Buscar

Tcc corrigido

Prévia do material em texto

O ENDOMARKETING NO SETOR DE VENDAS: EMPRESA DE VESTUÁRIO SITUADA EM NOVO HAMBURGO/RS.
				Brunna Thayane Trenz Machado
INTRODUÇÃO
O tema do presente artigo é o endomarketing no setor de vendas com delimitação de uma empresa X situada em Novo Hamburgo/RS. O problema da pesquisa é saber como se desenvolve o endomarketing no setor citado da empresa X.
Já o objetivo geral é entender como a execução desse tipo de marketing no setor de vendas pode ser uma estratégia geradora de resultados positivos e os objetivos gerais são entender esse tipo de marketing, descrevendo o comércio varejista da cidade de Novo Hamburgo onde a empresa X é situada, descrevendo a empresa citada e tentar entender as principais estratégias do endomarketing em geral.
O endomarketing tem o importante papel de incentivar e motivar os funcionários das organizações, afim de que elas alcancem diferenciais competitivos. Tem o objetivo de estabelecer um processo permanentemente de motivação do funcionário. 
Podemos afirmar que a boa comunicação entre empresa e funcionários é capaz de motivar os colaboradores e melhorar a qualidade de vida no trabalho, que fará com que esses colaboradores tenham uma maior produtividade, pois o funcionário motivado e satisfeito com sua empresa trabalha de forma melhor aumentando assim o seu rendimento, influenciando nos resultados positivos obtidos pela empresa. 
O endomarketing faz o funcionário entender que todas as suas ações deve voltar-se para satisfazer seus clientes, procurando saber qual a importância da empresa onde trabalha e da sua própria importância. Para ajudar na implantação do endomarketing, no referencial teórico procuramos entender a história da empresa, desde sua fundação até seus princípios, buscando também saber como funciona o comércio varejista da cidade onde a empresa está localizada.
REFERENCIAL TEÓRICO
O referencial teórico tem como objetivo desenvolver ideias com base em referências bibliográficas, visando o embasamento teórico do estudo.
A presente pesquisa tem como referencial teórico diversos teóricos que definem os mais variados aspectos e características que ajudam a entender como o endomarketing se desenvolve dentro de uma organização.
 2.1 ENDOMARKETING
O termo do endomarketing foi citado pela primeira vez por Bekin (1995), em seu livro “Conversando sobre marketing”, onde discute vários pontos que Philip Kotler chamou de “marketing interno das organizações”.
Em 1970, o endomarketing surge com o importante papel de incentivar e motivar os funcionários das organizações, afim de que elas alcancem diferenciais competitivos.
Bekin (1995) afirma que: “O que caracteriza precisamente o endomarketing é seu objetivo de estabelecer um processo permanente de motivação do funcionário.”
Para Brum (2000) “Quem é capaz de surpreender o consumidor é o funcionário. Para isso ele precisa ser bem preparado, bem informado, criativo e feliz.
Dias (2007) considera que o endomarketing se constitui de um ambiente onde o funcionário sinta-se efetivamente parte integrante da organização. Diante deste fato a produtividade dos funcionários pode ser melhorada, dispando de um ambiente motivador, de modo a ser democrático e que venha reconhecer o potencial de cada um.
Beking (2004) fala que as principais práticas do endomarketing são a valorização do funcionário, o empowerment, o treinamento, a motivação interna, a melhoria do clima organizacional, a comunicação interna e clara e transparente, a qualidade de vida na organização, planos de carreira, além de atividades de integração, avaliação de desempenho e envolvimento dos colaboradores com os objetivos e metas estratégicas da empresa. 
2.2 COMERCIO VAREJISTA DA CIDADE DE NOVO HAMBURGO.
Novo Hamburgo é considerada como o maior polo comercial do Vale do Sinos e possui, no setor de serviços, uma de suas principais atividades econômicas.
Possui dois shoppings, O Bourbom Shopping (da Cia. Zaffari) e o I Fashion Outled (da Cia. Iguatemi) com aproximadamente cem lojas cada em um diversificado mix de produtos.
A cidade conta com uma atividade comercial com mais de 5.600 estabelecimentos. Já na área de prestação de serviços são aproximadamente 7.750 estabelecimentos. 
Em Novo Hamburgo existem diversos serviços de apoio seguindo as exigências do comércio internacional, tais como: agentes de carga, despachantes, escritórios e importantes bancos e instituições financeiras.
 2.3 A EMPRESA X
A empresa X de vestuário da cidade de Novo Hamburgo, nasceu em 2009 com a vontade de oferecer ao público uma linha de produtos Premium que mescla o estilo casual e esportivo, sem deixar de lado a influência das tendências do momento. É uma empresa que vem sempre se adaptando ao estilo de vida dos clientes. Tem um compromisso desde a concepção do design, passando pela escolha das matérias primas, acabamentos e aviamentos. Atingindo o público de crianças à adultos em mais de 90 lojas espalhadas pelo Brasil.
Tem como missão Superar as expectativas do cliente, garantindo a melhor experiência de compra e atendimento, com qualidade incontestável e preços imbatíveis.
Visão de conquistar e dominar o território nacional tornando-se referência no mundo da moda. Os valores são: Excelência no atendimento; espírito vencedor; lealdade; honestidade; qualidade; disciplina e ética, sustentabilidade e compromisso social.
2.4 ESTRATÉGIAS DO ENDOMARKETING
Da palavra endomarketing o termo “endo” é oriundo do grego “edón” que significa “para dentro”. Neste caso as estratégias usadas pelo marketing tradicional são adaptadas e voltadas para dentro da empresa.
São ações criativas e bem direcionadas que é possível manter os colaboradores motivados, como por exemplo:
- criar uma comunicação interna, usando veículos onde funcionários possam se atualizar sobre a empresa, como murais, informativos, a intranet e até mesmo grupos no whatsaap, onde seja feita uma atualização constante, aceitando também a opinião dos funcionários.
- Estabelecer algumas premiações onde o funcionário pode ser reconhecido pelo seu esforço para ajudar a instituição, se destacando entre os demais. Como prêmio pode ser desde um dia de folga ou até mesmo um prêmio em espécie.
- Treinamento dos funcionários é uma das partes essenciais do endomarketing, é onde o funcionário começa a se integrar com a empresa, aprendendo os valores institucionais, os objetivos e até mesmo a história da empresa.
- Realizar pesquisas de satisfação buscando saber a opinião dos funcionários e sempre buscando ideias para melhorar cada vez mais o convívio dentro da organização.
- Oferecer benefícios aos funcionários além dos que já são direitos (vale alimentação, vale transporte, auxílio médico, etc...) Outros também podem ser oferecidos como convenio com empresas próximas, como restaurantes, academias, escolas de cursos profissionalizantes e a empresa pode até mesmo tornar os horários mais flexíveis.
E por fim investir em atividades motivacionais como palestras e seminários, que são de extrema importância para manter os funcionários satisfeitos com a empresa e manter uma atuação com um alto nível de produtividade.
METODOLOGIA
A metodologia nada mais é do que o estudo dos métodos. Na metodologia deve ser apresentado todos os procedimentos a serem adotados no projeto, sempre contendo o roteiro completo e detalhado das etapas e as atividades que serão necessárias para o bom andamento da pesquisa.
Para o presente artigo foi escolhido o tipo de estudo quantitativo dedutivo que para Fonseca (2002, p.20), os resultados desse tipo de pesquisa são tomados como se contribuíssem um retrato real de toda a população alvo da pesquisa que centra na objetividade e que se considera que a realidade só pode ser compreendida com base na análise de dados brutos com o auxílio de instrumentos padronizados e neutros. 
 Os dados devem ser tratados estatisticamente sendo representado em gráficos a partir das respostas do questionário aplicado aos funcionários da empresa estudada. No artigo foi utilizadaa pesquisa descritiva que para Triviños (1987, p. 112) exige do investigador uma série de informações sobre o que deseja pesquisar. Os estudos descritivos podem ser criticados porque pode existir uma descrição exata dos fenômenos e dos fatos. Estes fogem da possibilidade de verificação através da observação. Ainda para o autor, às vezes não existe por parte do investigador um exame crítico das informações, e os resultados podem ser equivocados; e as técnicas de coleta de dados, como questionários, escalas e entrevistas, podem ser subjetivas, apenas quantificáveis, gerando imprecisão. 
 Este artigo é de caráter exploratório descritivo que para Samara (2008) pesquisa exploratória tem como principal característica a informalidade, a flexibilidade e a criatividade que servem para obtenção de um primeiro contato com a situação a ser pesquisada ou um melhor conhecimento do objeto em estudo. Para a mesma autora (Samara,2008.) Os estudos descritivos procuram descrever situações de mercado a partir de dados obtidos por meio de entrevistas pessoas ou discussões em grupo, relacionando e confirmando as hipóteses levantadas no problema de pesquisa. A coleta de dados quantitativa compreende o conjunto de operações por meio das quais o modelo de análise é confrontado aos dados. Fazer a etapa da coleta deve levar em conta três questões a serem respondidas: O que coletar, com quem coletar e como coletar. Fazendo assim após a coleta gráfica que apresente a porcentagem dos resultados obtidos.
Para Quivy e Campenhoudt (1995, p.20) deve obter informações em forma que se possa aplicar posteriormente o tratamento necessário para testar as hipóteses. A escolha entre os diferentes métodos de coleta de dados depende das hipóteses de trabalho e da definição dos dados pertinentes decorrentes da problemática. A coleta de dados é a busca por informações para a elucidação do fenômeno ou fato que o pesquisador quer desvendar. Os instrumentos são elaborados pelo próprio pesquisador devendo preencher os requisitos para sua pesquisa. Existem quatro tipos de instrumentos: Pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa eletrônica e questionário.
 Na pesquisa apresentada foi utilizado na coleta dos dados um questionário composto por onze questões, elaborado pelo pesquisador e aplicado a todos os trinta funcionários da empresa citada e sendo apresentados em gráficos, analisados conforme sua porcentagem de respostas e comentados pelo próprio pesquisador, pois o questionário é um instrumento próprio de pesquisa quantitativa, que é constituída por perguntas que devem ser respondidas por escrito, sem a presença do pesquisador e sem a identificação do funcionário entrevistado.
APRESENTAÇÃO E ANALISE DOS DADOS DA PESQUISA
 Este capitulo do artigo tem como objetivo organizar e detalhar os dados coletados na pesquisa realizada, onde serão demonstrados em gráficos, com o propósito de responder à questão da pesquisa. 
A Empresa X conta a colaboração de trinta funcionários, onde todos responderam o questionário utilizado para a coleta de dados no presente artigo, sem serem identificados. O objetivo destas coletas de dados é entender o desenvolvimento do endomarketing na empresa citada.
4.1 O DESENVOLVIMENTO DO ENDOMARKETING NO SETOR DE VENDAS DA EMPRESA X.
O endomarketing na empresa x ainda está em desenvolvimento, foi recém-implantado, mas já pode ser observado que a empresa vem tentando diversas coisas novas para motivar seus colaboradores. Os funcionários mostraram-se motivados neste início, pois acreditam que o endomarketing será de grande proveito tanto para o crescimento da empresa quanto ao crescimento individual de cada um, visando grandes cargos. Dentre as implantações da empresa está a apresentação de palestras motivacionais, onde apresentam vídeos e dão empresas maiores como exemplos visando o interesse dos colaboradores para buscarem sempre seu melhor para ajudar no desenvolvimento de sua empresa. A empresa implantou também gincanas, onde cada sessão da empresa é uma equipe e que cada peça de roupa vendida vale pontos para seu grupo, como exemplo na tabela 1.
A gincana dura em média 1 semana e a equipe que vencer ganha um dia de folga para cada participante, de acordo com sua escolha.
Tabela 1
	PEÇAS VENDIDAS
	PONTOS
	3
	5
	4
	10
	5
	15
	Acima de 7
	20
A empresa citada também implantou um sistema de metas, onde cada funcionário no final de cada mês, caso a empresa atinja sua meta, ganha um percentual do total das vendas. O mês contábil da empresa se inicia no dia 26 de cada mês se encerrando no dia 25 do mês seguinte, e as metas estão dividas conforme tabela 2.
Tabela 2
	NÍVEL
	%
	Mínima
	0,7
	Máxima
	1
	Big
	1,3
Todos os dias uns 10 minutos antes de abrir a loja, o gerente e o subgerente se reúnem com todos os funcionários para conversarem em relação ao desenrolar do dia e sobre a meta diária.
São essas as formas que a empresa busca a melhor satisfação e motivação de cada funcionário.
Gráfico 1.
 Conforme o gráfico 1, a Empresa X tem mais funcionários do sexo masculino do que feminino. Isso não influencia muito na pesquisa, vale-se esse dado apenas para conhecer a distribuição dos entrevistados quanto ao seu gênero.
Gráfico 2. 
 Neste gráfico podemos observar que a empresa tem funcionários das mais variadas idades, o que pode gerar conflitos entre eles, como foi comentado por eles mesmos durante a entrevista, que já houve conflitos por causa dos diferentes níveis de experiência e ideologia.
Gráfico 3.
