Buscar

resumão Teoria classica e cientifica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Científica Frederick Taylor- ênfase nas tarefas- EUA(de baixo pra cima)
Estudo dos Tempos e Movimentos: eliminação de movimentos inúteis e desnecessários, deixando aqueles que são fundamentais à realização da tarefa, e a determinação do tempo médio que um operário comum leva para a execução da tarefa, por meio de um cronômetro. 
Vantagens: eliminação do desperdício do esforço humano e dos movimentos inúteis; racionalização da seleção e adaptação dos operários à tarefa; facilidade no treinamento dos operários e melhoria da eficiência e rendimento da produção pela especialização das atividades; distribuição uniforme do trabalho; definição de métodos e normas para a execução do trabalho; salários equitativos e prêmios de produção.
Clássica Henri Fayol- ênfase a estrutura- França (de cima pra baixo)(organização formal)(sistema fechado)
Objetivo: Buscar a eficiência nas organizações, dando ênfase a estrutura organizacional (preocupação com a organização como um todo)
Define que as empresas tem 6 funções básicas- Técnica,financeira,contábil,segurança,administrativa e comerciais.
Poc3- Prever, organizar, coordenar, comandar, controlar.
2 tipos de autoridade
De linha- os administradores tem o direito formal de dirigir e controlar seus subordinados imediatos.
De staff- Direito de aconselhar, recomendar e orientar.
Relações humanas (ênfase nas pessoas)(informal)( sistema fechado)
A abordagem humanística da Administração surgiu no segundo período de Taylor, mas foi na década de 1930 que ganhou força nos EUA. A divulgação fora dos Estados Unidos ocorreu bem depois da Segunda Guerra Mundial.
A Escola das Relações Humanas trouxe uma nova linguagem que passou a incluir motivação, liderança, comunicação, organização informal etc. Os conceitos clássicos de autoridade, hierarquia, racionalização do trabalho, princípios gerais de administração etc. passam a ser contestados. 
Sendo assim, o engenheiro e o técnico dão lugar ao psicólogo ou sociólogo, o homo economicus cede lugar ao homem social, assim como a ênfase nas tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas.
Conclusões da experiência de Hawthorne: é uma origem da escola de relações humanas.(Elton mayo)
Civilização Industrializada e o Homem
A Escola das Relações Humanas mostra o que ocorreu com o Homem em função da civilização industrializada, já que as empresas estão preocupadas com sua sobrevivência financeira e maior eficiência para o alcance dos lucros. 
Portanto, Mayo defende os seguintes pontos de vista:
O trabalho é uma atividade tipicamente grupal: nível de produção é influenciado mais pelas normas do grupo do que pelos incentivos salariais.
O operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social: as mudanças tecnológicas tendem a romper os laços informais de camaradagem dentro do trabalho.
A tarefa básica da Administração é formar uma elite capaz de compreender e de comunicar: existência de chefes democráticos, persuasivos e simpáticos com todo o pessoal.
Necessidade de uma elite social capaz de recobrar a cooperação: capacidade de colaborar uns com os outros.
O ser humano é motivado pela necessidade de “estar junto”, de “ser reconhecido”, de receber adequada comunicação: a organização eficiente não leva à maior produção, pois ela é incapaz de elevar a produtividade se as necessidades psicológicas do trabalhador não forem satisfeitas.
A civilização traz como consequência a desintegração dos grupos primários da sociedade (família, religião, grupos informais): a fábrica surge como uma nova unidade social que proporcionará um local de compreensão e de segurança emocional para os indivíduos.
Burocracia- ênfase nos cargos/estrutura- formal-Sistema fechado
Características da Burocracia segundo Weber
Para Max Weber, a burocracia é a organização eficiente por excelência, que apresenta as seguintes características:
Normas e Regulamentos, que são estabelecidos previamente por escrito, abrangendo todas as áreas da organização, assim como prevendo as ocorrências e enquadrando-as dentro de um esquema definido capaz de regular tudo o que ocorre dentro da organização. Definem antecipadamente como a organização burocrática deverá funcionar.
Formalismo das Comunicações: a burocracia é uma organização ligada por comunicações escritas. Daí o caráter formal: todos os procedimentos são feitos para proporcionar comprovação e documentação adequadas, bem como assegurar a interpretação homogênea das comunicações.
Divisão do Trabalho: as tarefas são desmembradas em tarefas simples. Há uma divisão sistemática do trabalho e do poder, estabelecendo as atribuições de cada participante: cada um tem um cargo específico, funções específicas e uma esfera de competência e responsabilidade.
Relações Impessoais: a distribuição das atividades é feita impessoalmente, ou seja, em termos de cargos e funções e não de pessoas envolvidas. As pessoas não são consideradas como pessoas, mas como ocupantes de cargos e de funções, já que pessoas vêm e vão e os cargos e funções permanecem ao longo do tempo.
Hierarquia da Autoridade: nenhum cargo fica sem controle ou supervisão, ou seja, cada cargo inferior deve estar sob o controle e supervisão de um posto superior. A autoridade é inerente ao cargo e não ao indivíduo que o desempenha. O subordinado está protegido da ação arbitrária do seu superior, já que as ações de ambos se processam dentro de um conjunto mutuamente reconhecido de regras.
Rotinas e Procedimentos: regras e normas técnicas são fixadas para o desempenho de cada cargo, cujas atividades são executadas de acordo com rotinas e procedimentos.
Competência Técnica: a burocracia é uma organização na qual a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica e não em preferências pessoais. Daí a necessidade de exames, concursos, testes e títulos para admissão e promoção dos funcionários.
Especialização da Administração: o dirigente não é necessariamente o dono do negócio ou grande acionista da organização, mas um profissional especializado na sua administração.
