Buscar

Avaliação Discursiva final Fundamentos da Qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX - Fundamentos da Qualidade 
QUESTÃO:
1. A matriz de GUT é uma ferramenta de auxílio na priorização de resolução de problemas em organizações. GUT significa gravidade, urgência e tendência. Essa matriz serve para classificar cada problema da empresa na categoria que julgar pertinente através da gravidade do problema, da urgência de resolução do problema e pela sua tendência, ou seja, se ele deve piorar com rapidez ou de forma lenta. Ela transforma os dados qualitativos em dados quantitativos, classificando-os em ordem crescente de prioridade. Disserte sobre o objetivo do uso da matriz de GUT, apresentando suas vantagens.
FONTE: ÁVILA, Rafael. O que é e como montar uma matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência). 2014. Disponível em: <https://blog.luz.vc/o-que-e/matriz-gut-gravidade-urgencia-e-tendencia/>. Acesso em: 22 jan. 2018.
RESPOSTA ESPERADA:
A planilha de priorização de problemas também conhecido como matriz GUT, consegue ter seus resultados automatizados. As vantagens na sua utilização são: contribui para a tomada de decisão estratégica, facilita a alocação de recursos, fácil implementação e uso, ferramenta de apoio para o planejamento estratégico, o formato de matriz facilita o preenchimento e a visualização dos atributos GUT, permite uma priorização de resolução de problemas de forma assertiva; foco na diminuição de problemas mais sérios; também pode ser aplicada a sua realidade pessoal; é uma ferramenta que pode ser aliada à outras como o diagrama de Pareto ou de Causa e Efeito (Ishikawa).
QUESTÃO:
2. Para que haja o gerenciamento em qualquer nível em uma organização, é necessária a implantação e o uso de controles de processo. Esses controles são aplicáveis em várias áreas da empresa, seja ela financeira, de produção, qualidade ou marketing. De fato, todos os processos, independentemente da área de uma organização, são caracterizados por causas, que produzem um ou vários efeitos. Sendo assim, podemos imaginar uma empresa como um processo cujas causas geram determinados efeitos. Podemos também compreender melhor a estrutura de uma empresa considerando que o seu processo macro é composto por diversos processos (e que compreendem relações causas-efeitos). O gerenciamento desses processos passa, então, invariavelmente, pela avaliação dos efeitos das causas e, para que isso se torne factível, utilizam-se os chamados "itens de controle". Com base no exposto, responda aos itens a seguir:
a) Considere a necessidade de gerenciamento de uma lavanderia de roupas. Qual o seu efeito principal? Cite pelo menos três causas que se relacionam com esse efeito.  
b) Cite e descreva a utilidade de pelo menos dois itens de controle de processo pertinentes a processos típicos de uma lavanderia de roupas, de forma que seja possível realizar o gerenciamento.
RESPOSTA ESPERADA:
a) O efeito principal de uma lavanderia são as "roupas limpas", entregues de acordo com as necessidades dos clientes. A causa são os fatores que corroboram para a obtenção desse efeito, tais como: infraestrutura, máquinas, mão de obra, materiais de consumo, o método de execução do serviço.
b) Nesse item o acadêmico deverá pontuar pelo menos dois itens de controles coerentes com a aplicabilidade em uma lavanderia de roupas, dentre os quais podemos elencar: índice de pedidos entregues no prazo, índice de reclamações de clientes, índice geral de qualidade, índice de produtividade (quilos de roupas lavadas por hora, por exemplo).

Outros materiais