Buscar

QUESTIONÁRIO A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO:UM OLHAR SOBRE O CORPO
Autores: Fernanda Azevedo G. da Silva, Luis Aureliano I. e Silva,
Silvia Maria A. Lüdorf
1. Por que o olhar sobre o corpo deve ser tratado com atenção na adolescência?
R- Durante a fase da adolescência é detectado níveis preocupantes de insatisfação corporal, desta forma o olhar do adolescente deve ser tratado com atenção para que sejam evitados problemas posteriores, como distúrbios alimentares, bulimia, anorexia nervosa, obesidade e depressão. 
2. Os Parâmetros Curriculares da Educação Física no Ensino Fundamental destaca três blocos de conteúdos (Conhecimento sobre os Jogos, Esportes, etc; Atividades Rítmicas e Expressivas e Conhecimento sobre o Corpo) e como é feito no Ensino Médio?
R- Os Pcns no ensino fundamental não tem tido diretamente a preocupação de discutir este tema sobre o corpo e padrões. Já os Pcns para o ensino médio, destaca que este sim deve ser um conteúdo articulo na educação física e que deve se ter discussões a respeito.
3. Quais os objetivos do estudo deste texto e por quê?
R- Investigar e discutir quais aspectos relacionados ao corpo na contemporaneidade são destacados pelos professores, assim como verificar de que maneira seriam, eventualmente, abordados nas aulas de Educação Física do ensino médio de escolas do Rio de Janeiro. Há pouquíssimas investigações relacionados as aulas de educação física no ensino médio, tais questões são preocupantes, principalmente quando está relacionando as a adolescência, fase complicada em que as preocupações com o corpo aumentam em virtude das transformações deste.
4. Onde foi realizada a pesquisa? No seu entendimento existe algo em comum com a realidade encontrada na região do Cariri cearense? Identifique-as.
R- A pesquisa foi realizada em escolas do ensino médio no Rio de Janeiro. Sim, percebe se na região do cariri que os aspectos estética e saúde atualmente são os mais valorizados no corpo no âmbito escolar. Discussões sobre estes assuntos são pouquíssimas vezes tratados pelos professores de educação física da região.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
O que significa dizer ser o estágio uma prática investigativa e formadora?
R- É uma prática investigativa, pois explora o contexto escolar possibilitando o contato com problemas reais da organização, observando, analisando e compreendendo as realidades das escolas na atualidade. É uma prática formadora, pois é uma experiência em que o aluno mostra sua criatividade, independência e caráter, proporcionando uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
De acordo com seu ponto de vista, cite as contribuições (reflexos) que o estágio pode proporcionar para a formação.
R- Proporciona adotar um olhar educador, incentivando também a apresentar uma nova ação docente, novas formas de intervenções, novos conhecimentos e habilidades favorecendo no processo ensino-aprendizagem.
O estágio é uma prática pedagógica isolada? Justifique.
R- Há professores que tem uma prática pedagógica que deixam a deseja, não facilitando no aprendizado dos alunos, não há uma inovação ou criatividade e não relacionam a teoria com a prática, favorecendo ao isolamento da disciplina. Porém, o estágio não é para ser uma disciplina isolada, deve ser uma forma coletiva de buscar vivências relacionando um conteúdo teórico com o prático.

Outros materiais