Buscar

Apol 3 Comportamento Empreendedor e Fundamentos da Gestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Apol 3 Comportamento Empreendedor e Fundamentos da Gestão
Questão 1/5 - Comportamento Empreendedor
Não há como promover a sustentabilidade sem distribuição de riquezas, esse é um dos desafios da bioética. Salles citado por Schneider e Branco (2012) afirma que a bioética resgata a dignidade da pessoa, dando ênfase à qualidade de vida, e procura estabelecer a proteção da vida humana, ancorada na tolerância e na solidariedade.
 Considere essas afirmações, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A ausência de princípios bioéticos resultam em uma distribuição de riquezas muito heterogênea, sendo importante para um país
 PORQUE 
Uma distribuição de riquezas heterogênea fortalece o conceito de sustentabilidade econômica de um país. 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
Você acertou!
De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 99-100) a ausência dos princípios bioéticos na ação do homem desencadeia consequências negativas que são frutos de uma distribuição de renda muito heterogênea, violando uma das premissas da sustentabilidade, pois colabora para o aumento da injustiça social e a pobreza em uma sociedade. Portanto, as duas assertivas estão incorretas.
Afirmativa correta: D
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão
Leia e analise as alternativas abaixo, identificado quais são corretas, de acordo com a Teoria da Contingência, que preconiza a ideia de que há uma série de fatores que influenciam e afetam a organização:
I- Contingência quer dizer alguma coisa incerta ou eventual, que pode ou não acontecer. A verdade ou falsidade será conhecida pela experiência e não pela razão.
II- As organizações complexas levaram a uma nova teoria. A estrutura de uma organização e seu funcionamento é independente da interface com o ambiente externo.
III- Na Teoria da Contingência tudo é relativo, tudo depende, isto é, não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
IV- As características organizacionais somente podem ser atendidas mediante a análise das características ambientais com as quais se defrontam.
V- A abordagem contingencial salienta que se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado.
Assinale a alternativa que contempla as afirmações corretas
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
Você acertou!
Resposta Correta: Alternativa “A”. A Teoria Contingencial relaciona o sucesso organizacional com os fatores de seu ambiente externo, bem como afirma que cada empresa deve ter sua estrutura baseada nos seus objetivos e tecnologia e não um único modelo a ser seguido. (Aula 4)
	
	B
	Afirmativas I, III e V, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, III, IV e V, apenas
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor
Para melhor atender a um determinado grupo de clientes, as empresas tendem a agrupar seus clientes ou segmentos de clientes de acordo com algumas caraterísticas. Entre as possibilidades de segmentação temos: mercado de massa, nicho de mercado, mercado segmentado, mercado diversificado e mercado multilateral. 
Assinale a alternativa que apresenta a correta definição da segmentação por “MERCADO DE MASSA”.
Nota: 20.0
	
	A
	Tem como objetivo atender ao público em geral, ou seja, nesse ramo todo e qualquer consumidor é importante para o negócio.
Você acertou!
Mercado de Massa: o objetivo do mercado de massa está em atender ao público em geral, ou seja, nesse ramo todo e qualquer consumidor é importante para o negócio. Exemplo: lojas com produtos e serviços que atendem a todos os públicos, sem definição de classe social, escolaridade, renda ou outra segmentação (Aula 04, p. 9).
	
	B
	Procura atender a segmentos específicos e especializados.
	
	C
	Procura atender a segmentos de mercado com necessidades e problemas específicos,
	
	D
	Atende a segmentos de mercado sem relacionamento, sendo que, o grande volume de seus produtos atende a diversos públicos diferentes.
	
	E
	Atua como facilitador para dois ou mais segmentos de clientes diferentes, ou seja, se um deseja vender e outro deseja comprar, cabe ao negócio facilitar estas operaçõesAtua como facilitador para dois ou mais segmentos de clientes diferentes, ou seja, se um deseja vender e outro deseja comprar, cabe ao negócio facilitar estas operaçõesAtua como facilitador para dois ou mais segmentos de clientes diferentes, ou seja, se um deseja vender e outro deseja comprar, cabe ao negócio facilitar estas operações
Questão 4/5 - Fundamentos de Gestão
De acordo com a administração clássica, em especial no taylorismo, as organizações eram vistas como sistemas relativamente fechados, pois a eficácia e o sucesso dependiam da eficiência das relações internas. Contudo,  a teoria organizacional contemporânea toma uma perspectiva muito mais ampla das organizações e sua administração e, atualmente, as empresas são vistas como sistemas abertos.
Com base nessas informações, as empresas são sistemas abertos porque: 
Nota: 20.0
	
	A
	abrigam uma diversidade de departamentos e setores cada qual com a sua especificidade, portanto, denominam-se sistemas abertos ou ainda sistemas holísticos.
	
	B
	são compostas por funcionários de diferentes setores, segmentos e origens, possibilitando a inclusão de várias culturas, etnias, religiões e expertises diferentes.
	
	C
	são compostas por componentes independentes sem a necessidade de interagir com o ambiente para funcionar perfeitamente como um conjunto de máquinas por exemplo.
	
	D
	são compostas por estratégias internas dentro da dinâmica ambiental, capazes de blindar suas ações e atingir com maior eficácia os resultados propostos.
	
	E
	precisam adaptar-se a condições externas mutantes para desempenharem, terem sucesso e até sobreviverem ao longo do tempo de forma eficaz.
Você acertou!
A alternativa 1 está incorreta porque, a caracterização de sistema aberto não tem relação alguma com a quantidade ou diversidade de setores e departamentos de uma empresa.
 A alternativa 2 está incorreta porque, estabelece uma relação inexistente entre inclusão de culturas, religião, etnias etc. com o conceito de sistema aberto.
 A alternativa 3 está incorreta porque, menciona o termo independência em relação aos componentes, e independência, significa falta de integração dentro de um sistema.
 A alternativa 4 está incorreta porque, é importante que a empresa tenha estratégias tanto para as questões internas quanto para adversidades e oportunidades vindas do ambiente.
 A alternativa 5 está correta porque, qualquer acontecimento no ambiente maior poderá afetar a organização. As organizações são concebidas como parte de um universo ou ambiente maior, logo, são consideradas como sistemas abertos. Na época do taylorismo, pouca atenção se dava à adaptação da organização às mudanças no ambiente externo. 
De acordo com o conteúdo da Aula 4, Tema 1: Conceito e tipologias de Sistema, p. 9.
Questão 5/5 - Comportamento Empreendedor
A sustentabilidade é um conceito novo e muito difundido nos dias atuais. Sobre a sustentabilidade, analise as afirmativas a seguir:
I. Para uma organização ser considerada sustentável ela ignora o ganho financeiro no longo prazo para ser socialmente justa e ambientalmente correta.II. O desenvolvimento local sustentável é de responsabilidade das organizações e dos governos, tendo o cidadão apenas a incumbência de seguir as ordens impostas sobre o cuidado com o meio ambiente.
III. As organizações comprometidas com o desenvolvimento local sustentado planejam ações a longo prazo, estão envolvidas com o bem-estar social da sociedade, são éticas e têm valores claros e condizentes com a sua forma de atuação.
IV. O desenvolvimento local sustentável está relacionado a atender demandas do presente, sem impossibilitar as próximas gerações de atender às suas futuras demandas.
 
A respeito dessas afirmativas, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas III e IV, apenas.
Você acertou!
Para uma organização ser considerada sustentável ela ignora o ganho financeiro no longo prazo para ser socialmente justa e ambientalmente correta. Schneider e Branco (2012, p 105 e 107), consideram também que a viabilidade econômica, assim como a justiça social e a postura quando ao ambiente em que a organização está inserida, são itens que compõe a sustentabilidade, portanto afirmativa incorreta.
O desenvolvimento local sustentável é de responsabilidade das organizações e dos governos, tendo o cidadão apenas a incumbência de seguir as ordens impostas sobre o cuidado com o meio ambiente. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 111), não é apenas uma responsabilidade das pessoas e das empresas, mas também do governo, portanto afirmativa incorreta.
As organizações comprometidas ao desenvolvimento local sustentado planejam ações a longo prazo, estão envolvidas com o bem-estar social da sociedade, são éticas e têm valores claros e condizentes com a sua forma de atuação. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 114), as organizações comprometidas com o DLS são aquelas que planejam suas ações a longo prazo, são proativas, transformam problemas em oportunidades, estão envolvidas com o bem-estar da sociedade, são éticas e têm valores claros e condizentes com a sua forma de atuação, portanto afirmativa correta.
O desenvolvimento local sustentável está relacionado a atender demandas do presente, sem impossibilitar as próximas gerações de atender às suas futuras demandas. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 102), o desenvolvimento local sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades, portanto afirmativa correta.
 
Afirmativa correta: B
	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa II, apenas.

Outros materiais