Buscar

1 prova

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CAPÍTULO 2
 
1) Conceitue sistema. Dê um exemplo.
 
 Sistema é um conjunto de elementos que se interagem entre si, com um objetivo comum e que evoluem no tempo. Ex.: Sistema de refrigeração.
2) Por que o conjunto de soluções sub-ótimas não é ótima para o sistema?
 Porque só as especificações bem elaboradas e a coordenação efetiva das atividades podem garantir a otimização global do sistema.
3) Como se define o objetivo da pesquisa?
 
 É aquilo que se pretende fazer ou conhecer, deve ser amplo e deve ser definido claramente de forma operacional.
4) Apresente as vantagens e desvantagens dos experimentos de laboratório e de campo.
 
De Laboratório – vantagens: facilidade e custo baixo, alto grau de controle do experimento, livre de reações negativas dos usuários. – desvantagens: dificilmente será capaz de reproduzir efetivamente as condições reais de uso ou operação do sistema.
 De Campo – vantagens: sanar eventuais problemas, antes que o sistema seja colocado em uso efetivo. – desvantagens: coleta de dados pode apresentar dificuldades, a presença de um observador pode distorcer os resultados.
5) Conceitue variáveis independentes e dependentes.
 
Variáveis independentes são aquelas que podem ser deliberadamente manipuladas.
 Variáveis dependentes são aquelas que dependem do tipo de interação entre os elementos (subsistemas) que compõe o sistema e os resultados que o mesmo provocará.
6) Para que serve o grupo de controle?
 
 Serve para ser comparado com o grupo experimental. Serve para testar se a falta de variáveis independentes influência nos resultados.
7) Que cuidados se deve tomar na definição da amostra?
 
 Diferenças individuais.
8) Quais são as vantagens e desvantagens da observação direta?
 
 Vantagem – o realismo.
 Desvantagem – efeito provocado pela presença do observador, e o tempo, pois as observações podem ser demoradas, principalmente quando se quer registrar fenômenos de baixa freqüência.
9) Que cuidados devem ser tomado na entrevista?
 
O entrevistador deve fazer as perguntas de forma que o entrevistado fique “à vontade”, em um clima amistoso, livre de quaisquer tensões.
10) Quando se aplica a análise ergonômica do trabalho?
 
 Aplica-se a análise ergonômica do trabalho quando se quer corrigir uma situação real de trabalho.
11) Quais são as vantagens do método participativo?
 
Resistência à implementação de soluções poderão ser considera consideravelmente reduzidas.
Capítulo 3
1.	 Conceitue sinapse e apresente as suas principais características.
São conexões entre células nervosas para formar uma cadeia de transmissão de sinais.
A sinapse é a ligação de um axônio com uma dendrite da célula seguinte e tem as seguintes propriedades: sentido único, fadiga, efeito residual, desenvolvimento, acidez.
2.	 Descreva o mecanismo da contração muscular.
A contração muscular ocorre quando os sarcômeros se contraem, no sentido longitudinal das fibras, reduzindo os seus comprimentos, estimulado por correntes elétricas. Durante a contração, os filamentos de actina simplesmente deslizam-se para dentro dos filamentos de miosina, como se fossem pequenos pistões.
3.	 Como ocorre a irrigação sanguínea nos músculos?
Cada músculo recebe suprimento de oxigênio, glicogênio e outras substâncias, pelo sistema circulatório. Este é constituído de artérias, que vão se ramificando sucessivamente até se transformarem em vasos capilares. As paredes desses vasos são extremamente finas e permitem uma fácil transferência de substâncias do sangue para o músculo. Para permitir a circulação sanguínea, o músculo deve se contrair e relaxar com alguma freqüência, funcionando como uma bomba hidráulica.
4.	 Como ocorre a nutrição da coluna?
Ocorre por difusão dos tecidos vizinhos num processo semelhante a uma esponja que perde água quando comprimida e absorve água + nutrientes quando aumenta novamente de volume.
5.	 O que se entende por metabolismo basal?
É a energia necessária para manter apenas as funções vitais do organismo, sem nenhum trabalho externo. Portanto um corpo em repouso absoluto, consome uma certa quantidade de energia para o funcionamento de órgãos como o coração, pulmões e rins, que nunca deixam de funcionar.
6.	 Por que a subnutrição de um povo é anti-econômica?
Porque apenas pequenas reduções na alimentação provocam conseqüências bastante danosas à produtividade. O aumento de salários, por si só, nem sempre constitui solução. Infelizmente, o dinheiro adicional nem sempre é aplicado prioritariamente em alimentos e cuidados com a saúde, o que melhoraria a produtividade. Isso só se consegue com um programa educacional a longo prazo.
 
7.	 Como se diferenciam as percepções dos cones e bastonetes?
Os cones só funcionam com maior nível de iluminação e são responsáveis pela percepção das cores, além da percepção de espaço e de acuidade visual. Os bastonetes já são sensíveis a baixos níveis de iluminação e não distinguem cores, mas apenas os tons cinza, do branco ao preto.
8.	 Descreva as características visuais da acuidade, acomodação e convergência.
Acuidade - é a capacidade visual para discriminar pequenos detalhes.
Acomodação - é a capacidade de cada olho em focalizar objetos a várias distâncias.
Convergência – é a capacidade dos dois olhos se moverem coordenadamente, para focalizar o mesmo objeto.
9.	 Como os olhos se movimentam?
A fixação de um objeto depende de um movimento voluntário e outros involuntários. O movimento voluntário é feito deliberadamente pela pessoa na direção do objeto que se quer fixar. Após a fixação, ocorrem os movimentos involuntários que mantém os olhos, firmemente sobre o objeto, garantindo nitidez. Movimentos sacádicos: quando num exame detalhado, o olho não se movimenta continuamente, mas aos “pulos”, de uma fixação para outra. Movimentos visuais de perseguição: se o objeto estiver em movimento, o olho é capaz de persegui-lo. Mas, para isso, precisa, antes, identificar o padrão do movimento.
10.	 Descreva as características sonoras da freqüência, intensidade e duração.
Freqüência – é o número de flutuações ou vibrações por segundo e é expressa em hertz (Hz), subjetivamente percebida como altura do som.
Intensidade – depende da energia das oscilações e é definida em termos de potência por unidade de área.
Duração – A duração do som é medida em segundos. Os sons de curta duração (menos de 0,1 s) dificultam a percepção e aparentam ser diferente daqueles de longa duração (acima de 1 s).
11.	 Qual é a importância do senso cinestésico para o trabalho?
O senso cinestésico é importante no trabalho, pois muitos movimentos dos pés e mãos devem ser feitos sem acompanhamento visual, enquanto a visão se concentra em outras tarefas realizadas simultaneamente. Como exemplo, podemos citar o motorista e o digitador.
12.	 Como os sentidos interagem entre si?
Em geral, as interações entre os órgãos dos sentidos são aceitáveis enquanto cada um deles permanecer dentro das faixas normais de operação. O desempenho começa a deteriorar-se quando qualquer variável presente no ambiente ultrapassar uma intensidade considerada como limite de tolerância. Acima desse limite, passam a afetar a percepção de sinais em um outro canal.
Capítulo 4
1. Quais são as principais diferenças antropométricas entre homens e mulheres?
Na fase adulta, os homens apresentam os ombros mais largos, tórax maior, com clavículas mais longas e escápulas mais largas, com as bacias relativamente estreitas. As cabeças são maiores, os braços mais longos e os pés e mãos são maiores. As mulheres têm ombros relativamente estreitos e tórax menores e mais arredondados, com as bacias mais largas. As diferenças de estaturas entre homens e mulheres são de 6 a 11%. Os homens têm proporcionalmente mais músculos que gordura.
2. Como ocorrem as
mudanças intra-individuais?
As variações intra-individuas são aquelas que ocorrem durante a vida de uma pessoa. Pode-se dizer que o ser humano sofre contínuas mudanças físicas durante toda a vida. Estas ocorrem de diversas maneiras. Há uma alteração do tamanho, proporções corporais, forma e peso. Em algumas fases, como durante a infância e adolescência, essas mudanças se aceleram. Na fase de crescimento, as proporções entre os diversos segmentos do corpo também se alteram.
3. Quais são as principais variações étnicas das medidas antropométricas?
A principal variação étnica é a altura média. Uma máquina projetada pra acomodar 90% da população masculina dos EUA acomoda também 90% dos alemães. Mas não ofereceria a mesma comodidade para os latinos e orientais.
4. Quais são as principais variações genéticas das medidas antropométricas?
Quando as proporções corporais não se modificam significativamente, há uma forte correlação da carga genética com as proporções corporais, mas não com a dimensão do corpo em si.
5. Como ocorrem as variações seculares das medidas antropométricas?
Seres humanos têm aumentado de peso e dimensões corporais ao longo dos últimos séculos. Isso seria explicado pela melhoria da alimentação, saneamento, abolição do trabalho infantil e adoção de hábitos mais salutares, como as práticas desportivas.
6. Quais são as vantagens dos padrões internacionais de medidas antropométricas?
Contribui para ampliar os horizontes dos projetistas. Hoje, quando se projeta um produto, deve-se considerar que os usuários do mesmo podem estar espalhados em 50 países diferentes, incluindo muitas diversidades étnicas, culturais e sociais.
7. Descreva sucintamente as etapas para realização das medições antropométricas.
- Definição de objetivos: a primeira providência é definir onde ou pra quê serão utilizadas as medidas antropométricas.
- Definição das medidas: envolve a descrição dos pontos do corpo, entre os quais serão tomadas as medidas. Em geral, cada medição a ser efetuada deve especificar claramente a sua localização, direção e postura.
- Escolha dos métodos de medição: classificam-se em dois tipos. Diretos: envolvem instrumentos que entram em contato físico com o organismo. Indiretos: envolvem fotos do corpo ou partes dele contra uma malha quadriculada. As medidas são então tomadas posteriormente da imagem.
- Seleção da amostra: deve ser representativa do universo onde serão aplicados os resultados. Nessa escolha, devem ser determinadas as características biológicas, inatas, e aquelas adquiridas pelo treinamento ou pela experiência no trabalho.
- Medições: elaboração de um roteiro para a tomada de medidas e o desenho de formulários apropriados para as anotações das mesmas, treinamento prévio das pessoas que efetuarão as medições.
- Análises estatísticas: a variável pode ser dividida em classes ou intervalos. Realizar a freqüência de cada classe e construir um histograma ou um polígono de freqüência ou um polígono de percentagens acumuladas, somando-se cumulativamente as percentagens de cada classe. Calcular distribuição normal representada pela média e pelo desvio-padrão.
8. Até que ponto pode-se aplicar as tabelas antropométricas de medidas estrangeiras, no Brasil?
Nos casos em que se exigem maiores precisões, os dados tabelados devem ser usados apenas como uma primeira aproximação. Para se ter maior confiabilidade, é aconselhável fazer as medições diretamente, com uma amostra dos usuários reais de produtos ou serviços. Em outros casos, pode-se fazer um ante-projeto baseando-se nos dados da tabela e depois, testá-lo com alguns usuários reais, fazendo-se os ajustes necessários.
9. Quais são as vantagens das antropometrias dinâmica e funcional?
Dinâmica: promover alguns ajustes para acomodar os principais movimentos corporais fazendo com que o projeto se aproxime mais das suas condições reais de operação.
Funcional: aplica-se principalmente quando há uma conjugação dos movimentos corporais, executados simultaneamente.
10. Para que servem os modelos humanos?
Servem para projeto e avaliação de produtos e postos de trabalho. Esses modelos podem ser bidimensionais, tridimensionais, computacionais ou matemáticos.
Capítulo 5
1. Quais são os principais cuidados que se devem tomar no uso de dados antropométricos?
Antes de se usar tabelas de medidas antropométricas, é necessário verificar certos fatores que influem nos resultados dessas medidas, tais como: etnia, profissão, faixa etária, época e condições especiais.
Para projetos de produtos e equipamentos que exigem relativamente poucos movimentos, podem ser usados os dados de antropometria estática. Em equipamentos que exigem maiores movimentos corporais, é conveniente utilizar os dados da antropometria dinâmica.
Na antropometria funcional as medidas são associadas à análise da tarefa. Os valores das medidas obtidas na antropometria funcional são de movimentos que geralmente aparecem conjugados.
2. Explique os princípios para aplicação dos dados antropométricos.
A aplicação das medidas antropométricos seguem cinco princípios:
1° - Os projetos são dimensionados para a média da população
2° - Os projetos são dimensionados para um dos extremos da população
3° - Os projetos são dimensionados para faixas da população
4° - Os projetos apresentam dimensões reguláveis
5° - Os projetos são adaptados ao indivíduo
3. Como se devem usar medidas antropométricas máximas e mínimas?
Como quase todas as medidas antropométricas de homens são maiores que as de mulheres, com algumas exceções, o máximo é representado pelo percentil 95% dos homens e, o mínimo pelo percentil 5% das mulheres. Em geral, as aberturas e passagens são dimensionadas pelo máximo, ou seja, para 95% dos homens. Os alcances dos locais de trabalho, onde devem trabalhar tanto homens como mulheres, geralmente são dimensionados pelo mínimo, ou seja, 5% das mulheres. Em outros casos, há necessidade de se combinar as medidas máximas com as mínimas.
4. Como se determina o espaço de trabalho? Exemplifique.
É um volume imaginário, necessário para o organismo realizar os movimentos requeridos durante o trabalho. Exemplo: para um jogador de futebol, o espaço de trabalho seria um paralelepípedo cuja base seria o campo de futebol e com altura de 2,5m (altura para cabecear).
5. Como se determinam à altura da mesa de trabalho e da bancada para trabalho em pé?
Existem duas variáveis importantes no dimensionamento da mesa: a sua altura e a superfície de trabalho. A altura deve ser regulada pela posição do cotovelo e deve ser determinada após o ajuste da altura da cadeira. Em geral, recomenda-se que esteja 3 a 4 m acima do nível do cotovelo, na posição sentada. Se a mesa tiver uma altura fixa, a cadeira deve ter altura regulável. Se a cadeira for fixa e tiver uma altura superior à altura poplítea, deve-se providenciar apoio para os pés.
A altura ideal da bancada para trabalho em pé depende da altura do cotovelo e do tipo de trabalho que se executa. Em geral, a superfície da bancada deve ficar 5 a 10 cm abaixo da altura dos cotovelos. Para trabalhos de precisão, é conveniente uma superfície ligeiramente mais alta (até 5 cm acima do cotovelo) e aquela para trabalhos mais grosseiros e que exijam pressão para baixo, superfícies mais baixas (até 30 cm abaixo do cotovelo). Quando se usam medidas antropométricas tomadas com o pé descalço, é necessário acrescentar 2 ou 3 cm referentes à altura da sola do calçado.
6. Explique como o assento suporta o peso do tronco.
O corpo entra em contato com o assento praticamente só através de sua estrutura óssea. Esse contato é feito por dois ossos de forma arredondada, situados na bacia chamadas de tuberosidades isquiáticas, que se assemelham a uma pirâmide invertida, quando vistos de perfil com duas protuberâncias que distam, entre si, de 7 a 12 cm. Essas tuberosidades são cobertas
apenas por uma fina camada de tecido muscular e uma pele grossa, adequada para suportar grandes pressões. Em apenas 25 cm2 de superfície da pele sob essas tuberosidades concentram-se 75% do peso total do corpo sentado.
7. Explique os princípios gerais sobre os assentos.
1° - As dimensões do assento dêem ser adequadas às dimensões antropométricas do usuário
2° - O assento de permitir variações de postura
3° - O assento deve ter resistência, estabilidade e durabilidade
4° - Existe um assento mais adequado para cada tipo de função
5° - O encosto e o apóia-braço devem ajudar no relaxamento
6° - Assento e mesa formam um conjunto integrado
8 Em que situações recomenda-se o uso da posição semi-sentada?
Em trabalho que exigem freqüentes mudanças entre as posturas de pé e sentado.
Capítulo 6
1. Descreva as adaptações fisiológicas no início da atividade.
Ao realizar um trabalho a taxa de metabolismo vai aumentando. Ele precisa de algum tempo (cerca de 2 a 3 minutos) para fazer a adaptação do metabolismo às exigências da tarefa. Se o esforço começar repentinamente, os músculos trabalham em desvantagem, com débito de oxigênio. Nessas condições, realizam contrações anaeróbicas, usando uma pequena reserva de energia das células, disponível por pouco tempo, cerca de 20 segundos, no máximo.
2. Compare os efeitos fisiológicos dos trabalhos estático e dinâmico.
Estático: é aquele que exige contração contínua de alguns músculos, para manter uma determinada posição. Esse tipo de contração, que não produz movimentos dos segmentos corpóreos, é chamada de contração isométrica.
Dinâmico: ocorre quando há contrações e relaxamentos alternados dos músculos, como nas tarefas de martelar, serrar, girar um volante ou caminhar. Esse movimento funciona como uma bomba hidráulica, ativando a circulação nos capilares, aumentando o volume do sangue circulado em até 20 vezes, em relação à situação de repouso. O músculo passa a receber mais oxigênio, aumentando a sua resistência à fadiga.
3. Quais são as causas dos distúrbios musculares?
As dores são causadas principalmente pelo manuseio de cargas pesadas ou quando se exigem posturas inadequadas, como a torção da coluna. Muitas outras atividades como puxar e empurrar cargas também podem causar as dores. Essas dores podem ocorrer também com o alongamento excessivo e inflamação dos músculos, tendões e articulações. São associadas geralmente a forças, posturas e repetições exageradas dos movimentos.
4. Comente os aspectos fisiológicos das três posições: deitada, em pé, sentada.
Deitada: não há concentração de tensão em nenhuma parte do corpo. O sangue flui livremente para todas as partes do corpo, contribuindo para eliminar os resíduos do metabolismo e as toxinas dos músculos, provocadores da fadiga. O consumo energético assume o valor mínimo, aproximando-se do metabolismo basal.
Em pé: apresenta vantagem de proporcionar grande mobilidade corporal. O coração encontra maiores resistências para bombear sangue para os extremos do corpo, e o consumo de energia torna-se elevado.
Sentada: exige atividade muscular do dorso e do ventre para manter esta posição. O consumo de energia é de 3 a 10% maior em relação à posição horizontal. 
5. Por que é muito fatigante inclinar a cabeça para frente?
Por causa do momento provocado pela cabeça, que tem um peso relativamente elevado (4 a 5 kg).
6. Qual é a utilidade do sistema OWAS?
É utilizada para avaliação das diversas posturas quanto ao desconforto
7. Quando e como se aplica o diagrama de dores?
Munido desse diagrama, o analista de trabalho entrevista os trabalhadores ao final de um período de trabalho, pedindo para eles apontarem as regiões onde sentem dores. A seguir, pede-se para que eles avaliem subjetivamente o grau de desconforto que sentem em cada um dos segmentos indicados no diagrama.
8. Analise as conseqüências dos vários tipos de carga sobre a coluna.
A carga provoca dois tipos de rações corporais. Em primeiro lugar, o aumento de peso provoca uma sobrecarga fisiológica nos músculos da coluna e dos membros inferiores. Segundo, o contato entre a carga e o corpo pode provocar estresse postural. As duas causas podem provocar desconforto, fadiga e dores. 
9. Quais são as principais recomendações de equação de NIOSH?
A equação estabelece um valor de referência de 23 kg que corresponde à capacidade de levantamento no plano sagital, de uma altura de 75 cm do solo, para um deslocamento vertical de 25 cm, segurando-se a carga a 25 cm do corpo. Essa seria a carga aceitável para 99% dos homens e 75%j das mulheres, sem provocar nenhum dano físico, em trabalhos repetitivos. Esse valor de referência é multiplicado por 6 fatores de redução (valores iguais ou inferiores a 1,0), que dependem das condições de trabalho.
10. Apresente pelo menos 3 recomendações para o transporte manual de cargas.
Mantenha a carga próxima do corpo, adote um valor adequado para cargas unitárias, use cargas simétricas, providencie pegas adequadas, trabalhe em equipe, defina o caminho, supere os desníveis do piso, elimine desníveis entre postos de trabalho, use carrinhos e use transportadores mecânicos.
CAPÍTULO 7
1-	 Compare os enfoques tradicional e ergonômico do posto de trabalho.
R - O enfoque taylorista é baseado nos princípios de economia dos movimentos. Ele baseia-se no estudo dos movimentos corporais necessários para executar um trabalho na medida do tempo gasto em cada um desses movimentos. 
O enfoque ergonômico é baseado principalmente na analise biomecânica da postura e nas interações entre homem - sistema - meio ambiente. Ele tende a desenvolver postos de trabalho que reduzam as exigências biomecânicas e cognitivas, procurando colocar o operador em uma boa postura de trabalho.
2-	 Explique os dois níveis de planejamento das instalações.
R - Projeto do macro-espaço – nesse nível é feito um estudo do espaço global. São definidas as dimensões de cada departamento e também nas áreas auxiliares, como estoque e manutenção. Nesse nível fica definido o fluxo geral de materiais, desde a entrada da matéria-prima até a saída dos produtos acabados, passando por todas as etapas intermediarias de transformação dessa matéria prima em produto.
 Projeto do micro-espaço – no nível micro a atenção e focalizada em cada unidade produtiva, ou seja, no posto de trabalho. Isso geralmente inclui o trabalhador e o ambiente imediato abrangendo a maquina e equipamento que ele utiliza, bem como as condições locais de temperatura e ruídos.
 Projeto detalhado – estabelece as características da interface homem- maquina – ambiente para que as interações entre estes subsistemas sejam adequados. É nessa etapa que se projetam ou se selecionam os instrumentos de informação e de controle apropriados a natureza e exigências do trabalho.
 
3-	 Como se faz a análise de tarefa?
R – A analise da tarefa deverá ser iniciada o mais cedo possível, antes que certos parâmetros do sistema sejam definidos e se torne difícil e oneroso introduzir modificações corretivas.
	Essa analise realiza-se em três níveis. O primeiro, chamado de descrição da tarefa, ocorre em um nível mais global, o segundo, chamado de descrições das ações, em um nível mais detalhado, e o terceiro, uma revisão critica, para corrigir os eventuais problemas.
4-	 Como se faz a descrição das ações?
R – As ações devem ser descritas em um nível mais detalhado que a tarefa. Elas se concentram mais nas características que influem no projeto da interface homem-máquina e se classificam em informações e controles.
5-	 Cite e comente três critérios para a realização do arranjo físico do posto de trabalho.
R – Importância ? Colocar o componente mais importante em posição de destaque no posto de trabalho, de modo que ele possa ser continuamente observado ou facilmente manipulado.
-	Freqüência de uso ? Os componentes usados com maior freqüência
devem ser colocados em posição de destaque ou de mais fácil alcance e manipulação.
-	Seqüência de Uso ? Quando houver um ordenamento operacional ou ligações temporais entre os elementos, as posições relativas dos mesmos no espaço devem seguir a mesma seqüência.
-	Intensidade de Fluxo ? Os elementos, entre os quais ocorrem maior intensidade de fluxo, são colocados próximos entre si.
-	
6-	 Quais são os aspectos mais importantes para se fazer o dimensionamento do posto de trabalho?
	R	-	Altura da superfície de trabalho
-	Alcances normais e máximos das mãos;
-	Espaços para acomodar as pernas e realizar movimentações laterais do corpo;
-	Dimensionamento das folgas;
-	Altura para a visão e ângulo visual. 
 