No gráfico acima é apresentado a escolaridade dos funcionários entrevistados, onde podemos observar que para uma empresa que exige escolaridade mínima de ensino médio, há um índice considerável de funcionários que cursam o ensino superior.
Gráfico 4.
No gráfico 4 é apresentado o índice dos fatores que mais motiva os funcionários na empresa X. Podemos observar que o maior índice é o horário de trabalho, pois metade dos funcionários trabalha no turno da manhã/tarde e a outra metade no turno da tarde/noite, estipulado em oito horas diárias com uma hora de intervalo. Em segundo lugar fica as normas e condutas, que são bem distribuídas conforme a ética da empresa. Em seguida o trabalho em equipe, que geralmente funciona, mas as vezes não perfeitamente pois o atendimento gera competitividade entre os colegas fazendo atritos entre eles. Os demais itens tiveram baixo índice pois não agradam a todos, como os benefícios, o ambiente de trabalho e a relação com os gestores.
Gráfico 5.
Já neste gráfico podemos observar o que mais desmotiva cada funcionário são os benefícios que não agradam muito. De benefício tem apenas o vale transporte e o sistema de metas, conforme a tabela 2 do capítulo anterior. Empatado com os benefícios temos a relação com colegas, pois nem sempre há uma boa comunicação entre eles o que gera muitos conflitos e também há uma grande competitividade por um crescimento de cargo, o que influencia no mal relacionamento entre eles. Em terceiro lugar temos o ambiente de trabalho, que segundo eles, fica com o clima “pesado” e muito desagradável com má relação entre eles, conforme citado no item anterior. Já atividade/função e relação com gestores, é decorrente de parte dos funcionários desempenham o seu trabalho mais que os outros consequentemente esses não têm boa relação com os gestores, pois os mesmos não cobram o desempenho desses que menos fazem. Já o trabalho em equipe não funciona muito pois o setor de vendas é divido em seções onde são formadas por equipes de quatro pessoas onde algumas fazem um bom desempenho e outras não, gerando um mal trabalho em equipe.
Gráfico 6.
No gráfico 6 temos o índice sobre como o funcionário se sente comprometido com a empresa, onde mais da metade alegam que sim pois acham que cumprem com seu desempenho dentro da organização, cumprindo sua carga horaria e realizando suas atividades propostas.
Gráfico 7.
Conforme o gráfico acima 70% dos funcionários nãose sente reconhecido pois acham que falta uma boa observação por parte da gerencia o que poderia incentivar o desempenho dos funcionários consequentemente da empresa. Há apenas a escolha do funcionário do mês, mas os próprios funcionários acham que não é o suficiente para reconhecer um funcionário. 
Gráfico 8.
Para os funcionários a gestão não tem sido transparente com eles pois as vezes alegam informações a respeito da empresa.
Gráfico 9.
Segundo os funcionários a empresa oferece benefícios, mas não todos que seriam necessários e que gostariam de receber. Como já citado anteriormente eles recebem apenas vale transporte e o sistema de metas.
Gráfico 10.
No gráfico 10 podemos observar os benefícios que a empresa não oferece, mas que os funcionários gostariam de receber, entre o mais citado entre eles é o vale alimentação. A empresa oferece apenas uma cozinha com micro-ondas aonde os funcionários trazem sua comida de casa e esquentam. Outro benefício mais solicitado é o plano de saúde. Em terceiro lugar fica o plano de incentivo a estudos pois ainda tem funcionários que não tem a escolaridade mínima solicitada. Após está o vale combustível e o auxílio creche queriam de extrema importância também pois vários funcionários vão com seus próprios veículos e boa parte deles tem filho.
 Nos dados acima apresentados acima, podemos observar que os funcionários estão preparados e dispostos a ajudar a empresa na implementação deste tipo de marketing até mesmo por que tem funcionários que fazem faculdade em administração e sabem bem como que funciona essa parte estudada em. sua graduação.
Na opinião do pesquisador falta apenas a exigência de um certo grau de escolaridade para a gerência, pois na empresa citada, por exemplo, o gerente tem apenas ensino médio completo o que dificulta o andamento da empresa. Um gerente precisaria no mínimo um curso básico de gerência ou gestão e liderança e até mesmo uma graduação de administração, pois assim entenderia demais aspectos que são desenvolvidos na empresa, englobando diversos setores.
