Buscar

aula 2 de acumulação do capitalismo

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Segundo Marx (1984:44), a divisão do trabalho inicialmente se dava "naturalmente" como resultado de disposições naturais, vigor físico, necessidades, acasos. Quando há uma cisão entre o interesse particular e o interesse comum as atividades não são dividida voluntariamente, a própria ação do homem converte-se num poder estranho e a ele oposto, que o subjuga ao invés de ser por ele dominado. Segundo Marx e Engels, a partir da complexificação da divisão social do trabalho tem início o processo de desigualdade entre os homens e a exploração do trabalho humano como fonte de acumulação de riqueza. Na sociedade cuja reprodução baseia-se na exploração do homem pelo homem, o trabalho deixa de ser expressão das necessidades do trabalhador para:
	
	
	
	
	Expressar um novo modelo de bem estar social.
	
	
	Expressar as necessidades de sobrevivência das famílias operárias.
	
	
	Expressar as necessidades básicas definidas por Maslow.
	
	 
	Expressar as necessidades de acumulação de riqueza da classe dominante.
	
	
	Expressar um novo modelo de trabalho baseado no mérito pessoal.
	
	
	
		
	
		2.
		Na fase embrionária do capitalismo, o trabalhador ainda tinha uma certa proximidade com o que produzia. Podia por em prática suas habilidades na produção, podia ainda fazer valer o trabalho enquanto práxis. Com o avanço tecnológico a produção, os trabalhadores:
	
	
	
	
	Introduzem novos conhecimentos para aproximação com seu objeto de trabalho.
	
	
	Criam novas formas de habilidades para a especialização das mercadoria.
	
	
	Estabelecem padrões mínimos de produtividade em função do controle sob o qual é submetido.
	
	
	Desenvolvem habilidades voltadas para a produção das mercadorias.
	
	 
	Passam a não se reconhecerem no que produziram. Em outras palavras, com a fragmentação o trabalhador não consegue ter uma visão do processo de produção em sua totalidade.
	
	
	
		
	
		3.
		O modelo de produção caracterizado pela produção em massa em grandes empresas, cujo processo produtivo estrutura-se com base na linha de montagem, é conhecido como:
	
	
	
	
	toyotismo.
	
	
	teletransporte.
	
	
	liberalismo.
	
	
	mundialização.
	
	 
	fordismo.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Sobre a instrumentalidade na ação dos assistentes sociais, segundo Yolanda Guerra, é correto afirmar que: I - Na medida em que os profissionais utilizam, criam, adequam às condições existentes, transformando-as em meios/instrumentos para a objetivação das intencionalidades, suas ações são portadoras de instrumentalidade; II - A instrumentalidade no exercício profissional refere-se, apenas, ao conjunto de instrumentos e técnicas construídos e reconstruídos no processo sócio histórico; III - No que se refere às respostas profissionais, a instrumentalidade do exercício profissional se expressa no cotidiano das classes vulnerabilizadas, em termos de modificar empiricamente as variáveis do contexto social e de intervir nas condições objetivas e subjetivas de vida dos sujeitos; IV - Reconhecer e atender às requisições técnico-instrumentais da profissão significa ser funcional à manutenção da ordem ou ao projeto burguês; V - A instrumentalidade como uma mediação, permite a passagem das ações meramente instrumentais para o exercício profissional crítico e competente.
	
	
	
	 
	As alternativas I, II, III, IV e V estão corretas.
	
	
	Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	 
	Somente as alternativas I, III e V estão corretas.
	
	
	Somente as alternativas II, III e V estão corretas.
	
	
	Somente as alternativas II e V estão corretas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		O trabalho humano pode ser genericamente definido como:
	
	
	
	
	o trabalho realizado em qualquer processo independente da finalidade.
	
	
	qualquer atividade que tenha por fim um valor de uso.
	
	 
	o trabalho pelo qual o homem transforma a natureza, transformando a si próprio e à sociedade em que vive.
	
	
	do fim último das sociedades industriais.
	
	
	o trabalho que exprime uma tendência de personalidade.
	
	
	
		
	
		6.
		Segundo Marx, o trabalho, nos primórdios da humanidade, revelou-se pela liberdade e criatividade decorrentes da:
	
	
	
	
	Habilidade instintiva dos homens.
	
	
	Instrumentalidade e aprendizagem humana.
	
	
	Idealização e investigação dos homens.
	
	
	Insegurança e racionalidade humana.
	
	 
	Capacidade teleológica dos homens.
	
	
	
		
	
		7.
		Leia o texto a seguir, letra da música ¿Pacato cidadão¿, composta por Samuel Rosa e Chico Amaral para o álbum Calango, lançado pelo grupo mineiro Skank, em 1994. Pacato Cidadão Ô pacato cidadão, te chamei a atenção Não foi à toa, não C'est fini la utopia, mas a guerra todo dia Dia a dia não E tracei a vida inteira planos tão incríveis Tramo à luz do sol Apoiado em poesia e em tecnologia Agora à luz do sol Pra que tanta TV, tanto tempo pra perder Qualquer coisa que se queira saber querer Tudo bem, dissipação de vez em quando é bão Misturar o brasileiro com alemão Pacato cidadão Ô pacato da civilização Pra que tanta sujeira nas ruas e nos rios Qualquer coisa que se suje tem que limpar Se você não gosta dele, diga logo a verdade Sem perder a cabeça, sem perder a amizade Consertar o rádio e o casamento é Corre a felicidade no asfalto cinzento Se abolir a escravidão do caboclo brasileiro Numa mão educação, na outra dinheiro Pacato cidadão Ô pacato da civilização. (MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo; Brasil: História em construção. Belo Horizonte. Ed. Lê,1996. v. 4. p. 165.) O texto de Samuel Rosa e Chico Amaral discute algumas relações relativas à sociedade contemporânea brasileira. É INCORRETO afirmar que, no texto, os autores:
	
	
	
	 
	Defendem que somente a educação, aliada ao poder dos meios de comunicação de massa, pode fazer com que o cidadão brasileiro deixe de ser pacato.
	
	
	Abordam situações relativas à cidadania e à falta de compromisso social de muitos cidadãos brasileiros.
	
	
	Questionam a acomodação, a alienação e a falta de interesse de muitos brasileiros pelas questões políticas de seu tempo.
	
	
	Chamam a atenção para o descaso dos cidadãos em relação às questões ambientais presentes em seu cotidiano.
	
	
	Acreditam que o pacato cidadão, de certa forma, vive escravizado no seu dia-a-dia, por isso precisa se preocupar com a realidade a sua volta.
	
	
	
		
	
		8.
		Na sociedade cuja reprodução baseia-se na exploração do homem pelo homem, o trabalho deixa de ser expressão das necessidades do trabalhador Porque, Passa expressar as necessidades de acumulação de riqueza da classe dominante. Considerando as duas asserções, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	 
	As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
	
	
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
	
	
	A segunda é um a proposição falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questãonão gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Outros materiais

Perguntas Recentes