Buscar

Discursiva 2 Evolução do pens. adm.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O planejamento participativo como o próprio nome sugere, é o sistema onde todos os colaboradores participam da tomada de decisões da empresa, desde os gestores até os cargos de mais baixo nível hierárquico. 
No mundo real da administração o sistema que predomina em grande parte das organizações é o sistema diretivo. Tanto na empresa pesquisada por mim, quanto nas organizações analisadas pelos colegas pude observar que por mais que haja participação dos funcionários, esta ocorre em minoria e só até certo ponto. Quando falamos em metas e decisões financeiras principalmente, o veredito passa a ser dos gestores colocando em prática o sistema diretivo que mantém o controle mais centralizado. O contrário acontece no sistema participativo, onde todos dão sua opinião, inclusive sobre metas e finanças o que aumenta a confiança e motivação dos funcionários, sentimentos inexistentes no sistema diretivo. 
De acordo com as percepções feitas através das diversas leituras e atividades, acredito ser o sistema participativo o mais eficaz, tendo em vista que este estabelece uma maior confiança e motiva o colaborador a querer proporcionar o melhor para a empresa, ocasionando um aumento da produção e da qualidade, obtendo resultados mais satisfatórios tanto para a organização quanto para ele próprio.

Outros materiais