Buscar

PORTIFOLIO DE SAUDE COLETIVA

Prévia do material em texto

PORTFOLIO DE SAÚDE COLETIVA, O SUS E SEU FUNCIONAMENTO.
Wendel Bispo de Oliveira¹
Graduando em Bacharel de Enfermagem – Claretiano / DF
RESUMO
O presente portfólio teve como objetivo principal discorrer sobre a funcionalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando em forma de analise critica sobre o que está descrito na lei 8080/90, e o que realmente está sendo empregado desse sistema, seus avanços, suas conquistas e os desafios a serem superados.
 Discutidas as questões do direito à saúde como dever do estado e um direito de todos os cidadãos, das diretrizes do SUS envolvendo as competências da União, do Estado e do Município. Discute ainda a importância da Estratégia Saúde da Família na consolidação da Atenção Básica no Brasil, as dificuldades do processo de regionalização e o papel da gestão e da participação social como bases para a construção do SUS que queremos. 
INTRODUÇÃO
	O atual sistema de saúde brasileiro foi criado para ser referencia em atendimento a população, desde sua existência tem sido criado vários programas para que avanços aconteçam e que realmente venha a melhorar como sistema e na promoção de suas ações, a Lei 8.080/90 23, norma infraconstitucional reguladora do sistema, definiu o SUS com comando único em cada esfera de governo e colocou o Ministério da Saúde como gestor no âmbito da União. No art. 7º do Capítulo II – Dos Princípios e Diretrizes – a lei estabelece entre os princípios do SUS a universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência. Tal proposição constituiu grande mudança da situação até então vigente. O Brasil passou a contar com um sistema público de saúde único e universal
Nesse contexto universal podemos citar algum exemplo: Programa Saúde da Família, Programa Nacional de Imunizações, do Sistema Nacional de Transplantes, sendo o segundo país do mundo em número de transplantes, do Programa de Controle de HIV/AIDS. Podemos relacionar como competência do SUS um conjunto de habilidades, técnicas em um determinado sistema que veio com o objetivo de funcionar em todas as suas competências. Porem muitos avanços aconteceu e muitos ainda precisam acontecer e melhorar sua funcionalidade diante da prestação do serviço de saúde a população. A Revista ISTO É, lançou uma matéria sobre um dos avanços da empregabilidade do sus, (SUS incorpora medicamento para tratar doença genética rara no Brasil - https://istoe.com.br/sus-incorpora-medicamento-para-tratar-doenca-genetica-rara-no-brasil/), em meios a tantos avanços esperados pela população em relação ao atendimento podemos relacionar essa incorporação como um meio do sistema privilegiar a população que precisa desse medicamento e não tem acesso devido á sua condição financeira, e é justamente nesse âmbito em que se espera que o SUS atenda sua demanda de assistência a saúde e a promoção da vida dando aos brasileiros o que diz nas disposições gerais da lei 8080/90 os trechos a seguir:
Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
§ 1º O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
§ 2º O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
Art. 3o  Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. 
Esperamos que mais avanços aconteçam e que todos os passos descritos na lei acima citada venham de fato ser empregados em sua originalidade fortalecendo os elos que definem o SUS como um programa da saúde modelo para os brasileiros como também para outros países que já mantiveram interesse pelo sistema de saúde brasileiro
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É significativo citar que ao estudar o sus e sua diretrizes, normas, politicas publicas e ações que foram desenvolvidas percebi que ainda existe muito crescimento pela frente e que não é somente o que alei descreve que ira fazer o funcionamento ser real que como futuro enfermeiro posso contribuir para que esse atendimento de qualidade comesse em meu atendimento assistencial e na promoção que posso contribuir com a gestão do serviço de saúde em que trabalharei dando ênfase a garantir o acesso universal sem discriminação de qualquer que seja dos pacientes que procurarem o serviço de saúde em que estiver trabalhando.
REFERÊNCIAS
https://istoe.com.br/sus-incorpora-medicamento-para-tratar-doenca-genetica-rara-no-brasil/
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm
ANEXOS:
Medicamento para a doença relacionada na reportagem.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes