aqueles que votariam nos deputados e senadores. Por sua parte, para ser candidato nas eleições primárias, a renda subia a 200 mil reis e excluía os libertos; os candidatos a deputados e senadores deviam ter uma renda superior a 400 mil réis, serem brasileiros e católicos. Estabeleceu o catolicismo como religião oficial do Brasil. No entanto, a Igreja ficou subordinada ao Estado através do Padroado. Criação do Conselho de Estado, composto por conselheiros escolhidos pelo imperador.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes