Buscar

unidade 6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1 
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	No Dossiê Universo Jovem, um projeto cuidadosamente planejado e desenvolvido pela MTV Brasil, publicado em <http://portal.ibta.com.br/cursos/ibtanews/ibtanews_5/downloads/dossie_mtv.pdf> constam os resultados da última pesquisa que se propunha a detectar tendências, entender comportamentos, apreender novos significados e traduzir em posturas as atitudes do jovem brasileiro, revisitando seu universo [...] "
No relatório constam as seguintes afirmações:
"E se a vida privada ganhou espaço aberto, o mesmo foi acontecendo com as Drogas. O consumo vem ganhando dimensões cotidianas, diversifica-se conforme as festas, combina-se com bebida ou medicamentos, com diferentes tribos, há as tradicionais e as da moda. E a sensação mais geral do jovem é que a Droga nunca esteve tão próxima, tão fácil, tão tolerada, tão acessível. Não está mais em locais distantes ou suspeitos, é comprada de amigos, conhecidos, na escola, nos bairros e locais de circulação habitual. "
Estão também registrados os seguintes depoimentos dos entrevistados:
"...maconha, qualquer dia desses, a gente vai encontrar em supermercado..."
"...só não acha quem não quer "...
"...comprar droga é mais fácil que comprar remédio"... 
"...você não vai mais até a droga: a droga vem até você "...
"...é um proibido sem ser "...
"...tá liberado, assim entre aspas, mas tá "...
"...é como comparar assim: mulher virgem aos 18 e jovem que não experimentou droga aos 18. Pronto. Nenhuma das coisas existe 
"...adolescência e maconha andam juntas "...
Pode-se afirmar que o registro (informações coletadas) foi feito utilizando-se de dados:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	b. 
Qualitativos.
	Resposta Correta: 
	b. 
Qualitativos.
	Feedback da resposta: 
	Observe que não houve uma preocupação em quantificar as respostas estabelecendo-se categorias. O que caracterizou uma análise qualitativa dos dados.
	
	
	
Pergunta 2 
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	A coleta de dados é a etapa da pesquisa que exige tempo e trabalho para se reunir informações que venham atender aos objetivos da pesquisa e comprovar as hipóteses formuladas inicialmente. Inicia-se com a aplicação dos instrumentos elaborados e das técnicas estabelecidas anteriormente.
Assim, uma pesquisa pode ser caracterizada pelo tipo de dados coletados e pela maneira como será feita a análise de tais dados. Então, pode-se afirmar que:
I.A pesquisa quantitativa prevê a mensuração de variáveis preestabelecidas, procurando verificar e explicar sua influência sobre outras variáveis, mediante a análise da frequência de incidência e de correlações estatísticas. 
II.A pesquisa qualitativa fundamenta-se em dados coletados nas interações interpessoais, na coparticipação das situações dos informantes, analisadas a partir da significação que estes informantes dão aos seus atos. 
III.Na pesquisa qualitativa o pesquisador é um sujeito neutro: descreve, explica e prediz.
IV.Na pesquisa quantitativa o pesquisador é parte fundamental da pesquisa: participa, compreende e interpreta.
São verdadeiras as afirmações contidas em; 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	e. 
I e II, apenas. 
	Resposta Correta: 
	e. 
I e II, apenas. 
	Feedback da resposta: 
	A pesquisa quantitativa prevê a mensuração de variáveis preestabelecidas, procurando verificar e explicar sua influência sobre outras variáveis, mediante a análise da frequência de incidência e de correlações estatísticas. Neste tipo de pesquisa o pesquisador é um sujeito neutro: descreve, explica e prediz.
A pesquisa qualitativa fundamenta-se em dados coletados nas interações interpessoais, na coparticipação das situações dos informantes, analisadas a partir da significação que estes informantes dão aos seus atos. Assim, o pesquisador é parte fundamental da pesquisa: participa, compreende e interpreta. 
	
	
	
Pergunta 3 
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	A Associação dos Magistrados Brasileiros desenvolveu uma pesquisa  para investigar as opiniões, avaliações e posicionamentos da população a respeito de
temas políticos e eleitorais, com destaque para o tema da corrupção eleitoral e seu combate. Na tabulação dos dados foi apresentada a seguinte tabela:
*gráfico abaixo*
Em relação às conclusões apresentadas acima é correto afirmar que os dados foram obtidos a partir de um instrumento de coleta de dados contendo questões:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
Em escala 
	Resposta Correta: 
	
Em escala
	Feedback da resposta: 
	A alternativa correta é:Em escala. 
	
	
	
Pergunta 4 
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	O Dossiê Universo Jovem é um projeto cuidadosamente planejado e desenvolvido pela MTV Brasil. Em seu terceiro Dossiê, publicado em <http://portal.ibta.com.br/cursos/ibtanews/ibtanews_5/downloads/dossie_mtv.pdf> constam os resultados da última pesquisa.
Sobre os diferentes perfis no relatório constam as seguintes afirmações:
A análise multivariada de atitudes, valores e comportamento nos permite verificar a existência de diferentes perfis de jovens, dentro do todo mais geral, onde observamos as variações por classe, idade, cidade e sexo.
Os perfis são agrupamentos que reúnem jovens com ideias comuns, independentemente de seu sexo, idade, procedência ou classe social. São perfis que resultam das respostas dadas ao questionário. Por isso, os perfis são agrupamentos que correspondem ao padrão de pensamento e comportamento.
Assim, foram registrados os seguintes perfis:
ANTENAS DO TEMPO - Ainda os mais modernos, antenados, liberais & liberados a novas experiências.
NOVAS POSTURAS - Politicamente corretos, comportamento pouco arrojado e com mais conteúdo.
SONHANDO COM AS ALTURAS E LUTANDO NAS BASES - Sentindo-se apenas mais ou menos feliz.
VIVENDO INTENSAMENTE - Ainda mais vaidosos, mais ambiciosos e intensificando a busca pela diversão.
ARRANHADOS PELA VIDA - É tempo de descobrir que nem todos os planos dão certo. A falta de condições financeiras continua emoldurando este perfil.
SOLIDÁRIO - Consciente, conservador e mais moralista .
Na organização dos dados, pode-se afirmar que os perfis acima considerados na pesquisa MTV Brasil, constituem a:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	a. 
Codificação.
	Resposta Correta: 
	a. 
Codificação.
	Feedback da resposta: 
	Codificação - É a técnica utilizada para categorizar os dados que se relacionam, isto é, os dados são agrupados em categorias e depois codificados.
Codificar pode significar também transformar o que é qualitativo em quantitativo, para facilitar não só a tabulação dos dados, mas também sua comunicação.
	
	
	
Pergunta 5 
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Um professor do ensino superior desenvolveu uma pesquisa junto aos alunos de uma Universidade para averiguar o sentido dado a eles para a avaliação da aprendizagem. No questionário aplicado, procurando detectar as funções da avaliação, uma das perguntas formuladas foi a seguinte: “Para que tem servido a avaliação que os professores fazem?”
Ao organizar os dados obtidos o pesquisador registra, dentre várias, as seguintes respostas:
“Serve para reter o aluno no próximo semestre: DP.
“É uma forma de medir o nível de compreensão do aluno. Para classificar, ou seja, discriminar.”
“Serve para o aluno decorar a matéria e não aprender muita coisa.”
“Para perder tempo decorando fatos isolados, desvinculados da realidade.”
 
Diante do exposto acima é correto afirmar que a análise dos dados feita pelo pesquisador foi:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
Qualitativa.
	Resposta Correta: 
	
Qualitativa.
	Feedback da resposta: 
	Observe que os dados são traduzidos de forma descritiva, sem a preocupação com a sua quantificação, o que caracteriza uma análise qualitativa. 
	
	
	
Sexta-feira, 5 de Setembro de 2014 10h33min11s BRT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais