Buscar

RESENHA Introdução ao Processamento Digital de Imagens

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP
PRÓ REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – DFCH
CURSO DE BACHARELADO EM GEOGRAFIA
SENSORIAMENTO REMOTO
Resenha do artigo: Introdução ao Processamento Digital de Imagens
Edionilde Araújo de Souza¹
Resumo: Este trabalho é uma resenha do artigo “Introdução ao Processamento Digital de Imagens” de autoria de José Eustáquio Rangel de Queiroz e Herman Martins Gomes. O texto busca fornecer uma visão introdutória para a área de Processamento Digital de Imagens (PDI) de modo que possa servir como base de estudo para iniciantes na área ou como referência para estudos mais avançados. Este trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Genival Fernandes Rocha.
Palavras-chave: processamento digital de imagens, operações sobre imagens, aplicações de processamento de imagens.
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS
	O Processamento Digital de Imagens (PDI) envolve um conjunto de tarefas que inicia-se na captura de uma imagem que possa ser lida de forma digital de forma que seja possível fazer o seu pré-processamento. A partir daí uma cadeia maior de processos se faz necessária para a análise e identificação de objetos.
	O tutorial começa fazendo uma relação do Processamento de imagens com a computação Gráfica e analisa que as mesmas não devem ser tratadas de forma distinta pois apesar de uma buscar um procedimento inverso à outra, ambas atuam sobre o mesmo conhecimento: processamento da informação visual e que o processamento de imagens se faz de forma interdisciplinar integrando diversas áreas das ciências exatas.
	Na segunda parte, o tutorial desenvolvido por Queiroz e Gomes apresenta o processo de formação de imagens através de fundamentos que incluem A Natureza da Luz, Os Modelos Cromáticos (RGB, CMY/CMYK), Modelos de Imagem Digital, Amostragem e Quantização e uma sucinta apresentação da estrutura do olho humano e sua analogia com uma câmera digital, além de tecer comentários sobre um sistema típico de PDI.
	Na terceira parte, o tutorial aborda as principais operações sobre imagens, através de etapas, as quais são: Operações no Domínio do Espaço, caracterizadas pela manipulação dos pixels da imagem onde, a partir de várias operações pontuais ou locais, produzem a partir da imagem de entrada, uma imagem de saída; A modificação Histogrâmica que faz a distribuição estatística dos níveis de cinza de uma imagem; A filtragem especial de uma imagem que implica nas transformações pixel a pixel sendo essa transformação, dependente do contexto em que se insere cada pixel considerado; Morfologia digital ou matemática que é uma modelagem destinada à descrição ou análise da forma de um objeto digital; a Segmentação que consiste na subdivisão da imagem em partes que possibilitem a identificação de diferenças entre dois ou mais objetos; e a Extração de Características e Reconhecimento com o objetivo de identificar objetos na cena a partir de um conjunto de medições. Todas essas etapas visam o melhoramento da qualidade das imagens sob o ponto de vista subjetivo do olho humano.
	Na quarta, e última parte, os autores apresentam exemplos de aplicações que foram selecionados dos anais do Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, com o fim de promover a disseminação dessa área no Brasil. Segmentação de imagens, reconhecimento de Manuscritos e Classificação e Recuperação de imagens por conteúdo foram os exemplos escolhidos, onde os autores trabalham no texto os seus objetivos, características e aplicações.
 	Em suas considerações finais os autores avaliam que o tutorial tem como um dos objetivos principais, despertar nos alunos de diversos níveis de aprendizagem o interesse pela área, além de permitir uma reciclagem ou até mesmo um primeiro contato de profissionais dos diversos setores da economia, cujas atividades envolvam alguma informação baseada em imagens.
CONCLUSÃO
Por se tratar de uma área bastante ampla, não foi possível incluir no tutorial todos os possíveis tópicos relevantes sobre o tema, porém o que foi exposto já nos dá uma excelente noção de como se trabalhar com processamento digital de imagens. Portanto, o tema abordado é bastante pertinente ao aluno de sensoriamento remoto pois se faz necessário para que se possa chegar ao desenvolvimento favorável aos objetivos acadêmicos em continuar atuantes em nossas atividades quando profissionais.
Referência bibliográfica:
DE QUEIROZ, José Eustáquio Rangel; GOMES, Herman Martins. Introdução ao Processamento Digital de Imagens. RITA, v. 13, n. 2, p. 11-42, 2006. 
¹ Acadêmica do Curso de Bacharel de Geografia, UNIFAP.

Outros materiais