Buscar

discursiva fundamentos históricos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Discorra sobre o panorama educacional do início da Republica no Brasil:
Ideias positivistas foram utilizados e defendidos por muitos dos participantes do movimento pela proclamação da República. A Constituição de 1891 foi inspirada no modelo de república federativa norte-americano. A Primeira Guerra Mundial teve implicações políticas, econômicas e sociais no Brasil (97 - 105). Muitos intelectuais debatiam a educação naquele contexto, como por exemplo, por meio das conferencias nacionais, organizadas pela Associação Brasileira de Educação. Embora a Educação não tenha sido tema central de discussão na primeira assembleia constituinte republicana, ela esteve relacionada ao debate de outras questões, como na definição de quem não teria direito a voto. Houve grande empenho e investimento, no início da Republica, para a organização e expansão do sistema público de ensino no país
(p.110-116) A escola era compreendida como instituição fundamental no esforço de moralizar e civilizar a população do pais e de estabelecer uma ordem social necessária para o progresso (p. 112).
Como as diferentes fontes podem ser utilizadas para a produção de conhecimento sobre a história da educação?
Entre as fontes possíveis para a pesquisa em história da educação, estão aquelas não escolares, que auxiliam na compreensão do contexto e da sociedade em que o objeto ou problema de pesquisa está situado. Um único documento pode ser utilizado como fonte para questões distintas, por diferentes pesquisadores. Cada documento traz, inerente a sua produção, o olhar ou a representação do indivíduo ou da instituição sobre o assunto nele abordado.
Discorra sobre os paradigmas da história conhecida como tradicional:
Na história tradicional os fatos são apresentados pelo historiador de forma objetiva, como aconteceram, valorizando somente documentos oficiais como fontes válidas para a história. A história tradicional está voltada para os grandes acontecimentos e “grandes homens”. O interesse principal está centrado em aspectos políticos na história mundial em detrimento da local e da regional, narrativa linear, restrita a questões. 
Discorra sobre os aspectos da origem da história da educação como disciplina no Brasil:
Os aspectos da origem da história de educação como disciplina no campo da Pedagogia no Brasil enfatizam que a história da educação era indiferente para a área pedagógica, pois os livros tinham caráter didático e tradicional. A produção de conhecimento em história da educação foi reconhecida e legitimada devido à expansão dos programas de pós-graduação no Brasil. A aproximação dos historiadores ao tema educação, o diálogo e o uso de referências teórico metodológico são aspectos importantes para a origem da disciplina.
Discorra sobre os processos de educação e escolarização: 
O termo educação é amplo, abrangendo desde processos de socialização iniciais, como os de âmbito familiar, até aprendizagens mais formais, enquanto a escolarização trata das orientações normativas, praticas culturas e instituições escolares, mais especificamente. É certo que a escolarização faz parte de um processo educativo, que por sua vez, pode ser desenvolvido sem a escola.
Num primeiro momento a lei nº 5692/1971 recebeu poucas críticas. A medida em que ocorreu sua implantação. Apresente três consequências da implantação da lei para educação:
Perda de espaço na matriz curricular das disciplinas da área de humanas, por exemplo: história e geografia tiveram seus conteúdos específicos esvaziados; a introdução obrigatória de disciplinas de cunho cívico, como educação moral, e cívica e organização social e política brasileira; a precariedade de recursos humanos e materiais para a implantação das habilitações profissionais; a retirada de conteúdo do 2° grau que eram solicitados em vestibulares – em seus lugares foram colocados disciplinas relativas à formação profissionalizante, o que implicou o crescimento do número de cursinhos preparatórios; o favorecimento para a expansão da rede privada de ensino, por meio de subsídios públicos; e a formação aligeirada de professores (licenciaturas curtas, com dois anos de duração) permitida para atender às demandas da expansão no acesso à escola pública, que de fato ocorreu nesse período. 
Discorra sobre os principais pontos que permitem visualizar os pressupostos da “nova história”
A nova história interessa-se por toda atividade humana, preocupa-se em analisar as estruturas, permanências, mudanças, e transformações históricas, por meio de registros, escritos, visuais e orais como fontes. Ela procura articular os elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para compreender eventos históricos e compreender a vida, as experiências e o pensamento de pessoas comuns.
Analise o impacto das reformas pombalinas para a educação
A modernização do ensino proposta pelas reformas pombalinas esbarrou na falta de recursos humanos e materiais. As aulas eram realizadas na casa dos professores e cabia a eles providenciarem os materiais que seriam utilizados. Havia poucos professores habilitados a ensinar, a educação não era obrigatória e seu destino não era para a população em geral, mas para poucos.
Discorra sobre a escolarização no Brasil no período Imperial:
O ensino secundário tinha como finalidade principal e mais almejada pelos estudantes a preparação para o ingresso em cursos superiores. Os cursos técnicos profissionalizantes eram pouco valorizados, uma das razões para isso era a cultura discriminatória em relação a alguns trabalhos manuais. Em todos os níveis de ensino havia falta de professores com formação adequada. Houve a criação de cátedras e instituições culturais e educacionais, com ênfase no ensino superior. A iniciativa da educação primaria foram praticamente nulas, limitadas as escolas de ler e escrever e as aulas regias. 
Discorra sobre o modelo educativo desenvolvido pelos jesuítas, dando ênfase a ação educativa jesuítica no Brasil:
A ação educativa jesuítica refletiu sobre um modelo que era lusitano e expressava valores e conteúdos vigentes em Portugal ainda que aplicados no Brasil. As características da educação colonial estiveram as mudanças religiosas da época, as discussões humanistas e cientificas, as organizações políticas das monarquias absolutas, à expansão da burguesia mercantilista e a composição igreja-estado.
Apresente características dos primeiros cursos de formação de professores implementados no Brasil durante o século XIX.
O ensino normal estava entre os cursos técnicos-profissionalizantes. Originalmente eram voltados para os alunos do sexo masculino, mas a partir do século XIX a formação feminina tornou-se mais comum. Em 1860 havia apenas seis escolas normais no Brasil e isso decorria aos poucos atrativos da profissão: em geral os salários eram baixos e a estabilidade precária.
Faça uma análise de quais foram as principais transformações inauguradas por D. João VI e de como estas influenciaram no ambiente intelectual e na educação do Brasil nesse período.
Após a chegada da corte portuguesa houve uma série de mudanças na colônia tais como: a circulação dos primeiros periódicos autorizados na colônia; a criação da Biblioteca Nacional; inauguração do Museu Nacional, etc. todos esses fatores vão contribuir para uma mudança na intelectualidade na colônia, o que significa, contudo, o fim nos problemas do sistema educacional que ainda guardaria muitas heranças do período anterior.

Outros materiais