Buscar

AV FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0100_AV_201404026819 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	SERGIO PAULO BEHNKEN
	Turma: 9005/AB
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 30/08/2014 16:01:08
	
	 1a Questão (Ref.: 201404265165)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O Artigo "Todo Mundo Tem Cultura" do renomado Roberto da Matta defende a ideia de que todo os vivos têm cultura, definindo-a como hábitos, costumes,vestimenta e herança de família. Há quem diga, de modo preconceituoso, é claro, que os índios não têm cultura exatamente por exibirem um modo tão distinto dos povos civilizados. Explique esse equívoco, tomando como referência o conceito de etnocentrismo.
		
	
Resposta: A tendência de achar que sua cultura, seus valores é melhor que dos outros, é a forma de achar que o novo é estranho ou errado.
	
Gabarito: O aluno deverá explicar que a adoção da postura etnocêntrica toma quem a adota como ponto de referência e, portanto, considera o sua cultura superior as demais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404209211)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Leia o caso concreto e responda as questões propostas:
Jovens roubam e agridem doméstica e afirmam que a confundiram com prostituta RIO - A empregada doméstica Sirley Dias de Carvalho Pinto, de 32 anos, teve a bolsa roubada e foi espancada por cinco jovens moradores de condomínios de classe média da Barra da Tijuca, na madrugada de sábado. Os golpes foram todos direcionados à sua cabeça. Presos por policiais da 16ª. DP (Barra), três dos rapazes - o estudante de administração Felippe de Macedo Nery Neto, de 20 anos, o técnico de informática Leonardo Andrade, de 19, e o estudante de gastronomia Júlio Junqueira, de 21 - confessaram o crime e serão levados para a Polinter. Como justificativa para o que fizeram, alegaram ter confundido a vítima com uma prostituta. (Publicada em 24/06/2007 em O Globo On Line).
1 Identifique o fato social implícito no texto. Fundamente sua resposta segundo a concepção durkheimiana.
2 Como se apresenta, no texto, a consciência coletiva?
		
	
Resposta: preconceito racial, não aceitam os comportamentos diferentes, e diferentes maneiras de viver. Consciêcia coletiva, é o fato de os jovens se juntarem e fazer coisas que não fariam se estivesse sozinhos, pois se acham mais fotes.
	
Gabarito:
Padrão sugestivo de resposta dos exercícios da aula:
Questão discursiva:
1- O crime como fato social, que se encontra generalizado, exterior às vontades individuais e que exerce força coercitiva.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404203295)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Cientistas sociais brasileiros não fazem parte integrante do circuito habitual dos centros reconhecidos de produção intelectual. Tal fato não impede que nos vejamos como parte dele e, portanto, interlocutores legítimos dos autores mais respeitáveis e reconhecidos da tradição ocidental. Mas, nesse contexto, há um traço peculiar da nossa inserção: falamos e escrevemos em português (embora leiamos em inglês e francês). O isolamento relativo da língua portuguesa tem uma afinidade com o papel político do cientista social no Brasil, chamado a participar de valores e responsabilidades de construção nacional. A citação acima nos mostra como: I - Ao observar os fenômenos sociais, os cientistas sociais são levados a enfrentar sua própria posição, seus valores, sua visão de mundo que interfere na sua pesquisa. II - O trabalho dos cientistas sociais os levam a interação complexa com o grupo social ou sociedade investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas. III - Há uma distância irremediável entre o cientista social e seu objeto de pesquisa, o que torna o método objetivo o mais apropriado para a investigação de fenômenos dessa ordem. Assinale a opção correta.
		
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	 
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	Apenas a afirmação III está correta.
	 
	As afirmações I e II estão corretas.
	
	As afirmações II e III estão corretas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404264352)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a questão da neutralidade e objetividade científica podemos afirmar que:
		
	
	É alcançada em todas áreas de investigação científica.
	
	É mais difícil de se conseguir nas Ciências Naturais.
	
	É alcançada facilmente por todo tipo de investigação científica.
	 
	É mais difícil de ser alcançada nas Ciências Sociais.
	
	É impossível de ser alcançada.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404268573)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A cozinha dos índios brasileiros era primitiva e rudimentar. Eles nos deixaram, no entanto, alguns pratos à base de milho, como a pamonha e a canjica; à base de mandioca (Manhiot utilíssima), como a farinha, o beiju, o mingau, a tapioca etc. (...) (Extraído de RAMOS, A. Notas sobre a culinária negro-brasileira. In CÂMARA CASCUDO). Em relação à primeira frase desta descrição feita por Ramos sobre a cozinha dos índios brasileiros o conceito que se aplica é:
		
	
	Relativismo Cultural
	
	Identidade Cultural
	 
	Etnocentrismo
	
	Socialização
	
	Diversidade Cultural
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201404234874)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em 13 de março do presente ano, o protodiácono (o mais velho dentre os 115 cardeais presentes ao Conclave) Jean-Luois Tauran, da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, ao proferir as seguintes palavras em latim ¿Annuntio vobis gaudium Magnum: Habemus Papam: Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum Georgium Marium, Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinalem Bergoglio, qui sibi nomen imposuit Franciscum (Anuncio-vos uma grande alegria: temos um Papa, o Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor, Dom Jorge Mário, Cardeal da Santa Romana Igreja Bergoglio, que se impôs o nome Francisco¿ fez saber, aos que ocupavam a Praça São Pedro ou acompanhavam pelos meios de comunicação do mundo inteiro, que o novo Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana havia sido escolhido e aceitado sua eleição. A partir de então, o Papa Francisco passou a ser, concomitantemente, o líder religioso de 1,2 bilhão de católicos no mundo e o chefe de Estado do Vaticano. De acordo com a teoria da dominação legítima preconizada por Max Weber, o processo de escolha da autoridade religiosa e política acima referido expressa o tipo puro de dominação:
		
	
	Ideológica, em razão de a eleição do novo Papa ter sido motivada pela oposição feita pelo então arcebispo de Buenos Aires à presidenta Cristina Kirschner.
	
	Carismática, em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais do Sumo Pontífice.
	 
	Tradicional, em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes atribuídos à Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana.
	
	Racional-legal, baseada em interesses racionais dos agentes envolvidos e legitimada pela organização burocrática da Santa Sé.
	
	Material, em razão de a escolha desse líder se basear no antagonismo de classes sociais que compõem a população católica mundial
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201404110607)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a alternativa abaixo que explica com clareza a essência do pensamento Positivista.
		
	 
	Valoriza a ciência como única forma concreta de respostas eficazes para os problemas da humanidade, que funciona com auxílio da filosofia e da religião.
	
	Dá ênfase à importância da base material (a estrutura econômica, o modo de produção) que garante a manutenção da vida coletiva, por intermédio da alienação no trabalho.
	
	Tenta conciliação entre o teórico e o prático, o ideal e a realidade, buscando enfim reunificar a razão e construir um conceito de absoluto baseado nos ideais religiosos.
	
	Considera que o conhecimento humano evolui da experiência sensível à lógica racional e que só é possível atingir a informação corretadepois de muitas repetições do procedimento que conduz do objeto a consciência e da consciência ao objeto, provando a existência da ciência matemática.
	 
	Expressa confiança nos melhoramentos da industrialização e de otimismo quanto ao capitalista. Cultua a ciência e valoriza o método científico.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404261910)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	SE A LEI DA GRAVIDADE OU A DA INÉRCIA SÃO LEIS DA NATUREZA - NÃO SE PODE QUESTIONÁ-LAS, NÃO SE PODE MUDÁ-LAS, E SÓ RESTA CONHECÊ-LAS PARA MELHOR VIVER - DO MESMO MODO A SOCIEDADE DEVE TER SUAS LEIS PRÓPRIAS, INDEPENDENTES DA VONTADE HUMANA, QUE PRECISAM SER CONHECIDAS. A FÍSICA NEWTONIANA DESCOBRIU AS LEIS DA GRAVIDADE E DA INÉRCIA DOS CORPOS. CABE À SOCIOLOGIA, NA VISÃO DE DURKHEIM, DESCOBRIR AS LEIS DA VIDA SOCIAL. (RODRIGUES, ALBERTO TOSI. SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, RJ, ED. LAMPARINA, P.19) A VISÃO SOCIOLÓGICA DE ÉMILE DURKHEIM, APRESENTADA PELO AUTOR DO TEXTO ACIMA RECEBE UMA FORTE INFLUÊNCIA
		
	
	DA VISÃO EVOLUCIONISTA DE CHARLES DARWIN.
	
	DA TEORIA MARXISTA, COM BASE NO MATERIALISMO HISTÓRICO.
	
	DAS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS DE IMMANUEL KANT E CHARLES MONTESQUIEU.
	 
	DOS PRINCÍPIOS CIENTIFICISTAS, PRESENTES NO POSITIVISMO DE AUGUSTE COMTE.
	
	DAS TESES DA REFORMA PROTESTANTE DE MARTINHO LUTERO
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201404271269)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como sabemos, o patrimonialismo ainda é uma prática muito enraizada na sociedade brasileira, apesar do nosso ordenamento jurídico consagrar o princípio da igualdade entre os cidadãos. Podemos afirmar que o patrimonialismo no Brasil manifesta-se: I - na permanência de relações hierarquizadas que permitem a alguns indivíduos tratamento diferenciado, apesar da lei; II - nas ações de homens públicos que se utilizam de recursos públicos para fins privados, seja utilizando-se de funcionários públicos para serviços domésticos, seja pleiteando vistos diplomáticos a parentes sem alegada razões de Estado; III - no respeito integral ao império da lei; IV - na condenação do nepotismo (contratação de parentes para ocupar cargos públicos) nas três esperas de poder (Executivo, Legislativo e Judiciário). Identifique a única alternativa correta.
		
	 
	Apenas as afirmações I e III estão corretas;
	 
	Apenas a afirmação II está correta;
	 
	Apenas as afirmações III e IV estão corretas;
	 
	Apenas as afirmação III está correta.
	 
	Apenas as afirmações I e II estão corretas;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201404041073)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente ao texto abaixo:
"Casamento entre homossexuais foi aprovado ontem na Argentina. A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou a reforma do Código Civil, permitindo o casamento entre casais homossexuais no país. Caso o projeto de lei seja aprovado também no Senado, a Argentina passará a ser o primeiro país da América Latina a permitir este tipo de união." O fato significou uma vitória para os homossexuais do país. (...) Fonte:http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=47572
Marque a alternativa que corresponda ao texto acima:
		
	
	O preconceito dos homossexuais contra os heterossexuais.
	 
	Os modelos contemporâneos de família.
	
	As questões de homossexualidade na Igreja.
	
	O preconceito existente contra os homossexuais.
	
	A globalização de ideias.

Outros materiais