Buscar

O planejamento como etapa inicial do processo administrativo

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	O planejamento é uma função administrativa importante para situações de incerteza, de imprevisibilidade e de instabilidade. O planejamento deve ser feito tomando cuidado de ser eficiente e eficaz, preocupação fundamental de todo gestor. O que é exatamente ser eficiente e eficaz?
		
	 
	Eficiente é a qualidade de fazer com excelência, sem perdas ou desperdícios (de tempo, dinheiro ou energia). Já eficaz significa atingir o objetivo proposto, cumprir, executar, operar, levar a cabo.
	
	Eficiente significa atingir o objetivo proposto, cumprir, executar, operar, levar a cabo. Já eficaz é a qualidade de fazer com excelência, utilizando o máximo de recursos possíveis.
	
	Eficiente significa atingir o objetivo proposto, cumprir, executar, operar, levar a cabo. Já eficaz é a qualidade de fazer com excelência, sem perdas ou desperdícios (de tempo, dinheiro ou energia).
	
	Eficiente significa atingir o objetivo proposto, com o máximo de recursos possíveis. Já eficaz é a qualidade de fazer com excelência, sem perdas ou desperdícios (de tempo, dinheiro ou energia).
	
	Eficiente significa atingir o objetivo proposto, cumprir, executar, operar, levar a cabo. Já eficaz é a qualidade de fazer com excelência, sem se preocupar com perdas ou desperdícios.
	
	 
	Ref.: 201803892710
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	As empresas não agem na pura improvisação e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é planejado para que possa ser feito da melhor maneira possível, da primeira vez e sem erro.
Nesse contexto, pode-se afirmar que:
I - O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções (organização, direção e controle).
II - Lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los de forma eficiente e eficaz.
III - Define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em que sequência.
Considerando os itens acima, assinale a ÚNICA alternativa correta.
		
	
	Somente o item III está correto.
	
	Somente o item I está correto.
	
	Somente os itens I e III estão corretos.
	
	Nenhum item está correto.
	 
	Todos os itens estão corretos.
	
	 
	Ref.: 201804089803
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Eficiência e eficácia são dois componentes sempre encontrados na análise do plano de ação de empresas bem sucedidas diante do mundo corporativo . Um exemplo de administração eficaz ocorre quando a empresa busca :
		
	 
	Alcançar objetivos estabelecidos ; "fazer a coisa certa ".
	
	Aumentar lucros ; alterar atividade-fim .
	
	"Minimizar custos"; diminuir sua linha de produtos .
	
	Utilizar atividades interdependentes ; alterar objetivos .
	
	Alterar organograma ; minimizar lucros .
	
	 
	Ref.: 201803492500
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O planejamento da empresa que é projetado no longo prazo, que está voltado para as relações entre a empresa e o seu ambiente de tarefa, e que envolve a empresa como uma totalidade é o:
		
	
	Técnico.
	 
	Estratégico.
	
	Tático.
	
	Intermediário.
	
	Operacional.
	
	 
	Ref.: 201803303835
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No mundo competitivo de hoje, as empresas buscam o sucesso utilizando-se para isto do planejamento. Esta forma assemelha-se ao defendido por Sun-Tzu, general chinês, que escreveu a obra "A arte da guerra", onde observa-se a importância que ele atribui às ações estratégicas para alcançar as vitórias desejadas na guerra. Nas empresas, que tipo de planejamento é utilizado neste sentido:
		
	
	Gerencial
	
	Executivo
	
	Tático
	
	Operacional
	 
	Institucional
	
	 
	Ref.: 201803827038
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação. O planejamento estratégico constitui o conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento global da empresa no horizonte temporal de:
		
	
	Longo prazo, porém em determinadas situações, no médio ou curto prazo.
	
	Médio prazo
	
	Curto prazo
	 
	Longo prazo
	
	Tempo necessário para o aprimoramento dos funcionários.
	
	 
	Ref.: 201804093961
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que planejar é analisar o presente e traçar a forma de execução para um status futuro. Portanto em que consiste as etapas da formulação, implantação e acompanhamento do planejamento? Assinale a alternativa correta:
		
	
	Formulação ou elaboração - Avaliação e seleção de metas e planos Implantação- Diagnóstico: Análise Externa e Interna Acompanhamento- Monitoramento e controle
	
	Formulação ou elaboração ¿ Desenvolvimento de metas e planos Implantação- Diagnóstico situacional Acompanhamento- Monitoramento de resultados
	 
	Formulação ou elaboração - Diagnóstico: Análise Externa e Interna Implantação- Avaliação e seleção Acompanhamento ¿ Monitoramento e controle
	
	Formulação ou elaboração - Monitoramento e controle Implantação- Diagnóstico: Análise Externa e Interna Acompanhamento- Avaliação e seleção de metas e planos
	
	Formulação ou elaboração - Avaliação e seleção de metas e planos Implantação - Monitoramento e controle Acompanhamento- Diagnóstico: Análise Externa e Interna
	
	 
	Ref.: 201803840999
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O planejamento é a função administrativa que estabelece antecipadamente o que deve ser feito e os objetivos a serem alcançados, podendo-se assim afirmar que:
I - O planejamento deve ser profissional cuidadoso, constante e fiel aos cenários presentes e futuros.
II - O planejamento começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingí-los de forma eficiente e eficaz.
III- O planejamento, nos diversos níveis organizacionais, apresenta as mesmas características em relação à responsabilidade pela tomada de decisões.
IV- O planejamento é uma técnica cada vez mais necessária para situações de incerteza, de imprevisibilidade e de instabilidade.
Assinale a opção que contém as afirmativas corretas:
		
	
	I, III e IV , apenas.
	
	II e IV, apenas.
	
	I e III apenas.
	
	I e II , apenas.
	 
	I, II e IV apenas .

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes