Buscar

Roteiro sobre Vacinas proteicas para Toxoplasmose

Prévia do material em texto

Aproximadamente 1360 familias de proteínas especializadas no T. gondii foram descritas, onde muitas destas são vacinas potencias nos pacientes contra o T. gondii. (ler)Com tecnologias de vacina recombinante, vários genes antigênicos de parasitas foram introduzidos em sistemas celulares procarióticos ou eucarióticos para expressar proteínas antigênicas correspondentes. Até a data, essas vacinas de proteínas recombinante incluem tipicamente estes antigenos, proteínas e enzimas:
 
antígenos de superfície (SAG) 
antígenos de micronema (MIC) - este é responsável pela adesão e invasão do taquizoíta
antígenos de grânulos densos (GRA) - Uma vacina de subunidade contra o T. gondii contendo os antígenos de grânulos densos desencadearam respostas humorais e celulares, o que resultou em proteção parcial para os camundongos que foram vacinados contra o parasita letal.
antígenos de roptrias (ROP) - Este é responsável pela invasão e formação do vacúolo. Outro estudo analisou a capacidade que a expressão relativa do antigeno de roptrias de T. gondii tem ao ser administrado em via nasal para proteger os gatos domesticos contra o derramamento de oócistos. Embora esta vacina tenha fornecido proteção insuficiente, uma que consegue diminuir uma quantidade de oócistos de ser derramado, já é de grande valia.
HSP70 - Proteínas de choque térmico - Estas são responsáveis pelo dobramento e desdobramento de outras proteínas. A vacina com este antígeno foi capaz de induzir a proliferação de células B(que tem papel importante na imunidade humoral) e produzir altos niveis de anticorpos anti-rTgHSP70 em camundongos imunizados. Além disso a imunização com a espressão relativa de HSP70 junto ao alúmen(alúmen dá adstringencia, precipitando as proteínas em derivados insolúveis) resultou em grandes quantidades de expressão de iNOS (enzima de óxido nítrico sintase induzivel, que é respontavel no processo de sinalização molecular) e reduziu o parasitismo cerebral; No entanto não houve muita diferença nos animais vacinados com a expressão relativa de HSP70 sozinho e HSP70 com alúmen.
Fator de Despolimerização da actina (ADF) este é uma família de proteínas encontradas nas células eucariontes que são capazes de remodelar o citoesqueleto, modificando os filamentos da actina.
Fosfoglicerato mutase 2 (PGAM2) está é uma enzima catalizadora.
Os estudos se concentraram principalmente nestas subunidades de antígenos ou proteínas como vacinas, mas nenhuma destas são capazes de fornecer uma proteção total e a razão para isso pode ser porquê o T. gondii possui um ciclo bastante complexo, com diversidade de antigenos e vacinação em estágios especificos, desta forma levando a uma proteção limitada a determinado estágio. 
O desenvolvimento de vacinas multi-antigênicas ou multivalentes representa uma nova abordagem para conquistar as deficiências de vacinas de antígeno único.
Um estudo investigou uma mistura da expressão relativa do antigeno de superfície com a expressão relativa do antigeno de grânulos densos, como vacina de subunidade e imunização de camundongos BALB/c esta vacina causou um aumento de tempo de sobrevivência após o desafio com o virulento T. gondii. Esses resultados demonstraram que a expressão relativa do antigeno de superfície e o de Granulos densos induziu altos níveis de IFN-γ e IL-2, bem como anticorpos IgG, sugerindo um modo misto de imunidade Th1 / Th2 com predominio de respostas imunes Th1 conferindo proteção parcial contra a infecção aguda de T. gondii. 
Embora as vacinas proteicas apresentem fraca ou curta duração de funções de imunogenicidade e proteção, é possível superar esses problemas usando veículos de entrega adequados ou adjuvantes adequados para provocar uma proteção e durabilidade a esta resposta imune.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes