Buscar

CASE EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cerca de Tecnologia Assistiva: O caso da Hand Talk dos surdos tem dificuldade em ler e escrever a língua escrita de seu país, pois a experiência de comunicaçãoes
O termo Tecnologia Assistiva é ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão. É também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências" (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995). 
Segundo o IBGE, cerca de 70% dos surdos tem dificuldade em ler e escrever a língua escrita de seu país, pois a experiência de comunicação dessas pessoas é extremamente visual, dessa forma a maioria das pessoas surdas depende exclusivamente da Língua de Sinais para se comunicar e obter acesso a informação. Foi pensando em promover acesso ao conhecimento de surdos e deficientes auditivos que os sócios Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luiz idealizaram um aplicativo para smartphones, o Hand Talk - Mãos que falam – solução digital que converte textos, imagens e áudios para LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Fundada em 2012, a Hand Talk realiza tradução digital e automática para Língua de Sinais, utilizada pela comunidade surda. A solução oferece ferramentas complementares ao trabalho do intérprete para auxiliar a comunicação entre surdos e ouvintes. O funcionamento é simples, você clica e Hugo, um boneco magrelo com cara de nerd, surge na tela e traduz instantaneamente para LIBRAS qualquer coisa que você fale, fotografe ou escreva para ele. Simples assim. 
A ideia surgiu na época de faculdade e ficou “engavetada” por muitos anos. Em 2012, seus idealizadores resolveram colocá-la em prática e de lá pra cá o projeto foi ganhando cada vez mais corpo. Os jovens empreendedores estão trabalhando também junto com a Universidade Federal de Alagoas em um projeto de pesquisa que já possui mais de 10 anos de estudos em Tecnologia Assistida em LIBRAS. Seu principal desafio é tentar desvendar uma área praticamente inexplorada. Para desenvolver o aplicativo foi preciso que criar as próprias metodologias e suar bastante para construir uma plataforma robusta, e que será aperfeiçoada a cada dia.
Além do Hand Talk, o grupo de empreendedores têm outras aplicações onde o Hugo, o intérprete virtual, está presente. Atualmente estão implantando totens de acessibilidade em empresas, onde o usuário poderá interagir, funcionando como uma espécie de auto atendimento ao surdo. As aplicações são infinitas, e onde tiver conteúdos em português é implementado o tradutor! 
Os próximos passos para o projeto é ampliar ainda mais o impacto social que a plataforma está proporcionando, ajudando cada vez mais as pessoas a se comunicarem, e além disso difundir a LIBRAS em nosso país. O Hand Talk já atingiu a marca de 40 mil downloads e já foi traduzido quase 1 milhão de palavras em apenas 1 mês de lançamento. O App também é um dos mais baixados do Brasil atualmente. 
A empresa ao longo de sua história recebeu diversos prêmios, inclusive internacionalmente, atualmente é referência no segmento.
PRÊMIOS: Projeto mais inovador do Brasil no Salão da Inovação. Rio Info (2012); Eleito pela ONU o Melhor app Social do Mundo. WSA-mobile Abu Dhabi (2013) ; Startup mais inovadora da América Latina. Qprize (2014); Eleito pela W3C um dos 3 melhores projetos para acessibilidade na Web. Todos@Web (2014); Empreendedor Social de Futuro do Ano. Folha de São Paulo (2014); Eleito pelo BID uma das 16 Startups mais inovadoras da América Latina. Demand Solutions (2014); Melhor Solução para broadcast e novas mídias da América Latina. Desafio SETup (2015); Eleito pela ONU o Melhor app de acessibilidade da América Latina e Caribe. Medellín-COL (2015) e Solução mais inovadora do mundo. Prêmio Gifted Citizen. Puebla-MEX (2016).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais