Buscar

Reforma trabalhista artigo terminada

Prévia do material em texto

Análise da reforma trabalhista no Brasil
 Aluno: Jorge Eduardo C. Bello da Silva
 Professora: Marta Chaves 
Resumo	
A reforma trabalhista veio unificar o prazo para pagamento das verbas rescisórias, anteriormente, o empregador tinha 10 dias para pagar caso o aviso fosse indenizado ou no primeiro dia útil caso o aviso fosse trabalhado, com a alteração fica unificado em 10 (dez) dias, independente o tipo de aviso, dando um pouco mais de folego para o empregador quitar as verbas rescisórias. O objetivo desse trabalho é entender como fica a nova vida trabalhista, as opiniões são adversas sobre a nova reforma, nem todo mundo concorda, mudou muita coisa na relação de empregado x empregador.
Palavras-chave: Empregador X Empregado.
	
	
 Introdução
A Constituição Federal de 1988 – CF/88 aplicou o artigo 7º a determina sobre as garantias dos empregados, de forma que as garantias trabalhistas elegem parte dos direitos e garantias essenciais, estando anexo dos direitos sociais, e são favorecidos de resguardo especial em combate a discricionariedade de qual quer que assim seja. No idêntico núcleo, antevê, até agora, que são garantidos os excessivos direitos que pretendam o avanço da situação social dos trabalhadores, existam urbanos ou rurais.
Dessa forma, o endurecimento das leis do trabalho – CLT (Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943)é consequência de um progresso de conquistas dos trabalhadores ao duradouro dos anos, e é ajuizado por enumerar diversos direitos que asseguram um melhor estrutura do composto de emprego e além disso da relação do funcionário com a empresa.
Contudo, o instante econômico de estagnação vivido pelo Brasil forma com que o Governo traga alternativas para eximir o custo do empregador pelo meio da flexibilização das leis trabalhistas. Dessa forma, o Poder Executivo editou o Projeto de Lei nº 6.787/2016, que tem por propósito de modificar a CLT e também a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, para, entre outros aspectos, dispor sobre trabalho provisório, trajeto de trabalho, sobre o documento do empregado e suas consequências, acordos sociais de trabalho, entre outras alterações que espelham do modo direto na vínculo de emprego e nas circustância de trabalho.
Além do PL6787, diferentes propostas de reforma foram feitas atualmente. Entre elas, estão as invariáveis do Projeto de Lei nº 4.962/2016, de lavra do Deputado Júlio Lopes, que no própio significado trata sobre a perspectiva da flexibilização provisória da jornada de trabalho por meio de prenunciar o acordo grupal, além de antever a concessão do salário que coincide à jornada determinada. Dessa forma, se faz indispensável explorar as alterações que tais projetos indicam e os repercussões de sua aprovação na situação econômica e social do Brasil.
Objetivos		
Verificar com essa nova reforma o que o trabalhador e a empresa têm de direito.
Específicos
Analisar a demissão por justa causa
Analisar a demissão sem justa causa
Analisar o pedido de demissão
Salários
Jornada de trabalho
Intervalo de almoço
Trabalho intermitente
Férias
Teletrabalho/home office
Negociação x Legislação
Uso do uniforme
Hora in Itinere
Contribuição Sindical
Justiça Gratuita
Metodologia da pesquisa
A metodologia da pesquisa baseou-se em sites de opiniões de especialistas no assunto.
Relevância
A pesquisa foi realizada para um melhor entendimento sobre a nova reforma trabalhista, vou citar alguns pontos relevantes.
Intervalo de almoço 
Antes da reforma era trabalhado 8 horas diárias, e um direito de um repouso dentro do horário de serviço de, no mínimo, 1 hora e, no extremo, 2 horas para descanso ou alimentação.
Trabalho intermitente		
Não era previsto na legislação, com a nova reforma o contrato em que a parcela de serviço não é contínua, revezando períodos de inércia de trabalho.
Salário
Eram contados como salário, os cálculos dos encargos trabalhistas, percentuais, as comissões, gratificações, diárias para viagens abono pagos pela empresa. Com a nova reforma, prêmios, auxílios e abonos permitem integrar a remuneração, agora não serão expostos nos encargos trabalhistas e no valor pago ao INSS.
Jornada
Antes jugava-se como serviço efetivo o período em que o funcionário esteja a disposição da empresa, esperando ou cumprindo ordens. Agora com a nova reforma não é mais considerado como integrantes de jornadas de atividades como: estudo, repouso, alimentação, higiene pessoal e mudança de uniforme.
Férias	
Transcorriam as férias ao empregado um período de 30 dias por ano, divididas em até 2 vezes, o menor período anual tem, no mínimo 10n dias. Agora passa a ser 30 dias por ano, podendo até dividir em 3 vezes, sendo o menor período anual, tem no mínimo 5 dias.
Teletrabalho/home office
A lei não previa nenhuma regra para o trabalhador que exercia seu trabalho em casa. Com a nova medida passa a ser previsto na lei, agora define a realização de acordo a respeito do suprimento de equipamentos e despesas com energia e outros meios.
Negociação X Legislação 
Só previam regras diferentes daquelas previstas na lei se a justiça do trabalho conceituar mais favoráveis aos empregados. Á partir de agora é possível negociar banco de horas, parcelamento de férias, troca da data do feriado, PL, etapa de trabalho, home office, situação no grau de insalubridade, etc. 
Uso de Uniforme
 A regra passada não tratava o uso de uniforme por parte do empregado. Agora com a nova lei a empresa pode definir o padrão de costume do local de trabalho, além disso pode integrar logomarcas em uniformes, a higienização do uniforme compete ao empregado, exceto se for essencial produto especial.
Contribuição Sindical	
Era obrigatória mesmo o empregado que não era filiado a nenhum sindicato. Com a nova reforma só contribuir quem desejar.
Justiça gratuita
Quem recebia até 2 salários mínimos ou declarava não podia pagar. Passa a vigorar agora o direito quem recebe até 40% do teto do INSS, a parte perdedora quitar os ordenados da perícia.
Jornada de Trabalho
Eram 8 horas diárias, 44 horas semanais e 220 horas mensais. Agora fica estabelecido os limites máximos de jornada semanal e passa antever jornada semanal de 48 horas já contando horas extras, assim como regulamenta a jornada de 12 horas X 36 horas.
Demissão
Antes era dispensado com ou sem justa causa, ou se pedir dispensa, o trabalhador tem direito a receber os valores equivalentes das férias, do salário13º, apenas na dispensa por justa causa ele poderá sacar o FGTS, ampliado de multa de 40% e, tem direito do seguro desemprego. A nova lei fica previsto das formas já presente de rescisão de contrato, é empregada mais uma, a rescisão é comum acordo, nesse caso, o empregado ter direito a sacar 80% do FGTS, acrescido de metade da multa, e pode receber metade do aviso prévio se for indenizado, contudo não recebe o seguro desemprego.
Considerações Finais
Foi concluído em minha opinião que a reforma trabalhista veio beneficiar mais o empresário do que o empregador.
Referências 
BRASIL.Medida Provisória nº 808 de 14 de novembro de 2017. Altera a consolidação das Leis do Trabalho- CLT,aprovada pelo Decreto´Lei nº 55555.452, de 1º de maio de 1943. Disponível em http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualizada/index.jsp
CALEGARI, Luiz Fernando. Chegou a hora! Saiba quais são os pontos de destaque da reforma trabalhista! Disponível em https//jus.com.br/artigos/61846/chegou-a-hora-saiba-quais-são-os-pontos-de-destaque-da-reforma-trabalhista.
 https://www.jusbrasil.com.br/artigos

Outros materiais

Perguntas Recentes