Buscar

discursiva psicologia da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
“O estágio operatório concreto ocorre por volta dos 7 aos 9 anos de idade. O início desse estágio coincide com o início da escolarização, e há um consenso que profundas mudanças na forma de pensar acontecem nesse período. Nesse período há mais flexibilidade de pensamento e conseguem solucionar problemas mentalmente”. 
No período operatório concreto a criança já consegue realizar operações a partir da sua realidade. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas tele aulas e no livro-base Teorias da aprendizagem – um encontro entre os pensamentos filosóficos, pedagógico e psicológico, descreva quando ocorre a apropriação do conhecimento nesse período.
Resposta: para conhecer é preciso construir, transformar o objeto de conhecimento, retornando mentalmente ao seu ponto de partida. É por essa razão que aprendemos somente quando operamos com conhecimento, quando interagimos ativamente, não quando copiamos. Primeiro vem a produção, depois a apropriação. A criança do operatório concreto consegue realizar operações a partir de sua realidade concreta.
Questão 2
“ As primeiras estruturas que se constroem são as sensórios motoras. Elas iniciam seu processo de desenvolvimento a partir dos reflexos inatos. Em suas atividades, o bebê desenvolve os sentidos (tato, olfato, paladar, audição e visão) e também desenvolve o exercício de sua motricidade. É essa atividade que vai determinar as primeiras adaptações sensório-motoras. Os primeiros esquemas surgem da coordenação de reflexos – e essa é a gênese da inteligência.
Com base no texto acima, nas aulas e no livro da disciplina descreva a estrutura sensório motora caracterizada por Piaget.
Resposta: Este período inicia-se com o nascimento. No começo da vida mental do recém-nascido, apenas os reflexos sensório-motores hereditários e instintivos têm a função de satisfazer o impulso básico de nutrição. Em seguida, os reflexos de sucção vão se a perfeiçoando e se tornando mais complexos, por integração aos hábitos e percepções organizados, constituindo o ponto de partida de novas condutas, adquiridas com a ajuda da experiência.
Questão 3
No estágio operatório concreto a criança é capaz de usar um raciocínio indutivo, isto é, a partir de poucas experiências pode chegar a princípios gerais. O domínio de operações matemática básicas, bem como a capacidade de contar com o sentido e de ordenar as coisas, é nesse estágio que a conservação de quantidade é marcante 
O desenvolvimento da moral no período operatório-concreto inicia-se com o desenvolvimento da autonomia. Em função da autonomia há uma diminuição do egocentrismo, o indivíduo consegue trabalhar em grupo além de compreender as normas e regras. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas tele aulas e no livro-base Teorias da aprendizagem – um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, descreva as características da moralidade no período operatório-concreto.
Resposta: A criança no operatório concreto passa a compreender que normas e regras foram criadas pelos homens e que podem perfeitamente ser mudadas. Outra coisa que preocupa é o sentimento de justiça. Exige que as regras sejam válidas para todas as pessoas do mesmo grupo. Seus julgamentos, quando percebe atos incorretos, levam em consideração a intenção daquele que praticou o ato, bem diferente das sanções expiratórias do pré- operatório, e relacionadas aos estragos feitos pela ação.
Questão 4
A influência dos conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento mental da criança é analógica ao efeito da aprendizagem de uma língua estrangeira, um processo que é consciente e deliberado desde o início. Na língua materna, os aspectos primitivos da fala são adquiridos antes dos aspectos mais complexos.
A linguagem apresenta função determinante no desenvolvimento humano. Para compreendê-la, segundo Vygotsky, é preciso conhecer melhor a categoria chamada por ele de atividade. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas tele aulas e no livro da disciplina, explique a categoria atividade segundo a visão de Vygotsky. 
Resposta: para compreendermos como ocorre a construção do pensamento e da linguagem da forma proposta por Vygotsky, é necessário, antes de tudo, resgatarmos o que o autor resgatarmos o que o autor compreende como sendo a categoria atividade, para posteriormente, embrenharmo-nos na seara do pensamento e da linguagem. Nesse sentido, não podemos esquecer, primeiramente, que por meio da atividade que o homem constitui as suas relações humanas e transforma o mundo. Ao se apropriar da realidade externa, ocorre uma atividade interna de apropriação e de articulação do novo; o que marca essa atividade interna é a superação, a confrontação, a contradição e a ambiguidade entre o novo e o velho (Aguiar, 2006). Dessa forma, é na atividade que o ser humano desenvolve a sua capacidade cerebral, ou seja, diferentemente do animal irracional, para a qual essa atividade está dirigida à satisfação biológica, o ser humano é motivado pela apropriação da experiência humana. Isso ocorre porque a medida que o indivíduo adquire a capacidade de planejar, de abstrair, de reconhecer conexões casuais e de antecipar os acontecimentos imediatos, ele passa a produzir sua forma humana de existência. Afinal o indivíduo é constituído na e pela atividade, ao produzir sua forma humana de existência revela em todas as suas expressões a historicidade social, a ideologia, as relações sociais, o modo de produção. Ao mesmo tempo, esse homem expressa a sua singularidade, o novo que é capaz de produzir os significados sociais e os sentidos subjetivos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes