Buscar

ENADE 2018 ESTACIO

Prévia do material em texto

ENADE 2018 - ESTÁCIO
Sabe-se que as novas tecnologias alteraram o quadro tradicional das principais mídias que serviam para apresentar conteúdos educacionais. Hoje, não dispomos apenas de mídias como o texto impresso, os sons das transmissões radiofônicas e as imagens do vídeo ou da televisão, pois podemos contar com os novos dispositivos eletrônicos, ou seja, com as mídias digitais. Por isso, as práticas de leitura e de escrita ganham novas possibilidades educacionais, podendo ser vivenciadas e veiculadas não apenas no espaço da escola, já que elas se virtualizam e são desterritorializadas, estendendo-se para ambientes virtuais e sendo exibidas em dispositivos como telefones celulares, tablets e notebooks, ao mesmo tempo em que convivem com os livros impressos e os cadernos.
A partir do que é afirmado acima, é possível concluir corretamente que:
As novas práticas de escrita e de leitura nos ambientes virtuais impõem o “internetês” como principal linguagem da atualidade, o que leva, inevitavelmente, ao desaparecimento da língua padrão e à necessidade de a escola usar somente o “internetês”, pois essa é a linguagem mais adequada para o ensino-aprendizagem a partir do uso de dispositivos digitais e num contexto em que não mais se usa livros ou cadernos.
Os instrumentos digitais móveis cada vez mais modernos, como, por exemplo, os aparelhos celulares, favorecem a mobilidade da leitura, proporcionando aos seus usuários a liberdade tão cerceada pelas convenções que a leitura impressa inevitavelmente impõe, já que é impossível se ler um livro ou jornal impresso em vários lugares, como num ônibus, numa praça ou em outro local ao ar livre.
A extinção da leitura em livros impressos no Brasil é inevitável e certa em curtíssimo prazo, haja vista os leitores hoje conviverem com repositórios digitais de leitura cada vez mais modernos, como os tablets.
Os livros eletrônicos e os textos digitalizados, além de oferecerem inúmeras facilidades para a leitura e para a pesquisa, extinguiram a cultura impressa por meio de seu rebaixamento, haja vista o desaparecimento dos textos impressos e a mão no contexto escolar.
As práticas de leitura e de escrita no contexto do hipertexto eletrônico são marcadas por mais possibilidades pedagógicas e pela diversidade nas suas manifestações, ao mesmo tempo em que não exterminam, necessária e imediatamente, com os suportes materiais anteriores às mídias digitais.
Gabarito
2
As novas práticas de leitura e de escrita no hipertexto eletrônico, as mudanças de comportamento nas redes sociais, as novas formas de se relacionar nos ambientes virtuais, as transações comerciais eletrônicas e a economia no mundo digital são algumas das manifestações que ocorrem no ciberespaço e podem ser associadas, corretamente, com:
A inclusão digital, pois fazem parte da realidade de todos os cidadãos e se constituem em experiências vivenciadas integralmente por todas as pessoas no mundo.
A cibercultura, pois fazem parte dos aspectos culturais das novas tecnologias e das mídias digitais.
A sociedade do espetáculo, porque são práticas relacionadas apenas com a exibição e o entretenimento.
As ferramentas e comunicações assíncronas, já que são práticas que ocorrem somente em modo ou tempo diferidos.
A robotização, uma vez que são práticas nas quais a dimensão humana e afetiva, necessariamente, é suprimida.
Gabaritotext_format
3
A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. [...] No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos políticos atualmente eficazes.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 23-24. 
Considerando o enunciado anterior, sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta. 
A globalização é um processo exclusivamente baseado no desenvolvimento das novas técnicas de informação e sua origem está diretamente relacionada com a difusão e universalização do uso da internet, que se deu a partir do final da década de 1990. 
Entre as características próprias da globalização temos a alteração profunda na divisão internacional do trabalho, em que a distribuição das funções produtivas tende a se concentrar cada vez mais em poucos países, como é o caso dos Estados Unidos e do Japão. 
Sobre as ações que asseguram a emergência do mercado global, o autor está se referindo à doutrina econômica neoliberal que, entre outros princípios, defende o fortalecimento do Estado e a intervenção estatal como reguladora direta dos mercados – industrial, comercial e financeiro. 
Atualmente, as relações econômicas mundiais, compreendendo a dinâmica dos meios de produção, das forças produtivas, da tecnologia, da divisão internacional do trabalho e do mercado mundial, são amplamente influenciadas pelas exigências das empresas, corporações ou conglomerados multinacionais. 
As estratégias protecionistas tomadas pelos governos em todo o mundo, dificultando a entrada de produtos estrangeiros em seus mercados nacionais são consideradas como características marcantes do processo de globalização. 
Gabaritotext_format
4
Leia o trecho:
O sertão vai a Veneza
Festival de Veneza exibe “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, feito a partir de uma longa viagem pelo sertão nordestino. [...] Rodaram 13 mil quilômetros, a partir de Juazeiro do Norte, no Ceará, passando por Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas, improvisando dia a dia os locais de filmagem. “Estávamos à procura de tudo que encetava e causava estranhamento. Queríamos romper com a ideia de lugar isolado, intacto, esquecido, arraigado numa religiosidade intransponível. Eu até evito usar a palavra ‘sertão’ para ter um novo olhar sobre esse lugar”, conta Karim. A ideia era afastar-se da imagem histórica da região na cultura brasileira. “Encontramos um universo plural que tem desde uma feira de equipamentos eletrônicos a locais de total desolação”, completa Marcelo. CRUZ, Leonardo.
Folha de S. Paulo, p. E1, 05/09/2009.
A partir da leitura desse trecho, é INCORRETO afirmar que
A feira de equipamentos eletrônicos, símbolo da modernidade e da tecnologia sofisticada, é representativa do contrário do que se pensa sobre o sertão nordestino.
As expressões isolamento, esquecimento e religiosidade, utilizadas pelos cineastas, são consideradas adequadas para expressar a atual realidade sertaneja.
O termo “sertão” tem conotação pejorativa, por implicar atraso e pobreza; por isso, seu uso deve ser cuidadoso.
Os entrevistados manifestam o desejo de contribuir para a desmitificação da imagem do sertão nordestino, congelada no imaginário de parte dos brasileiros
Revela o estranhamento que é comum entre pessoas mal informadas e simplificadoras, que veem o sertão como uma região homogênea.
Gabaritotext_format
5
Por menor que seja, uma empresa não sai do papel se não for, de algum modo, competitiva. O grande desafio dos empreendedores e executivos é saber administrar o crescimento da companhia, para que ela continue competitiva em todos os estágios de produção e em qualquer tamanho. Esta é a avaliação dos especialistas da consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC) ouvidos por EXAME.
POLONI, Gustavo. Escala é o maior desafio da competitividade. 2010. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/escala-e-o-maior-desafio-da-competitividade-m0128985/. Acesso em: 25.11.2017.
Compreender como as organizações desenvolvem sua vantagem competitiva é essencial para atuar no mercado, considerando estesconceitos avalie as afirmações a seguir, no que se refere ao modelo de cinco forças de Porter.
I. A empresa com maior flexibilidade para responder aos ataques da concorrência tem maiores chances de crescimento ou sobrevivência.
II. Os novos concorrentes representam a ameaça de novas estratégias, respaldadas no interesse de ganhar mercado, normalmente com investimentos consideráveis para atingir seus objetivos.
III. Os compradores exercem forte influência por exigirem, sempre, menos qualidade por um preço maior.
IV. Novas alternativas de produção, novas tecnologias e a descoberta de novos usos para os produtos existentes atuam melhorando a relação entre preço e desempenho em comparação a um produto da indústria atual.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Gabaritotext_format
6
Considerando a importância da diferenciação diante do posicionamento da organização, assinale a opção que correlaciona corretamente uma das cinco dimensões da diferenciação a suas características.
As características, o desempenho, a conformidade, a durabilidade, a confiabilidade, a facilidade de conserto, o estilo e o design são características da diferenciação de pessoas.
A facilidade de pedido, a entrega, a instalação, o treinamento do consumidor, a consultoria ao consumidor e a manutenção e conserto são algumas das características da diferenciação através do canal de distribuição.
A contratação e o treinamento de pessoas mais bem qualificadas do que seus concorrentes, envolvendo competência, cortesia, credibilidade, confiabilidade, responsividade e comunicação são algumas das características da diferenciação de serviços.
O modo de desenvolvimento dos canais de distribuição, no que tange termos de cobertura, experiência e desempenho são características da diferenciação de produto.
Os fatores relacionados ao símbolo, a mídia audiovisual, a atmosfera e os eventos relacionados a imagem da empresa ou marca são características da diferenciação através da imagem.
Gabaritotext_format
7
Tendo este texto como referência e considerando as políticas de preços diante do mercado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O que ocorre no mundo e no Brasil é uma crescente concorrência, aumento de importações, maior liberdade de preços, oportunidades de menor concentração de oferta e conscientização do consumidor e do mercado.
PORQUE
II. Em condições de maior liberdade de mercado e aumento dos níveis de exigências, o poder de barganha do mercado diminui, de forma que o mesmo não tem o direito de sinalizar ou ditar o que está disposto a pagar por um produto ou serviço.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
AS asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
 A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Gabaritotext_format
8
Considerando que as organizações necessitam avaliar o retorno derivado das ações de comunicação de marketing, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Diversos são os indicadores possíveis de serem utilizados por uma organização que deseja avaliar seus resultados em marketing.
PORQUE
II. As organizações podem aplicar uma mesma “fórmula mágica” ou um mesmo padrão de métricas e parâmetros em toda e qualquer ação de comunicação integrada de marketing, tendo sempre o retorno desejado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Gabaritotext_format
9
Em relação ao marketing de relacionamento, avalie as afirmações a seguir:
I. O marketing de relacionamento pressupõe, assim, um diálogo entre a empresa e os clientes, em que a comunicação seja o mais individualizada possível.
II. Para que haja uma comunicação focada no relacionamento, é preciso verificar, nas características do marketing direto: interatividade – interação um a um.
III. A diferença fundamental entre a interatividade no marketing tradicional e no marketing de relacionamento é que a primeira serve de intermediária entre a produção e o consumo; e a segunda, de realizadora entre a produção e o consumo.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Gabaritotext_format
10
Este marketing pode ser descrito como um retorno ao comércio praticado individualmente, agora acrescido aos ganhos de escala e ao desenvolvimento Tecnologia de Informação e das Telecomunicações.BERGANTON. Leandra. Marketing de Relacionamento. Rio de Janeiro: SESES, 2015.
Considerando as características tratadas no enunciado desta questão, assinale a opção que corresponde ao tipo de marketing evidente:
Marketing Social
Marketing de Massa
Endomarketing
Marketing de Relacionamento
Marketing Mobile
Gabarito

Outros materiais