Buscar

Resumão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMÃO FISIOLOGIA I
Principais classes de celulas: neuronios; celulas musculares; celulas epiteliais;tecido conjuntivo.
Classes estruturasis de neuronios: bipolar; pseudopolar e multipolar.
Sinalização Celular: Etapas; 1. Células sintetizam e liberam a “mensagem”; 2. A molécula sinalizadora segue em direção à célula-alvo; 3. A molécula sinalizadora segue em direção à célula-alvo; 4. Um sinal é omitido e haverá mudanças e adaptações no metabolismo celular;
Tipos de sinalização: Sinalização autócrina; Sinalização parácrina; Sinalização endócrina; Sinalização sináptica; Sinalização neuroendócrina:
Feedback Positivo e Negativo: Também conhecido como retroalimentação; Do inglês: reação ao estimulo, que serve para avaliar os resultados da transmissão, ou até mesmo da resposta. A retroalimentação existe entre as duas partes quando uma afeta a outra.
Etapas do potencial de ação da célula: Depolarização: despolarização rápida, durante a qual o potencial de membrana muda de –70 mV (repouso) para +30 mV. Aumento súbito e dramático na permeabilidade ao sódio para o interior da célula. Com a permeabilidade ao sódio agora maior do que a permeabilidade ao potássio, o potencial de membrana aproxima-se do potencial de equilíbrio do sódio de +60 mV. Repolarização: O potencial de membrana retorna de +30 mV para seu nível de repouso –70 mV. A permeabilidade ao potássio aumenta. O potássio, então, move-se a favor de seu gradiente eletroquímico para fora da célula, repolarizando o potencial de membrana e trazendo-o de volta aos níveis de repouso. Pos-hiperpolarizacão: A permeabilidade ao potássio continua elevada por pouco tempo (5 a 15 ms. Durante esse tempo, o potencial de membrana e ainda mais negativo do que no repouso, à medida que se aproxima do potencial de equilíbrio do potássio (–94 mV).
Tipos de sinapses: axo-somático; axo-dendritico; neuroefetor e neuromuscular.
Função da célula da glia: muitas formam fibras que mantem a unidade do tecido, já outras enrolam bainha de mielina, formando fibras nervosas mielínicas típicas, capazes de transmitirem sinais com velocidade de até 100 metros, como acontece nos nervos periféricos. 
Vias de inervação do sistema nervoso autônomo: simpático e parassimpático. 
Principais proteínas da miofibrilas que e responsável pela capacidade contrátil do m.: Actina (filamentos Finos) e Miosina (filamentos grossos).
Estruturas do tecido conjuntivo que envolve todas a s camadas musculares: endomesio; perimísio e epimisio. Das três camadas forma o tendão (fita onde os músculos se inserem).
Tipos de músculos: esquelético; cardíaco e liso.
Camada das veias e artérias: camada intima; camada media e camada adventícia.
Tipos de fibras musculares: tipo I – contração lenta e Tipo II- contração rápida.
Propriedades do músculos: excitabilidade; contratilidade; extensibilidade e elasticidade.
O Fuso muscular protege o musculo de alongamentos excessivos. O órgão tendinoso de golgi protege e inibe.
Proteínas que formam o musculo: tropomiosina; troponina; miosina e actina.
Tecido que formam a estrutura do coração: pericárdio; epicárdico; endocárdio e miocárdio.
Válvulas cardíacas: mitral ou bicúspide; tricúspide; aórtica e pulmonar.
Barorreceptores: desencadeiam aumento da atividade simpática e diminuição da parassimpática que provoca aumento da frequência cardíaca, da contratilidade do miocárdio e da resistência vascular. Essa sequência de eventos e denominada reflexo barorreceptor. A função do barorreceptor é regular a pressão arterial.
Funções especificas do coração: transporte de gases; nutrientes e resíduos metabólicos.
No sinusial é uma célula auto excitável que controla o ritmo do coração e despolariza para causar contração atrial.
Fibras de purkinje é uma célula auto excitável que quando despolariza causa contração dos ventrículos. São fibras largas que intervém na condução do nódulo atrioventricular para os ventrículos.
Células rítmicas do coração: nó sinusial (inicia o disparo); nó atrioventricular ( contrai os átrios); feixes de hiss (conduz o estimulo até os ventrículos e na fibra de purkinje) e fibras de purkinje (condução do atrioventricular, feixe de hiss e fibras de purkinje).
A artéria pulmonar leva sangue desoxigenado ao pulmão.
A veia pulmonar, leva sangue oxigenado ao pulmão.
Etapas de um potencial de ação cardíaco: depolarização (aumento de sódio; platô (aumento de cálcio) e repolarização (aumento de potássio).
Síntese da Acetilcolina: A acetilcolina é sintetizada nos terminais axonais a partir da colina e da acetilcoenzima A, numa única reação enzimática, catalisada pela enzima colina-acetiltransferase. A reação produz acetilcolina e libera coenzima AA ACh e o ADh é inativada pela acetilcolinesterase,.Assim, esta enzima, abundante na fenda ou fissura sináptica tem a função de eliminar da fenda sináptica a acetilcolina liberada na sinapse - o que é essencial para o adequado desempenho da função muscular.

Outros materiais