Buscar

Estrutura e Org da Escola de Educação Infantil Prova UNIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estrutura e Org da Escola de Educação Infantil
Questão 1: A instituição de educação infantil bem como a igreja, o clube, entre outros, é um dos espaços em que a criança estabelece contatos sociais e aprende conceitos de ética e moral que permeiam qualquer tipo de sociedade. Nessas relações a criança se desenvolve pessoal e socialmente e a respeito do assunto, o segundo volume do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil traz orientações bastante importantes para o embasamento do professor, na medida em que:
Assinale apenas uma alternativa. Está correta a afirmação:
A) A escola como ambiente que envolve interação pessoal é um local adequado e importante para incentivar a socialização das crianças.
B) As regras de convívio social devem ser aprendidas em casa, com a família e a escola de educação infantil não deve se responsabilizar pela socialização da criança.
C) O professor deve preocupar-se e manter-se atento ao modo como as crianças interagem, pois a socialização da criança inicia no momento em que ela entra na escola.
D) Cabe à instituição escolar a responsabilidade pela socialização das crianças, uma vez que as famílias, ensinam regras de convívio inadequadas.
E) O professor, na escola de educação infantil deve estabelecer a socialização da criança como uma de suas principais metas, tendo em vista que ela é naturalmente antissocial. 
Questão 2: Estudos e pesquisas já demonstraram a importância da escola de educação infantil para o desenvolvimento da criança. Crianças que frequentam uma boa escola desde os primeiros anos de vida ingressarão no ensino fundamental com um repertório de habilidades maior, portanto, melhor preparadas para lidar com os conteúdos desse nível de ensino, assim como um bom ensino fundamental, levará o jovem ao ensino médio também com mais preparo. Porém, em relação à escola de educação infantil ainda existe uma polêmica quanto ao tipo de atendimento. Se assistencialista, para satisfazer necessidades biológicas das crianças ou se educacional, para ampliar as suas aprendizagens. Sobre esse assunto é correto afirmar que:
I- É preciso que haja uma ação assistencialista relacionada aos cuidados destinados à criança, que por ser pequena depende de um adulto que a auxilie em suas necessidades físicas e emocionais.
II- O atendimento pedagógico se refere às aprendizagens, aquisição de habilidades e construção de conhecimentos, que devem sobrepor-se às ações de cuidados dentro de uma instituição escolar.
III- Ambos são importantes uma vez que a criança vai à escola para ampliar conhecimentos, mas ainda precisa do adulto para a auxiliá-la e ensiná-la a cuidar do corpo e relacionar-se socialmente. 
IV- Ambos se fundem na medida em que a criança é totalmente responsável por sua higiene e bem-estar físico, portanto, pedagogicamente, considera-se que ela já aprendeu essas tarefas.
Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações:
A) I, II e IV
B) I e III
C) II, III e IV
D) II e IV
E) I, II, III e IV
Questão 3: Em grande parte das escolas de educação infantil, as artes visuais têm sido trabalhadas de maneira bastante incoerente em relação aos estudos e pesquisas teóricas. Alguns professores dirigem demais, propondo desenhos prontos para serem coloridos, confecção de convites e cartazes para festas e outros eventos, acreditam que dar liberdade de expressão para a criança é o mesmo que não ensinar nada sobre o assunto. Em relação às atividades artísticas das crianças, o Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil defende as seguintes ideias:
I- O processo criativo individual deve ser incentivado e pode ser enriquecido com a intervenção do professor.
II- Até os três anos de idade os materiais devem ser bem limitados, pois a livre exploração deixa a criança indecisa.
III- O professor não deve interferir no fazer artístico das crianças, a fim de não atrapalhar o processo criativo.
IV- Para o desenho, deve-se apresentar sempre o mesmo tipo de material, a fim de se perceber a evolução da criança. 
Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações:
A) I, II, III e IV
B) I e IV
C) Apenas a I 
D) I, II e IV 
E) Apenas a III
Questão 4: Em sua evolução histórica a educação infantil, que a princípio não era vista com a devida importância, passou a incorporar uma série de conquistas que lhe conferiram o “status” a que tem direito. Uma dessas conquistas está no fato de a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996 estabelecer o vínculo entre o atendimento às crianças de zero à seis anos e a educação, considerando a Educação Infantil como a primeira etapa da educação básica. Com isso, as escolas de educação infantil passam a ter fiscalização e orientação das diretorias de ensino, objetivando a melhoria no atendimento às crianças. Essa medida foi uma consequência de movimentos da sociedade civil e órgãos governamentais em decorrência:
I- Da grande demanda de crianças para o ingresso em instituições, que gerou a expansão da educação infantil no Brasil e também a necessidade de melhorar o atendimento.
II- Da conscientização da sociedade sobre a importância das experiências na primeira infância para a formação de um indivíduo saudável e participativo na sociedade.
III- Das exigências manifestadas por outros países que se negavam a investir capital financeiro no Brasil pela falta de vagas oferecidas pelas creches.
IV- Da crescente necessidade da mulher em ingressar no mercado de trabalho, seja por motivos financeiros ou por realização pessoal.
V- Da resistência sustentada pelas famílias brasileiras no sentido de alterar sua estrutura patriarcal, mantendo a mesma composição desde o período imperial.
Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações:
A) I, III e V
B) II, III e IV
C) I, II e IV
D) II, IV e V
E) I e II
Questão 5: Historicamente a escola de educação infantil era considerada como algo relativamente supérfluo ou dispensável para o desenvolvimento infantil. A criança ingressava na escola com o principal objetivo de aprender a ler e contar e por isso, enquanto não tinha idade adequada para tal processo, ficava em casa aos cuidados da mãe. Se a mãe precisasse trabalhar fora de casa, havia a creche para acolher a criança e se a família tivesse boa condição financeira, era elegante que a criança frequentasse o Jardim da Infância, orientado pelas ideias de educadores europeus.
Assim, as instituições educativas para crianças entre o nascimento e os seis anos de idade foram se adaptando às necessidades e costumes de cada época e o mesmo ocorria com os seus professores, formando profissionais:
I- Despreparados, que trabalhavam principalmente partindo de suas intuições sem necessidade de buscarem embasamento teórico.
II- Sem qualificação, que trabalhavam à partir da vivência com os próprios filhos, de acordo com as concepções de educação de sua cultura familiar.
III- Adequados ao tipo de atendimento dado nas instituições de educação infantil e estas, em sua maioria, apresentaram, principalmente atendimento assistencialista por muitos anos.
IV- Em sua maioria, mulheres, que por uma questão de gênero, não se preocupavam com o tipo de assistência dada às crianças.
Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações:
A) I, II e IV
B) I e II
C) I, II e III
D) II e III
E) III e IV
Questão 6: Os cursos de formação de professores para o magistério na educação infantil devem prever uma série de conteúdos relativos ao desenvolvimento infantil que orientem o futuro profissional. Porém, por mais aplicado que o aluno seja, algumas aprendizagens virão somente quando ele conseguir visualizar a teoria na prática, ou seja, ao atuar diretamente com as crianças. Assim pode-se dizer que a formação dos professores para a educação infantil:
I- Se dá no cotidiano, na pesquisa, na busca de informações realizada para solucionar os problemas específicos de cada clientela. 
II- Ocorre exclusivamente nos cursos iniciais e de especialização,que oferecem as informações preliminares para a futura atuação profissional.
III- No cotidiano de reflexão, na troca de experiências com outros profissionais sobre as necessidades e o contexto dos alunos e suas famílias. 
IV- Em toda experiência educacional, seja teórica, através de leituras e cursos ou prática, pois ambas se complementam.
Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações:
A) I, III e IV
B) II, III e IV
C) Apenas a III
D) II e IV
E) I e III
Questão 7: O movimento infantil está bastante relacionado à questão da disciplina na sala de aula. Muitos professores acreditam que ao permitirem que as crianças se movimentem, andem pela sala, estarão facilitando o comportamento inadequado para o ambiente. Assim, as práticas nas instituições de educação infantil têm privilegiado a contenção do corpo, embasadas na crença de que as crianças não se concentram nas atividades se não estiverem quietas.
Em relação ao movimento infantil, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil defende os seguintes posicionamentos:
A) As conversas, deslocamentos e brincadeiras provenientes do envolvimento das crianças em uma atividade podem ser considerados comportamentos indisciplinados.
B) As atividades motoras devem ser, exclusivamente livres, desprovidas de intencionalidade pelo professor, uma vez que são manifestações culturais.
C) idéias, sentimentos são comunicados pelo corpo, assim, é importante que o trabalho pedagógico privilegie a inexpressividade e imobilidade próprias das crianças. 
D) os gestos, as expressões faciais são manifestações culturais que devem ser abolidas do cotidiano escolar para que a globalização, atualmente mais importante, ganhe o seu devido espaço.
E) o professor deve dar muita atenção à externalização de sentimentos pela expressão corporal, pois é uma forma de perceber o estado emocional da criança. 
Questão 8: O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é um conjunto de referências que tem por função apoiar o trabalho dos profissionais nas escolas. Está dividido em três volumes com orientações gerais que devem ser adaptadas ao contexto específico de cada instituição e sua comunidade. Ele foi elaborado por uma equipe de profissionais especialistas em educação infantil e publicado pelo MEC com o objetivo de:
I- Resolver os complexos problemas que se instalam na educação brasileira.
II- Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Infantil brasileira.
III- Melhorar o atendimento nas instituições tornando a sua utilização obrigatória.
IV- Subsidiar o professor para que ele melhore a sua atuação em sala de aula.
Assinale apenas uma alternativa. Estão corretas as afirmações:
A) II e IV
B) I e III
C) I, II, III e IV 
D) II, III e IV
E) I, II e III
Questões discursivas
Questão 1: Todo ser humano pertence a uma sociedade que está inserida em um meio natural, ou seja, toda pessoa pertence a um grupo social com cultura, valores e atividades próprios, que são determinados pelas condições ambientais que possuem.
A criança em idade de educação infantil é muito curiosa quanto às coisas que a rodeiam. Ela quer saber como as coisas funcionam, por que as pessoas assumem certos comportamentos, por isso, o estudo de fenômenos naturais e sociais a interessa muito.
Para orientar o planejamento do professor, o RCNEI divide os conteúdos em cinco blocos:
- organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar;
- os lugares e suas paisagens;
- objetos e processos de transformação;
- os seres vivos;
- fenômenos da natureza.
Escolha um entre os cinco citados e justifique os motivos de trabalhá-lo com as crianças na escola de educação infantil.
Questão 2: O volume III do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil trata dos eixos de conhecimento de mundo e nele se encontram as linguagens expressivas.
As linguagens expressivas permeiam todo o cotidiano escolar e devem ser usadas realmente como formas de expressão, e não como atividades isoladas, como acontecia anteriormente nas escolas, como, por exemplo, o treino de letras em atividades para cobrir pontilhados.
Quais são os eixos de conhecimento de mundo que integram as linguagens expressivas e como o professor deve tratá-las no cotidiano escolar?

Outros materiais