Buscar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

� Fechar�
Avaliação» EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Tipo de Avaliação: AV
Aluno
Professor:
LUDMILA GALVAO VARGAS
Turma: 9001/AA
Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 30/08/2014 11:06:19
�
 ��1a Questão (Ref.: 201202100462)
Pontos: 1,5  / 1,5
Podemos ajudar a tornar o mundo um lugar melhor ao não cairmos em armadilhas mentais que levam à negação e à inação, e ao manter nossos sentimentos poderosos de esperança ligeiramente à frente de nossos sentimentos imobilizantes de desespero (Miller Junior, 2007). Ainda segundo o mesmo autor, contribuímos de formas diretas e indiretas para os problemas ambientais que enfrentamos. Entretanto, por não querermos nos sentir culpados pelos danos ambientais que podemos estar criando, tentamos não pensar muito nessa questão. Como e quando a quebra deste paradigma foi feita?
Resposta: Quando paramos de associar progresso e crescimento e desenvolvimento econômico a poluição. Em1960 diversos movimentos populares, em prol do meio ambiente e da qualidade de vida, eclodiram em vários países.
Gabarito: No final da década de 60, quando grupos se reúnem para discutir a questão das possibilidades de preservação do meio e de mudanças de políticas públicas para que isso ocorra da melhor forma: para a sociedade e para a natureza.
�
 ��2a Questão (Ref.: 201201965870)
Pontos: 1,5  / 1,5
As atividades de educação ambiental devem levar em conta também os aspectos éticos, em que ¿não se considera apenas a realidade natural do homem, mas a sua dimensão histórico-social e a práxis como a possibilidade de que os seres humanos ajam de forma intencional sobre as condições objetivas¿ (CARVALHO, 2006, p. 33). Explique o por quê da importância do aspecto ético na educação ambiental para a formação do cidadão.
Resposta: O aspecto ético é fundamental para a formação do ser humano e para que este construa uma sociedade sustentável, preocupada com ações práticas em relação ao uso dos recursos naturais, que devem satisfazer suas necessidades atuais, mas também para que estes recursos possam se utilizados por gerações futuras, satisfazendo as delas também.
Gabarito: A importância do aspecto ético nas atividades de educação ambiental para a formação do cidadão é necessária devido ao processo de construção de uma sociedade sustentável, onde podemos apontar alguns valores ambientalmente desejáveis identificados no ¿Tratado de educação global para sociedades sustentáveis e responsabilidade global¿, apresentado na ECO-92 pela sociedade civil, tais como: o respeito e a valorização da biodiversidade; a valorização da comunidade de seres vivos de maneira ampla, incluindo os seres humanos, seus aspectos naturais e culturais; o desenvolvimento de valores como a responsabilidade, solidariedade, cooperação e diálogo, promovendo a participação de todos na construção de uma vida participativa.
�
 ��3a Questão (Ref.: 201201934971)
Pontos: 0,5  / 0,5
A definição: ¿...é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente e surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida¿, está relacionada a:
Educação de Jovens e Adultos
Interdisciplinaridade
Ambiente antrópico
 
Educação ambiental
Política de Segurança Pública
�
 ��4a Questão (Ref.: 201201937094)
Pontos: 0,5  / 0,5
O que significa a sigla ICLEI, que é responsável por várias questões ambientais?
Iniciação Científica para Leigos em Explicações Intensas sobre Meio Ambiente
Instituto Científico de Legalização de Exploração Intensiva
Cidades Interligadas por Legislação Ambiental
 
Conselho Internacional de Iniciativas Ambientais Locais
Comissão Internacional para Iniciantes Ambientalistas Locais
�
 ��5a Questão (Ref.: 201202134998)
Pontos: 0,5  / 0,5
No que se refere aos principais encontros e eventos importantes para a discussão de meio ambiente e educação ambiental, assinale a opção CORRETA:
Após a Conferência de Estocolmo, e seguindo sua recomendação de número 96, não foram realizados grandes nacionais, regionais e internacionais para discutir o Meio Ambiente.
A Conferência de Tbilisi, realizada em 1977, apesar de ter sido a primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, não produziu quaqluer documento significativo que mereça registro.
O Congresso de Moscou, realizado em 1987, fez uma análise da situação ambiental global e não encontrou sinais de que a crise ambiental houvesse aumentado.
A Conferência do Rio, ou Rio-92, como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, minimizou as recomendações de Tbilisi para a Educação Ambiental.
 
