Buscar

Comunicação expressão provas resumida.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-No ultimo verso da primeira estrofe ("que não é bem o mal de toda gente,"), do poema a seguir, a palavra "bem" pode ser substituída, sem prejuízo, por qual palavra? 
B-Exatamente
2-Leia o texto a seguir nos os brasileiros de Lya Luft.(Assinale a alternativa em que a palavra em destaque esta interpretada de forma Incorreta 
D-"(...) esse desconhecimento não se deve apenas à natural (ou inatural) alienação estrangeira (...)" (êxtase) ( alheamento).
3 Leia o Texto a seguir-Conversinha mineira/ Em relação a linguagem do texto, podemos afirmar que: 
D) A linguagem de ambos é inadequada para a situação em que se encontram.
4- Nós, os brasileiros Lya Luft ( 2º pergunta)Assinale a alternativa que confirma a alegação da autora: a imagem do Brasil, exótico e folclórico, é exportada pelos próprios brasileiros.
D) “(...) muita caipirinha na mesa, e televisões mostrando carnaval, futebol, praia e mato." 
5 - O operador de coesão em negrito no texto abaixo pode ser substituído por qual outro do mesmo sentido?".
Em algum lugar do Oriente, onde o clima é ameno e não são necessárias muitas roupas, havia um homem que resolveu desistir de todas as questões materiais e retirou-se para a floresta, onde construiu uma choça para morar". 
C) Como também 
6-Apesar de a oralidade e a escrita permitem a construção de textos coesos e coerentes, são duas modalidades da língua com características próprias. Leia o fragmento, a seguir, do texto “A vaguidão especificia”, de Millor Fernandes, e indique a alternativa FALSA.
D-O texto de Millôr Fernandes não tem coerência, pois o leitor não pode saber se ele é de ficção ou não; se tem humor ou não, fatores (ficção e humor) que dariam coerência a ele.
7- No breve diálogo entre colegas do curso de Letras:
- A faculdade comprará Patativa do Assaré? - Está no provão.
Qual é a informação implícita contida na conversa?
C) O livro de Assaré será comprado, pois consta na bibliografia do provão. 
8 -As frases a seguir são da famosa escritora Raquel de Queiroz, em cuja linguagem impera a metáfora. Assim, nós encontramos inúmeros pensamentos metafóricos e raros não metafóricos. Assinale a opção que não apresenta metáfora:
D) Mas voltando ao assunto da vocação literária: para escrever, tem que haver o dom da escrita, tal como para o cantor é preciso o dom da voz (Raquel de Queiroz). 
9-Durante o desenvolvimento do texto, o produtor lança um referente e, para evitar repetição retoma o referente, substituindo-o por outros termos da língua. Identifique os termos que retomam respectivamente, os referentes grifados:
E) Aquele problema silencioso; Areteu. 
10-Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta: 
A massa é bem violeta, mas depois de assada, ela fica marrom, só a parte de cima continua um pouco colorida, já no fundo, bem no fundo, ainda há um pouco de gosto de beterraba. Mas dificilmente alguém adivinhará qual ingrediente secreto do bolo... 
E) A expressão "Preferi usar formas de muffins" leva-nos a deduzir que a forma recomendada na receita não é a de muffins.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais