Buscar

Disturbios pleurais

Prévia do material em texto

Disturbios pleurais
Pleura
A complicação secundária de algumas doenças, levam à complicações patológicas da pleura, membrana que reveste o pulmão. 
***DERRAME PLEURAL
O derrame pleural é uma expressão comum de doenças pleurais primárias e secundárias, na qual podem ser inflamatórias ou não. Apenas 15 ml de liquido pleural lubrificam a superfície da pleura e quando há o aumento desse volume, ocorre o derrame pleural, que podem ocorrer nas seguintes circunstancias:
-aumento da pressão hidrostática, como na insuficiência cardíaca congestiva
-aumento da permeabilidade vascular, como na pneumonia
-diminuição da pressão osmótica, como na síndrome nefrótica
-aumento da pressão negatia intrapleural, como na atelectasia
-diminuição da drenagem linfática, como na carcinomatose mediastinal
Nesse mesmo contexto, há dois tipos de derrames pleurais:
Derrames pleurais inflamatórios: pleurites serosas, serofribrinosas e fibrinosas que se diferenciam apenas na intensidade e na duração e permanência. As causas são inflamações causadas, por exemplo, pela tuberculose e pneumonia.
Derrames pleurais não inflamatórios: é dividido em hidrotórax e hemotórax.
*HIDROTÓRAX
 O excesso de liquido seroso nas cavidades pleurais é chamado de hidrotórax. O liquido é transparente e possui a cor palha. O hidrotórax pode ser considerado unilateral ou bilateral.
A causa mais comum de hidrotórax é a insuficiência cardíaca, que, muitas vezes, está acompanhada de edema pulmonar e congestão.
*HEMOTÓRAX
O acumulo de sangue nas cavidades pleurais é denominado hemotórax. Quase invarialvemente essa é uma complicação fatal de uma ruptura de aneurisma aórtico ou trauma vascular ou pode acontecer no pós-operatório
***PNEUMOTÓRAX
É definido como o acumulo de ar ou gás nas cavidades pleurais e está mais associada ao efisema, asma e tuberculose. Pode ser espontâneo, traumático e terapêutico. 
O pneumotórax espontâneo, pode complicar qualquer forma de doença pulmonar que cause a ruptura de um alvéolo. Uma cavidade de um abcesso que se comunique diretamente com o espaço pleural ou com o tecido intersticial pulmonar também pode levar ao escape de ar. 
O pneumotórax traumático é habitualmente causado por alguma lesão perfurante da parede torácica, que muitas vezes, acaba perfurando o pulmão, levando o fornecimento dois caminhos para acumulo de ar no interior dos espaços pleurais. 
Bibliografia: Robbins & Cotran Patologia - Bases Patológicas das Doenças 
Imagens: http://www.scielo.br/pdf/jpneu/v25n2/v25n2a7.pdf : Curso de diagnóstico por imagem do tórax Capítulo II – Imagenologia da pleura

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes