Buscar

Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESUMAO BIOMATERIAIS ODONTOLÓGICOS II
Reação de presa: Pó + líquido = reação ácido-base Mta= reação de hidratação Cimentos resinosos= polimerização por luz ou ativadas quimicamente.
Cimentos endurecidos são fortes o suficiente para serem usados como base para proteção pulpar, como material restaurador para restaurações temporárias ou permanentes, ou como agentes de cimentação.
Peças protéticas, um agente de cimentação deve exibir viscosidade baixa. Para fixar um núcleo no canal radicular, um cimento mais viscoso. Baixa viscosidade para bandas e alta para brackets.
Verniz de Copal e Hidróxido de Cálcio: Vernizes cavitários e Materiais para forramento e base.
Cimento de fosfato de zinco: Pó = 75% óxido de zinco + 13% óxido de magnésio. Sintetizados acima de 100°C, moídos em pó fino e misturados com componentes radiopacos. Líquido = ácido fosfórico (38% a 59%) + fosfato de alumínio (2% a 3%), e em alguns casos fosfato de zinco (10%). REAÇÃO ÁCIDO – BASE. Manipulação: Reação entre o óxido de zinco + ácido fosfórico = exotérmica; Não dispensar líquido na placa antes o pó ser dispensado e dividido e estar pronto para usar.
Cimentos resinosos: O sucesso da adesão de resinas sem cargas ao esmalte deu origem a ideia de se usar resinas para aderir próteses fixas a dentes preparados. São de baixa viscosidade; insolúveis nos fluidos orais. Nem todos os cimentos resinosos requerem o uso de um adesivo. São apresentados em forma de pó e liquido ou duas pastas. REAÇÃO: POLIMERIZAÇÃO. Manipulação: a remoção do excesso deve ser imediata; e irritante para a polpa; cimentos quimicamente ativados são adequados para todo tipo de restaurações.
Cimento óxido de zinco e eugenol: é comumente usados para cimentação e restaurações provisórias devido as suas qualidades terapêuticas e ph neutro. Pó: oxido de zinco e liquido: eugenol. O eugenol livre interfere com a polimerização de resinas compostas ou cimentos resinosos. REAÇÃO: ACIDO-BASE. 
Tipo I – Cimentação Provisória; Tipo II – Cimentação Longa Duração; Tipo III – Cimentação Temporária e Bases Isolantes Térmicos; Tipo IV – Obturação Provisória. Manipulação Clínica: Elas selam os túbulos dentinários contra o ingresso de fluidos orais e tem efeito sedativo da polpa. Não devem ser usados diretamente sobre a polpa. Cimento difícil de remover; Abaixo do ponto de orvalho -> condensação da água na placa pode acelerar a reação.
Hidróxido de cálcio: Antimicrobiano; pH Básico Alcalino, estimula a formação de dentina secundária (ou reacional) sobre a polpa traumatizada para protegê-la a longo prazo; Composição: base: Ester Glicol Salicilato, Fosfato de Cálcio, Tungstato de Cálcio, Óxido de Zinco e Corantes Minerais. Catalisador: Etiltolueno Sulfonamida, Hidróxido de Cálcio, Óxido de Zinco, Dióxido de Titânio, Estearato de Zinco e Corantes Minerais. Pó de hidróxido de cálcio + solvente com agente espessante propicia de modo mais favorável a indução de tecido de reparação. Não interfere na polimerização de resinas; facilita radiodiagnóstico e BIOCOMPATIVEL. Utilizados para capeamento pulpar direto e indireto; Utilizados como curativo após procedimentos de pulpotomia em dentes decíduos.
Cimentos de trióxido agregado (MTA): vantajoso devido sua capacidade de selamento e biocompatibilidade. Pó: silicato tricálcico, silicato dicálcico, aluminato tricálcico, sulfato de cálcio e cargas radiopacas. Liquido: agua. REAÇÃO: HIDRATAÇÃO DOS SILICATOS. O tempo de presa é bastante longo, em torno de 165 minutos para a presa inicial e pouco menos de 6 horas para a presa final. Antimicrobiano e antifúngico; para obturação de ápices radiculares. capeamento pulpar e curativo em pulpotomias. Reparo de perfurações radiculares, reparo de reabsorção radicular. CIV colocado sobre MTA durante a presa inicial não interfere com a presa; Existe adesão entre o MTA e as resinas compostas utilizando um agente de união após o condicionamento ácido.
Selantes do canal radicular: versões especializadas dos cimentos usados com guta percha. A base de oxido de zinco e eugenol; epoxicos (base povinil, pó e liquido e pasta- pasta). Os cimentos a base de epóxis tem melhor compatibilidade; a base de mta estão sendo desenvolvidos.
Cimentos de fosfato de cálcio: tomam presa com agua, tem propriedades osteocondutoras e osteoindutoras. Consiste num pó que é misturado com um meio aquoso, formando uma pasta. Apresentam baixa resistência e são solúveis. Sua aplicação é para regeneração óssea devido ao mecanismo de presa lento que gera hidroxiapatita.
Etapas de cimentação: aplicação do cimento; assentamento da peça e remoção do excesso de cimento.
Cimento de policarboxilato de zinco: adesivos, não são usados para restaurações. Pó: oxido de zinco e oxido de magnésio. Liquido: ácido poliacrilico e agua. Reação ácido-base.
Cimentos de ionômero de vidro:
Evolução do cimento de silicato e policarboxilato. Composição do pó; sílica, fluoreto de cálcio, sódio, alumina e magnésio. Liquido: ácido tartárico (acelerado de presa), ácido itaconico (aumenta o tempo de vida) e ácidos polialcenoicos.usados para cimentação de peças mecânicas. Apresentam adesividade e liberam flúor. Sua desvantagem é seu processo de maturação longo.
Classificação: Convencionais, REAÇÃO DE PRESA ÁCIDO-BASE; Reforçados por metais, Mistura milagrosa Liga prévia para amálgama + Pó do CIV, Cermet Prata - Sinterização; e Reforçados por resina, Podem apresentar 2 ou 3 presas, Ácido – base Fotoativação Química. CIV modificado por resina
Vantagens: Características de endurecimento;melhoradas;Obtenção da alta resistência inicial; Menor ganho ou perda de água pela matriz; Maior resistência total; Melhor estética inicial. Desvantagens: Contração de polimerização e Mudança de cor após 1 ano. 
Classificação:
TipoI (Cimentação);
TipoII (Restauração);
TipoIII (Forramento ou base /selamento de cicatrículas e fissuras); 
Tipo IV (Fotoativados). 
CIV / ART: Pó: Ti + Óxido de Al;Ácido poliacrílico(excelente vedamento marginal));Óxido de Ferro;Dióxido de Ti e Carbono preto. Líquido: Ácido poliacrílico; Ácido tartárico; Fluoreto de K e Água destilada. 
PROPRIEDADES: Resistência; Liberação de fluoretos; CIV encapsulados liberam mais flúor Capacidade de incorporar flúor; adesividade, na dentina, oxido platina, cemento, aço inox, esmalte, estanho e oxido de sn e au(exceto no ouro platina e porcelana).
 MANIPULAÇÃO: Proporção Pó/Líquido; Muito pó, Menor tempo de trabalho e de presa; Baixa adesividade; Redução da translucidez; Pouco pó ,Mistura fluida; Alta solubilidade; Baixa resistência à abrasão. Aspecto clínico brilhante. 
Indicações: Selamento de cicatrículas e fissuras Classe I conservativa; Classe II tipo túnel e slot horizontal; Classe V – erosão , abrasão e abfração; Restaurações laminadas (sanduíche) Material de forramento; Restauração de dentes decíduos; Núcleos de preenchimento; Cimentação de bandas ortodônticas; Cimentação de RMF; Cirurgias paraendodônticas – selador apical.
Contra – indicações: Classe II com envolvimento de crista marginal
 Classe IV Restaurações com grandes perdas de esmalte vestibular; Restaurações com envolvimento de cúspide; Áreas de grande esforço mastigatório.

Outros materiais