7-	 O que se pode dizer a respeito da postura dos digitadores?
R – Os digitadores preferem posições inclinadas, mais relaxadas, que se assemelham à de uma pessoa dirigindo um carro. Portanto, as cadeiras para uso em um posto de trabalho com computadores devem ter um encosto com inclinação regulável entre 90º e 120º.
8-	 Quais foram as principais mudanças introduzidas no caso do centro de controle operacional dos caminhões de reabastecimento?
R – A mesa foi desenhada em forma de “L”;
-	Um quadro magnético com etiquetas moveis, contendo informações sobre os caminhões, homens e aeronaves;
-	Um telefone com 10 ramais foi colocado na frente do operador;
CAPÍTULO 8
1.	 Qual é a importância dos estereótipos populares na ergonomia?
R - Serve para facilitar os movimentos de controle compatíveis com maior rapidez e maior confiabilidade.
2.	 O que é compatibilidade espacial dos controles? Exemplifique.
R - É quando a posição relativa dos controladores e mostradores no espaço sugerem essa correspondência. Exemplo: o arranjo de queimadores e botões de um fogão.
3.	 Como se pode melhorar a discriminação dos controles?
R -	Fazendo combinações entre diversas variáveis, tais como: forma, tamanho, cores, textura, modo operacional, localização e letreiros.
4.	 Como se pode reduzir os acidentes com os controles?
-	Usando controles para serem acionados seqüencialmente.
-	Encaixar os controles em um rebaixo no painel.
-	Proteger os controles por um anel ou uma caixa protetora.
-	Dotar o controle de atrito ou inércia para anular pequenas forças acidentais.
-	Associar o controle a uma pequena lâmpada que se acende, indicando que está ativado.
-	
5.	 Comente as vantagens e desvantagens do teclado QWERTY.
R - Vantagens: é adotado como padrão internacional
Desvantagens: a configuração plana e linear do teclado e a distribuição das letras.
6.	 Como se pode transformar um controle passivo em ativo?
R - É preciso que o operador exerça diversas outras tarefas além de ficar apenas esperando pelos acontecimentos. Pode, por exemplo, realizar estimativas e prever a evolução do processo, baseando-se em experiências anteriores. Elaboração de planos para manter o processo sob controle. Realizar manutenção preventiva, controle de qualidade e preenchimento de relatórios de acompanhamento.
7.	 O que caracteriza uma transferência positiva de aprendizagem?
R - É quando um produto substituído por outro mais moderno quase não sofre modificações nas características operacionais.
8.	 Que critérios podem ser adotados na seleção de um manejo?
R - As forças dos movimentos, velocidade e precisão.
9.	 Qual é a importância do modelo do cubo?
R - É importante para fazer a classificação das ferramentas manuais em três regiões: limites aceitáveis, não-aceitáveis e toleráveis.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais