Buscar

sociologia fernanda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Maria Fernanda Baldez Camara
Matrícula: 201721669
Curso: Serviço Social – noturno
Matéria: Sociologia
Professor: Daniel Mota
Título: “O enigma de Haspar Hauser”.
	
“ O enigma de Haspar Hauser”, conta a história de um rapaz que passou grande parte da sua vida aprisionado em um quarto escuro, sem contato com o que acontecia no mundo do lado de fora. Quando Haspar tinha 15 anos foi abandonado na praça Unschlittplatz, em Nuremberg com um livro de orações, uma carta direcionada ao capitão da cidade, falando e explicando sobre a sua vida e alguns objetos que caracterizava a nobreza na época.
De acordo com a carta que foi encontrada com Haspar, o rapaz desde que era bebê foi mantido em um quarto sendo mantido praticamente a pão e água, sem contato com a sociedade em geral. O rapaz não andava e nem falava. A vida de Haspar Hauser mudou a partir do dia em que foi encontrado, aprendeu a falar, a andar e a se comportar diante da sociedade. Devido ao grande tempo que passou preso o rapaz não foi acostumado a comer carne e a tomar bebidas alcóolicas, esses hábitos os acompanharam para o resto da vida. No ano de 1833 Haspar Hauser foi assassinado com uma facada no peito nos jardins do palácio Ansbach. O rei da época ofereceu uma recompensa para quem denunciasse o autor do crime, porém, a morte do rapaz se tornou um mistério até os dias de hoje.
Depois de sua morte o rapaz o seu corpo e seu comportamento serviram de objeto de estudo, onde descobriram que seu cerebelo, que é responsável pela coordenação motora do corpo humano, era a parte mais desenvolvida do seu cérebro, depois o seu lado direito do cérebro foi o segundo mais desenvolvido, o que lhe proporcionou habilidade para a música. E de acordo com o comportamento do rapaz, chegou-se à conclusão que o ser humano para andar e falar, necessita do contado com outro ser humano, para aprender a língua e adquirir coordenação motora.

Outros materiais