Buscar

O que é cultura

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O que é cultura
José Luiz dos Santos
A cultura em nossa sociedade 
Pag. 51 - 53
O autor faz uma introdução do que ele vai tratar neste capitulo, destacando as diferenciações que ocorrem na sociedade contemporânea e termina falando da importância de se destacar o que seria a cultura nacional, a importância dos meios de comunicação de massa, sobre a cultura das classes sociais ou sobre a cultura popular.
Sociedades contemporâneas = grande diversificação interna devido ao fato de que a população se posiciona de modos diferentes no processo de produção (em um primeiro instante).
A diferenciação, porém, é mais complexa as maneiras de viver não são homogêneas nem para as classes trabalhadoras, nem para os proprietários (classe proprietária).
Diversificação acompanha a variedade de paisagem regionais do país
Popular X erudito
Pag. 54 - 60
Preocupações com a cultura nasce assim voltado para o conhecimento erudito ao qual só tinha acesso setores das classes dominantes na Europa na Idade Media. 
Esse conhecimento “erudito” se diferenciava do que era produzido por grande parte da população (atrasado, inferior, superado) que recebe o nome de cultura popular.
Preocupação com a cultura popular classificar pensamentos,busca do que há de especifico, entendimento da lógica interna, dinâmica e as implicações políticas dos mais pobres.
Cultura popular ≠ cultura dominante (erudita).
A cultura popular está fora das instituições da cultura dominante e independente delas.
O que se busca na cultura popular
 resistência a dominação.
 caráter revolucionário.
Em decorrência desta luta entre os oprimidos e opressores, dizemos que a luta política tem manifestações culturais.
Dificuldades em estudar a cultura popular: como tratá-la, como estudar sem ligá-las às instituições dominantes e suas concepções.
A polarização da cultura popular e cultura erudita pode ser enganosa: cria problemas falsos e se esvazia em confronto com a realidade social.
A produção cultural é fruto da história coletiva ( cultura popular + cultura erudita), embora seus benefícios e controle se repartam desigualmente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais