Buscar

Dissertação sobre ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Como os dilemas éticos afetam nossa sociedade, visivelmente em crise de valores?
O dilema sobre como diferenciar o que é certo e o que é errado se tornou mais complexo nesta época em que as regras parecem confusas, em que os valores já não valem como antes.
Identificar se uma sociedade é justa, basta perguntar como ela distribui as suas coisas de valor como a renda e riqueza, deveres e direitos poderes e oportunidades, cargos e honrarias. Uma sociedade justa distribui esses bens de maneira correta: ela dá a cada indivíduo o que lhe é devido. Agora saber o que é de direito de cada um provoca dúvidas.
A grande certeza é que a busca pelo que é justo acompanha a humanidade desde sempre, está no interior de cada indivíduo que sabe distinguir o bem do mal e o certo do errado levando em conta suas influências. Quando a religião e os Estados totalitários ditavam leis, poderia parecer mais fácil determinar o que é certo, mas essa percepção parece uma ilusão, porque maior o número de regras não necessariamente significa maior senso ético.
A ética sempre esteve em crise. Nunca tivemos uma sociedade integralmente voltada para o bem. Nunca existiu, e pelo menos no horizonte que é possível especularmos não vai existir porque ninguém é totalmente ético. 
Num cenário de verdades provisórias, com o culto ao passageiro nas sociedades contemporâneas, como os cidadãos decidem o que é certo? Percebemos que a ética é atemporal, os conceitos essenciais não são tão dependentes de épocas. Prova disso é que justiça, generosidade e coragem continuam sendo admiradas. As pessoas não deixariam de saber como agir, mas passariam a relativizar as regras. Um bom exemplo foram os episódios de saques em Pernambuco, seguido de devolução dos itens roubados durante o período de greve dos policias militares e dos bombeiros. A primeira surpresa foi na hora do saque, porque muitos trabalhadores, idosos e até mães levando crianças participaram. Depois parece que caíram na real. Houve uma contaminação de moralidade.
Se formos pensar no que é certo ou errado há muita semelhança em 50 anos. Todo mundo diz "o certo seria, porém...". O que precisamos é debater problemas morais, estimular políticas públicas, porque isso não é espontâneo. Percebemos que na sociedade pós-moralista, em que a busca pelo prazer derrubou o peso do dever, a equação ética também é uma questão de escolha.

Outros materiais