No que diz respeito ao endomarketing a empresa poderia se unir mais, funcionários ajudar uns aos outros pois falta união neste setor da empresa X, que fica muito dividido entre suas seções, querendo cada qual ser melhor que a outras mas esquecem que ambas precisam agir juntas para um crescimento num todo da empresa
CONSIDERAÇÕES FINAIS
No artigo apresentado é capaz de observar que a empresa X recém implantou o endomarketing no seu setor de vendas, o que acaba gerando alguns atrasos no desenvolvimento desse tipo de marketing, pois a equipe não esta devidamente preparada e capacitada para desenvolver esse tipo de projeto. A empresa X já vem desenvolvendo projetos para motivar seus funcionários, o que é um grande avanço nesse projeto, mas a gerência tem uma falência na capacidade de administrar, pois os gerentes não tem capacitação suficiente para ser responsável por uma empresa desse porte.
A empresa tem tudo para ter um ótimo crescimento, pois está localizada em uma cidade que é uma dos polos comercia do vale dos sinos. 
Pode-se observar que os funcionários vêm sendo motivados com gincanas e com o sistema de metas implantados com o endomarketing.
Com a pesquisa realizada e analise de dados, pode ser obtidos os resultados necessários para nossa questão da pesquisa, onde analisamos o desempenho de cada funcionário e as necessidades de cada um, obtendo ideias que eles mesmos sugeriram para a gerência que pode ser implantado na empresa melhorando assim, a motivação. O objetivo de entender o que é e como é desenvolvido o endomarketing foi de grande sucesso, pois ajudamos ate mesmo os funcionários a entender mais sobre esse processo que vem sendo aplicado no local que eles passam a maior parte do seu dia.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing: Um ciclo de entrevistas com Saul FangausBekin. São Paulo: Makron Books, 1995, p.150.
BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing: Um ciclo de entrevistas com Saul FangausBekin. São Paulo: Makron Books, 1995.
BRUM, Analisa de Medeiros. Um olhar sobre o marketing interno. Porto Alegre: L&PM, Editores S/A, 2000.
BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: Como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Ed Person, 2004.
DIAS, José Geraldo Gaurink. Endomarketing: Um instrumento estratégico na busca de competitividade empresarial.2 Ed. São Paulo: Livro Pronto, 2007.
Fonseca, J. J. S. Metodologia da pesquisa cientifica. Fortaleza: UEC, 2002
MENDONÇA, Everton Leite. A importância do endomarketing na empresa Mendonça pescados. Brasília, 2006.
QUIVY, R; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de recherche em sciencessociales. Paris Dunod, 1995, p.20.
SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de marketing: Conceitos e metodologias.4 Ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2008, p. 288.
SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de marketing: Conceitos e metodologias.4 Ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2008.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
APENDICE 
Questionário
Qual seu sexo? 
( ) Feminino ( ) Masculino
Qual sua idade
( ) 18 a 23 anos
( ) 24 a 28 anos
( ) 29 a 33 anos
( ) 34 a 39 anos
( ) Acima de 40 anos.
Qual a sua escolaridade?
( ) Não alfabetizado
( ) Ensino fundamental incompleto
( ) Ensino fundamental completo
( ) Ensino médio incompleto
( ) Ensino médio completo
( ) Ensino superior incompleto
( ) Ensino superior completo
Qual (is) o (s) fator (es) que mais motiva na sua empresa?
( ) Benefícios ( ) Relação com gestores ( ) Ambiente de trabalho
( ) Horário ( ) Atividades/função ( ) Relação com colegas
( ) Normas e condutas ( ) Trabalho em equipe
Qual (is) o (s) fator (es) que mais desmotiva na sua empresa?
( ) Benefícios ( ) Relação com gestores ( ) Ambiente de trabalho
 ( ) Horário ( ) Atividades/função ( ) Relação com colegas
( ) Normas e condutas ( ) Trabalho em equipe
Você se sente comprometido com sua empresa?
( ) Sim ( ) Não
Você se sente valorizado e reconhecido por seu trabalho?
( ) Sim ( ) Não
A gestão tem sido transparente com seus colaboradores?
( ) Sim ( ) Não
A empresa oferece benefícios?
( ) Sim ( ) Não
Qual benefício que a empresa não oferece, mas que poderia oferecer?
 _______________________________________________________
 _______________________________________________________
 _______________________________________________________
O que a empresa poderia fazer e oferecer que contribuiria para aumentar a sua satisfação e motivação?
______________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________
 Polo Escola Conquistadora, Novo Hamburgo, primeira graduação, Assistente administrativo.

Continue navegando