Buscar

Caso 8 Direito Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá. 
Pâmela Paúra - 201703077741; Turno: Tarde
Caso 8 - Direito Civil 
O bem é considerado como tudo aquilo que tem alguma utilidade para as pessoas. Bem principal é aquele que existe em razão de si mesmo; desenvolve sua função e utilidade independentemente de outro bem. Já o bem acessório é aquele que existe em razão de outro bem, logo, pressupõe a existência de um bem principal. As modificações feitas pelo casal se inserem nesse.
Os acréscimos e melhoramentos realizados no imóvel, são chamados de benfeitorias. No caso concreto em questão, identificamos os três tipos dessa: 1° a benfeitoria necessária que é o conserto das infiltrações, já que visa que a casa não se deteriore; 2° a benfeitoria útil que é a instalação do forno à lenha pois melhora e facilita o uso da cozinha ou onde estiver instalado; e a benfeitoria voluptuária que é a instalação de papeis de parede, pois é um ornamento que embeleza o ambiente e torna mais agradável o seu uso. 
De acordo com o artigo 1.219 de nossa legislação civil que dispõe da seguinte redação, ‘’O possuidor de boa-fé tem direito à indenização das benfeitorias necessárias e úteis, bem como, quanto às voluptuárias, se não lhe forem pagas, a levantá-las, quando o puder sem detrimento da coisa, e poderá exercer o direito de retenção pelo valor das benfeitorias necessárias e úteis.’’, cabe a reclamação do direito de retenção ao casal. 
Questão objetiva
Resposta: letra c.
	
	Recibo de entrega
	
	Trabalho entregue com sucesso.
Código do recibo: 7453314 
Trabalho entregue: SEMANA 8 
Trabalho entregue: 28/09/2017 21:16 
Observações: 
Arquivo enviado: Caso 8 - Direito Civil.docx

Outros materiais