A cidade de Estocolmo (Suécia) sediou a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972, que foi a primeira conferência temática da ONU e reuniu representantes de 113 países.
�
 ��6a Questão (Ref.: 201201980210)
Pontos: 0,5  / 0,5
Maquinário, equipamentos e produtos, cujas feituras envolvem recursos naturais e humanos estão relacionados a qual tipo de recurso abaixo
 
Manufaturado
Humano
Cultural
Econômico
Natural
�
 ��7a Questão (Ref.: 201202138442)
Pontos: 0,5  / 0,5
Tomando como critério a eficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de 1930 como o início de uma política ambiental efetiva (Barbieri, 2010). Conforme Barbieri (2010), uma data de referência é o ano de 1934, quando foram promulgados os seguintes documentos relativos à gestão de recursos naturais. Marque a resposta errada:
Código de Caça
Código Florestal
 
Código de Educação ambiental
Código de Águas
Código de Minas
�
 ��8a Questão (Ref.: 201201955910)
Pontos: 0,5  / 0,5
Podemos apontar a década de 1930 como início de uma política ambiental efetiva.
Assinale quais foram os primeiros documentos relativos à gestão de recursos naturais brasileiros:
Política Nacional do Meio Ambiente Humano e Rural
Política Nacional do Meio Ambiente
 
Código de Caça, Código Florestal, Código de Minas e Código de Águas
Código de Minas e Energia e Civil
Código de Fauna e Flora e de Reservas e Parques Nacionais
�
 ��9a Questão (Ref.: 201201955901)
Pontos: 1,0  / 1,0
O conceito de impacto ambiental incorporou o controle e a mitigação dos efeitos negativos da poluição, mas incluiu também a aferição das alterações ambientais significativas, geradas pelas atividades de desenvolvimento, que não estão relacionados a:
 
Controle e facilitação de gerar impacto ao meio ambiente
perda de espécies e da biodiversidade
perdas de recursos naturais
efeitos econômicos
efeitos sociais
�
 ��10a Questão (Ref.: 201202135023)
Pontos: 1,0  / 1,0
Quanto ao papel da escola frente ao meio ambiente, podemos afirmar que:
A escola não deve ser confundida com um hospital. A idéia de uma escola promotora de saúde é o reconhecimento implícito de que a educação em saúde não se faz somente por meio do currículo explícito, partem do programa escolar, mas com ações pedagógicas, de prevenção e promoção da saúde e de conservação do meio ambiente dirigidas à comunidade, exclusivamente realizadas em hospitais e postos de saúde.
A implementação da saúde pública e o estabelecimento de um ambiente mais saudável e uma melhor qualidade de vida, são atitudes que não se iniciam na escola, podendo ser colocada como um paliativo a todos que pretendem amenizar os problemas relativos às doenças, mas jamais sendo recomendadas.
A promoção da saúde no âmbito escolar é um procedimento ineficaz, uma vez que assegurar o direito à saúde, ao meio ambiente saudável e à educaçãona infância é responsabilidade do governo de não das escolas.
 
A escola deve, mediante a criação de condições adequadas para a construção do conhecimento, recreação, convivência e segurança e apoiada pela participação da comunidade educativa, favorecer a adoção de estilos de vida saudáveis e condutas de proteção ao meio ambiente, mas, além disso, deve principalmente contribuir para a formação de cidadãos críticos e aptos para lutar pela transformação da sociedade e pela melhoria das condições de vida de todos
A escola não o lugar ideal para desenvolver programas de promoção e educação em saúde e de educação ambiental, de amplo alcance e repercussão, já que tais programas não exercem grande influência sobre as crianças e adolescentes nas etapas formativas mais importantes de sua vida.

Outros materiais