Buscar

Estudo Dirigido – MECANISMOS EFETORES DA RESPOSTA IMUNE MEDIADA POR CÉLULAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – MECANISMOS EFETORES DA RESPOSTA IMUNE MEDIADA POR CÉLULAS 
1. As células T imaturas migram preferencialmente para os órgão linfoides secundários, enquanto as células que já foram ativadas pelo antígeno migram preferencialmente para os locais da inflamação. Em parte isto acontece devido à expressão das moléculas de adesão nestas células. Explique qual é o caminho dos linfócitos T CD4+ desde o vaso sanguíneo até sua chegada no tecido periférico e quais moléculas de adesão envolvidas. Se preferir pode fazer um esquema, desde que todas as moléculas de adesão estejam mostradas.
 Os linfócitos T CD4+ ao sairem dos linfonodos pelos vasos linfáticos eferentes caem na corrente sanguínea e chegam aos tecidos periféricos através dos vasos sanguíneos periféricos, onde se ligam a E ou P-selectina presente no local da infecção pelo Ligante da E ou P-selectina, ou a ICAM-1 ou V-CAM1 também presente no local da infecção através da Integrina (LFA-1 ou VLA-4).
E/P-selectina se liga ao Ligante de E/P-selectina (fase de rolamento)
LFA-1 se liga ao ICAM-1 (fase de adesão)
VLA-4 se liga ao VCAM-1 (fase de adesão)
2. Relacionado aos subtipos de linfócitos T CD4+: 
Qual é o tipo de microorganismo que ativa a diferenciação e qual é a citocina que induz o desenvolvimento de cada subtipo
 
Th1- microrganismos intracelulares/microbactérias. Citocina IL-12
Th2- helmintos. Citocina IL-4
Th17- fungos extracelulares e bactérias. Citocina IL-23
3. Quais são os tipos de células e quais os mecanismos imunes que eliminam: 
a) microorganismos que estão dentro das vesículas dos fagócitos : Linfócitos T CD4+ (Th1, Th2 e Th17) através da ativação de macrófagos ou inflamação.
 b) microorganismos que vivem no citoplasma: T CD8+ (CLT) através da indução da apoptose nas células infectadas.
4. Quais são os mecanismos pelos quais os linfócitos T ativam os macrófagos e quais são as respostas dos macrófagos que leva à destruição dos microorganismos ingeridos?
A ativação dos macrófagos pode se dar pela via Clássica, onde ligantes microbianos TLR e IFNgama produzidos pelos monócitos se ligam aos Macrófagos M1 produzindo ROS, NO e enzimas lisossomais que possuem ação microbicida e irão causar a fagocitose e morte de bactérias e fungos, ou Quimiocinas , IL-1, IL-12 e IL-23 irão contribuir para um processo de inflamação.
A via Alternativa consiste em IL-13 e IL-4 produzidos pelos monócitos, se ligarem aos macrófagos M2 que irão liberar IL-10 e TGF-beta que atuarão na recuperação dos tecidos por possuirem efeitos anti-inflamatórios, reparo de feridas e fibrose, além de interromperem o processo de inflamação do M1.
5. Qual é o tipo de linfócitos T que elimina os microorganismos intracelulares, como os vírus. Qual é o mecanismos utilizado?
São os Linfócitos T CD8+ (CTL) que ao reconhecerem o peptideo MHC I expressos na membrana da célula contaminada irá liberar perforina que se polimeriza e forma poros para entrada de granzima e serglicina que serão internalizadas para os endossomos por endocitose e irão ativar as caspases que levarão a morte por apoptose dessa célula. Outra maneira é a ligação de FasL (CTLs) e o receptor de morte Fas que irá liberar caspases e causar a morte por apoptose.
6. Caso clínico Camila procurou um médico pela primeira vez quando tinha 19 anos. Tinha saído da Colombia para estudar na Universidade de Havard. Desde os 16 anos ela vinha observando uma perda gradual de sensibilidade no dorso de sua mão e havia desenvolvido lesões hipopigmentadas nos dois braços. Além disto, ela vinha perdendo os cílios, pelos da sobrancelhas e mais adiante até seu cabelo estava caindo. Ao médico ela relatou uma história de asma leve que melhorou com tratamento específico. Exames clínicos e laboratoriais apresentaram resultados normais. Uma biópsia das lesões do braço revelou numerosos bacilos álcool-ácidos resistentes, que juntamente com os progressivos sintomas neurológicos, levou ao diagnóstico de lepra lepromatosa. 
a) faça uma pesquisa e conheça a diferença entre os tipos de lepra. 
Hanseníase indeterminada
Fase inicial da doença que sozinha evolui para cura, devido ao sistema imunológico ser capaz de combater a bactéria. Representa 90% dos casos, geralmente acontece em crianças.
Hanseníase tuberculóide ou paucibacilar
É a forma mais benigna e localizada, atacando os indivíduos com alta resistência ao bacilo de Hansen, onde o sistema imunológico não consegue destruí-lo, mas também não permite que se espalhe pelo corpo. A doença não é contagiosa nesse estágio.
Hanseníase borderline ou dimorfa
É a forma intermediária da doença resultante de uma imunidade também intermediária.Nesta fase há acometimento dos nervos próximos as lesões, podendo ocorrer neurites agudas com grave prognóstico.
Hanseníase multibacilar, lepromatosa ou virchowiana
É a forma mais grave e contagiosa da doença. Ela se apresenta quando o sistema imune do paciente se torna incapaz de controlar a proliferação da bacteria.
b) qual é a relação entre a presença da Th1 e Th2 e o desenvolvimento da doença. 
Th1 e Th2 são responsáveis pelas doenças autoimunes e alergias, ambas presentes na hanseníase. O Th1 está ligado ao aparecimento de doenças autoimunes e inflamações crônicas causadas por patógenos intracelulares, enquanto o Th2 está relacionado a alergias.
c) Baseada no diagnóstico de lepra lepromatosa, qual é o tipo de linfócito TCD4+ predominante em Camila? 
Th1, por ser uma doença autoimune e crônica
d) Que citocina poderia ser benéfica para a paciente? 
IL-12
e) Porque Camila poderia estar propensa a desenvolver asma?
Camila poderia estar propensa a desenvolver asma pelo fato de que seu sistema imune já estava debilitado e durante a diferenciação do T CD4+ ele poderia se diferenciar em Th2 ocasionando a asma.

Outros materiais