Previsibilidade do Funcionamento: O sistema social racional puro de Weber pressupõe que as reações e o comportamento humano são perfeitamente previsíveis em função de tudo estar sob controle de normas racionais, legais e escritas. Todos os funcionários devem se comportar de acordo com as normas e os regulamentos determinados pela organização para obter máxima eficiência.
Profissionalização dos Participantes: cada funcionário da burocracia é um profissional, pois:
é um especialista, ou seja, cada funcionário é especializado nas atividades do seu cargo, que varia conforme o nível hierárquico;
é assalariado;
Disfunções: Excesso de formalismo e papelório(Volume muito grande de papel); Resistência ás mudanças(o funcionário se acostuma com aquilo que faz e não gosta de mudança); despersonalização do relacionamento(impessoalidade no relacionamento e enfatiza os cargos e não as pessoas que o ocupam)
Abordagem Comportamental- Ênfase nas pessoas
Teoria X e Y:
X- Vê as pessoas como preguiçosas, não gostam de assumir responsabilidades, são resistentes a mudanças, não tem iniciativas.
Y- Baseado nas concepções modernas- é um estilo dinâmico, aberto, democrático, participativo.. Vê as pessoas como esforçadas, gostam de responsabilidades e desafio, são criativas e competentes.
Maslow – (Herzberg)
Auto realização- Autonomia, autoridade e tomar decisões. (Fator motivacional/satisfação)
Estima- Reconhecimento, crescimento profissional e progresso. (Fatores motivacionais/satisfação)
Sociais- se relacionar com amigos de trabalho (Fator higiênico/insatisfação)
Segurança- Estabilidade no emprego. Salário, segurança no trabalho, benefícios. (Fator higiênico/ insatisfação)
Fisiológicas- horário de trabalho, conforto, horário pra descansar (Fator higiênico/ insatisfação).
 Herzberg- Propõe o enriquecimento do cargo, que consiste em substituir as tarefas simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas.
Estruturalista- ênfasena estrutura, nas pessoas e no ambiente-
Não é inovadora. É um desdobramento da teoria da burocracia. Faz ponte entre a clássica e a humana. intente de tanto a formal como a informal é importante. É baseada no movimento estruturalista, influenciada pela sociologia organizacional. Concentra-se no estudo das organizações, na estrutura interna e na interação com outras organizações.
Amitai Atzioni- é considerado o pai do estruturalismo.
Homem organizacional- Desempenham diferentes papeis em varias organizações, suas características: flexibilidade, tolerância, capacidade de adiar as recompensas, desejo de realização.
 A organização formal como a informal; as recompensas materiais e sociais; todos os diferentes níveis hierárquicos de uma organização; todos os tipos de organizações; analise intra-organizacional (fenômenos internos) e interorganizacional (externos)
O conflito organizacional são elementos geradores das mudanças e da inovação organizacional.
Abordagem contingencial. ( Tudo depende,tudo é relativo)- ênfase na tecnologia e no ambiente
Surgiu a partir de várias pesquisas feitas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas.A estrutura da organização e o seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo.
Ambiente é tudo aquilo que envolve externamente a organização.
Mapeamento ambiental: apresenta muitas variáveis complexas e difíceis de serem abordadas no conjunto e analisadas com objetividade.
Desdobramento do ambiente: Por ser amplo e vasto é separado em Macroambiente (Condições tecnológicas, condições legais, políticas, econômicas, demográficas, ecológicas e culturais) e microambiente (Cliente, fornecedor, concorrente e agentes reguladores)
Tomar decisão- Não existe uma única forma de administrar, tudo depende das variáveis contingenciais do ambiente interno e externo.
-O ambiente externo que vai determinar o tipo de estrutura da organização.
-A abordagem sistêmica permite reflexões sobre o ambiente, não chegando a desenvolver técnicas ou novos procedimentos para execução de transformações internas no intuito de atender as demandas do mercado. Já a abordagem contingencial tbm chamada de abordagens situacional vai além, mostrando que as condições ambientais causam transformações no interior das organizações. Mostra influencia do ambiente externo, as transformações que este provoca no ambiente interno das organizações. Sendo assim, pode-se concluir que a abordagem contingencial estabelece que não há uma única estrutura organizacional que seja altamente efetiva para todas as organizações. Há diversos fatores/contingenciais que refletem a influencia do ambiente. Esta abordagem considera que a organização que não se adéqua ao ambiente externo irá “morrer”.
Teoria de sistemas- ênfase no ambiente
 Sistema é um conjunto de elementos interdependentes e interagentes que formam um todo organizado no sentido de alcançar um objetivo.
Sistema Fechado: Não interage com o ambiente, não influencia e não é influenciado.
Sistema aberto: Interage com o ambiente, influenciando e sendo por ele influenciado.
- A organização é um sistema formado por um sistema maior chamado de ambiente.
- segundo Katz e Kahn os sistemas que compõem o sistema aberto são: Entrada, processamento,produtos ou serviços, ambiente e feedback.
Interage c/ o ambiente influenciando e sendo por ele influenciado.
-Retira do ambiente os recursos e processando e lança para o ambiente como produtos ou serviços tendo de retorno o feedback positivo ou negativo.
Características como org. como sistemas abertos:
Fronteira ou Limite: è a linha que demarca e define o que esta dentro e o que está fora do sistema ou subsistema.
Morfogênese: Tem a capacidade de se modificar para alcançar um objetivo.
Resiliência: Capacidade de superar as coisas(problemas imposto por um fenômeno esterno) e voltar para seu estado normal.
Apreciação Critica da teoria de sistemas: Confronto entre teorias de sistemas aberto e fechado; homem funcional (Comporta-se se inter-relacionando com os demais indivíduos como um sistema aberto); ordem e desordem.

Outros materiais