Buscar

HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO

Prévia do material em texto

Avaliação:  HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  - 
	Professor:
	GESSICA GOES GUIMARAES GAIO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 02/09/2014 16:06:29
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 201202028100)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Constituição de 1891 criou uma República federativa que assegurava a autonomia dos estados e instituía um regime presidencialista baseado na democracia representativa. Essa República de feição liberal, entretanto, tinha um pé no passado. As liberdades públicas estavam garantidas por lei, mas o poder político era exercido por oligarquias agrárias que extraíam sua força da degradação da autonomia dos estados e do sistema representativo. Durante quarenta anos, a República dos coronéis acumulou tensões e contradições. A população continuava predominantemente rural, mas as cidades cresciam. Com elas cresciam também as classes médias urbanas e o operariado industrial, dois grupos dinâmicos cujas inquietações já não cabiam no molde estreito e provinciano do regime oligárquico.
Francisco M. P. Teixeira. Brasil: História e Sociedade. São Paulo: Ática, 2001, p. 242 (com adaptações).
A partir do texto e tendo em vista o panorama histórico oferecido pela República brasileira, DISSERTE sobre a política do Café com leite.
	
	
Resposta: A política do café ccom leite começou quando Floriano foi impelido a entregar o poder ao primeiro presidente civil eleito, em 1894, Prudente de Moraes. Começa um rodízio no poder entreas oligarquias de São Paulo e Minas Gerias, esta última com o maior colégio eleitoral. Com isso somente interessesdos cafeicultores paulistase criadores de gado de Minas eram atendidos. Com o tempo esse sistema começ a ser questionado pelos outros Estados, que queriam também participação na política e na economia do país. Esse eixo é aberto também para o Rio Grande do Sul, com o partido PRR e com a eleição de Mrechal Hermes. Porém, com o tempo este sistma começa a apresentar desgaste esurgem outro atores no cenário político, com a formção dos Partidos socialistas, democráticos e a Aliabça Liberal.
	
Gabarito: Em meio ao quadro sócio-político apresentado no texto acima, podemos observar que o modelo oligárquico era predominante no período, daí a nomenclatura café com leite, fazendo referência as duas maiores aristocracias, a cafeeira paulista, que também representava os novos esforços industriais. E a mineira, representante da pecuária brasileira. Estes dois grupos articulados eram as principais forças na região.
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 201202162512)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Explique, através do conhecimento obtido nas aulas que foi o Convênio de Taubaté e quais eram os seus objetivos.
	
	
Resposta: O Convenio de Taubaté foi uma forma de driblar a crise exportadora do café, que gerou excedestes do produto e a redução dos preços do mesmo. Consistia na interveção do governo que compraria tal excedente com o dinheiro público, tirando-o do mercado e assim valorizar o produto e fazer subir os preços.
	
Gabarito: O aluno deve explicar o que foi esse convênio e as medidas que alí foram elaboradas para assegurar que os cafeicultores não tivessem prejuízos com a desvalorização das cotações do café.
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 201202028258)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais. A crise na Monarquia Brasileira pode ser explicada pelos fatores abaixo, EXCETO:
	
	
	Busca de maior participação de elites laicas no controle governamental.
	
	Constantes críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam os desmandos existentes na corte imperial. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra.
	
	Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica.
	 
	Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Norte e Nordeste, que desejavam obter maior participação política, já que tinham grande poder econômico.
	
	Posicionamento da classe média brasileira constituída por funcionários públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas e comerciantes, crescente nos grandes centros urbanos, desejosa de mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, essa classe social passou a apoiar o fim do império.
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 201202028137)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Império brasileiro, ao ceder à República, deixou contribuições e problemas para o novo regime. A respeito desse tema, assinale a opção incorreta.
	
	
	A vida político-partidária da República, marcada por atritos ideológicos de variados matizes, convergiu, no início do século XX, para um quadro que conflita, mas que é estabelecido um consenso nos primeiros anos.
	
	A República nasceu com problemas herdados da crise do escravismo, como o chamado "problema negro"
	 
	A república garantiu a integridade territorial e a estabilidade que beneficiava o povo e a elite.
	
	Ao nascer, a República não romperia estruturalmente, de forma revolucionária, as bases econômicas agroexportadoras do Império.
	
	A política republicana nos primeiros tempos foi marcada pelo militarismo.
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 201202023800)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia com atenção o trecho a seguir:
"De fato, o Marechal, naquele momento, tivera precisamente o apoio daquelas 'classes sociais' e eram estas, mais do que qualquer princípio constitucional, que serviam de arrimo a um governo forte, mas popular; republicano jacobino, mas sustentado pela nova burguesia em ascensão...O quadro político geral não se desanuviara, portanto, com a ascensão de Floriano."
(CARDOSO, Fernando Henrique. Dos governos militares a Prudente-Campos Sales. In: FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp.17-57. p. 48).
A partir da leitura do trecho acima e dos seus conhecimentos sobre o tema é possível afirmar que:
	
	
	A consolidação pela das instituições republicanas foi alcançada ainda no governo do Marechal Deodoro da Fonseca.
	
	A consolidação plena da República somente foi alcançada no governo civil de Prudente de Moraes.
	
	O Marechal Floriano Peixoto não conseguiu consolidar plenamente as instituições republicanas.
	
	A consolidação da República somente foi possível em virtude, exclusivamente, da atuação político/militar do Marechal Floriano Peixoto.
	 
	A consolidação da República somente foi possível em virtude do apoio incondicional da oligarquia paulista ao governo do Marechal Floriano Peixoto.
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 201202027998)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa INCORRETA. Entre os direitos do cidadão estabelecidos pela primeira Constituição republicana estão:
	
	
	A liberdade religiosa
	
	O ensino leigo nas escolas públicas
	
	O livre exercício de qualquer profissão
	 
	O voto universal
	
	A igualdade de todos perante a lei
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 201202023789)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia com atenção o trecho a seguir: "No plano social percebe-se, com a república, presença maior do "elemento popular". Nas articulações políticas do período houve referências a greves e forças populares, chegando a haver, em contados casos, a efetivação dessa presença popular. Mas, politicamente,as articulações davam-se nos quartéis, nos palácios ou nas casas aburguesadas. E a luta política distinguia-se das travadas no Império pela ausência de canais institucionalizados para resolver desacordos entre as elites e pela presença mais constante da espada como argumento." (CARDOSO, Fernando Henrique. Dos governos militares a Prudente-Campos Sales. In: FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp.17-57. p. 46)
A reflexão apresentada pelo autor nos permite questionar o seguinte lugar comum a respeito da história política brasileira:
	
	
	O povo brasileiro sempre participou de forma mais ativa da política.
	 
	O povo brasileiro jamais participou de forma mais efetivamente da política.
	
	As elites políticas brasileiras sempre estiveram preocupadas com o bem estar do povo.
	
	As elites políticas brasileiras jamais estiveram preocupadas com o bem estar do povo.
	
	A política brasileira foi sempre guiada pela ética e pela probidade nos assuntos públicos.
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 201202028103)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A respeito das primeiras décadas da indústria no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. os negócios de café em São Paulo, além de gerarem investimentos em fábricas e ferrovias, promoveram a imigração, fornecendo mão-de-obra e mercado consumidor para a indústria;
II. o Estado brasileiro não foi um adversário da indústria em suas origens, mas não se empenhou em promover uma política 
deliberada de incentivo; 
III. a Primeira Guerra Mundial foi um período de crescimento industrial, pois a guerra naval provocou escassez de importados, 
incentivando fortes investimentos na criação de fábricas; 
IV. o capital estrangeiro teve, no Brasil, vantagens que não foram dadas ao nacional, mas, ao criar uma estrutura de transportes e de serviços, contribuiu para a modernização do país.
São corretas, SOMENTE:
	
	
	II e IV.
	
	I, III e IV.
	 
	II, III e IV.
	
	I, II e IV.
	
	I, II e III.
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 201202027993)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo de industrialização entre o final do século XIX e o final da República Velha, foi parte da modernização geral do país e sobre ele é CORRETO afirmar que:
	
	
	Teve o mercado consumidor para seus produtos ampliados pela tranferêncai da população de ex excravos para a cidade.
	
	Foi favorecido pela implantação da república através da facilidade de crédito do encilhamento.
	
	Sua produção estava pulverizada em estabelecimentos pequenos de natureza familiar.
	 
	Sofreu grande impulso no período da Primeira Guerra Mundial, beneficiada pelas dificuldades de importação.
	
	Teve o desenvolvimento paralelo da agroindústria possibilitado pela entrada do capital estrangeiro na lavoura de exportação.
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 201202028002)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentre as alternativas a seguir, aponte a que se identifica com o tenentismo:
	
	 
	A defesa do voto secreto e universal e a descentralização do poder
	
	Apoio às oligarquias locais, incentivo ao ensino religioso, moralização da administração pública e o recolhimento dos militares aos quartéis
	
	A centralização do poder do Estado e a intervensão "moderadora" nos movomentos populares e nos governos civis despreparados, dentro do princípio do soldado-cidadão
	
	A modernização dos costumes e a idéia de soldados-corporativos
	 
	O princípio do soldado-cidadão que devia intervir no processo político, a defesa do voto secreto, a centralização do poder e a independência do Poder Judiciário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes