Buscar

2074911 ROTEIRO 1 PENSAMENTO E LINGUAGEM Introducao Linguagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESTÁCIO – 2013.2 / PSICOLOGIA DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM
PROFA.: TAIS MASSIERE
ROTEIRO 1
DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA SOBRE LINGUAGEM
A importância da Linguagem no cotidiano 
- Ao longo do seu processo de desenvolvimento, cada ser humano vai ganhando a capacidade de se familiarizar com a realidade, de nomear objetos, de compreender conceitos, de interpretar as situações que vivencia no COTIDIANO. 
- O sujeito constrói, assim, modos de perceber e interpretar a realidade. Nesse processo, a LINGUAGEM possui um papel fundamental. 
- É através da LINGUAGEM que recebemos os significados do mundo humano no qual estamos inseridos.
- O outro nos indica, através da LINGUAGEM, quais são os principais referenciais da cultura: os significados, os costumes, a língua compartilhada pelo grupo. 
- Através da LINGUAGEM o ser humano vai sendo capaz de nomear as coisas, compreender as situações, estabelecer uma comunicação, expressar idéias, emoções e sentimentos.
- A partir de uma LINGUAGEM compartilhada com o grupo e das referências de mundo que nos são apresentadas, criamos um modo de pensar sobre as coisas que percebemos no COTIDIANO, construímos, assim um ponto de vista, uma perspectiva sobre as coisas. 
- É por meio da LINGUAGEM que criamos a possibilidade de elaborar uma reflexão sobre nossas experiências e sobre o mundo em que vivemos, capacidade fundamental no ser humano. 
	
	
A importância da Linguagem para a Psicologia
- A PSICOLOGIA estuda o processo de constituição da subjetividade. Para isso, precisa elaborar uma reflexão sobre o modo pelo qual o ser humano percebe o mundo e constrói significados para as situações que vivencia. 
- Todo esse processo de constituição da subjetividade é permeado pela LINGUAGEM.
- Uma das marcas fundamentais da espécie humana é a capacidade de criar uma LINGUAGEM que possibilita compartilhar experiências e interpretar a realidade. 
- Quando o ser humano cria um relato, uma narrativa, ele está tecendo ligações entre o passado e o presente, o presente e o futuro, fazendo existir a temporalidade. 
- Através da LINGUAGEM, criamos narrativas que conectam as experiências humanas, nos permitindo compreender o processo histórico no qual estamos inseridos. 
- A PSICOLOGIA deve sempre considerar a subjetividade em articulação com a cultura. 
- A cultura é o horizonte de significação e valores no qual cada ser humano está inserido. Não há LINGUAGEM que se desenvolva fora de uma cultura, de um campo de sentidos que é compartilhado com os outros. 
- A LINGUAGEM serve de instrumento para o PENSAMENTO e o pensamento avança conforme vai sendo capaz de criar modos de refletir sobre a realidade, reflexão esta que só tem como se desenvolver e se expressar através da LINGUAGEM.

Outros materiais